teclado de notebook backlight

Teclado não funciona? Saiba o que fazer

Seu teclado não funciona? Quando você aperta uma tecla, sai um símbolo diferente do que esperava? O símbolo aparece duas vezes? As teclas parecem estar com mau contato? Ou mesmo pararam de funcionar completamente? Nesses casos, é importante descobrir a origem do problema para saber como resolvê-lo.

Porque seu teclado não funciona

Há diversos porquês seu teclado não funciona, e cada um deles têm uma consequência, entenda como resolver cada um desses problemas:

Quando você digita, sai um símbolo diferente

Se ao digitar, sai um símbolo diferente, pode ser que o problema seja um erro na configuração do software que você está utilizando. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é apertar todas as teclas de letras e números em diversos programas.

Assim, você descobre se as teclas realmente não estão funcionando ou se é uma configuração particular de um software em específico.

Agora, se as teclas não respondem em nenhum dos programas, então o problema realmente é que o teclado não funciona, o que pode ser causado por uma série de fatores.

Questões ligadas à configuração da sua máquina podem acontecer quando é feita alguma alteração no sistema operacional, seja por uma atualização ou não, podendo desconfigurar a entrada do seu dispositivo, sendo uma das causas porque seu teclado não funciona.

Nesse caso, comece pelo mais simples: reinicie o seu notebook. Se o problema continuar, entre em:

Painel de controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras

E dê um duplo clique no seu notebook. Uma nova janela se abrirá. Selecione a aba Hardware e localize o seu teclado.

Caso o problema seja no driver do seu teclado, é possível que ao lado haja um ponto de exclamação e, nesse caso, você deve entrar no site da fabricante do seu aparelho para baixar o driver de teclado mais recente.

Outro motivo comum para caracteres trocados no teclado é a troca de idioma no sistema. Você pode verificar se o seu idioma está correto acessando:

Iniciar > Painel de Controle > Região e idioma > Teclados e Idiomas.

Você digita uma letra, mas aparece um número

Se você apertou uma letra no seu teclado, mas o output foi um número, você pode, sem querer, ter ativado uma função do teclado. Para ativá-la e desativá-la, basta pressionar Fn Num Lock simultaneamente.

homem frustrado porque o teclado não funciona

Algumas das teclas pararam de funcionar

Seu teclado funciona, mas apenas uma ou algumas teclas não estão respondendo ao seu comando?

Se um ou várias teclas em uma região do seu teclado pararam de funcionar, pode ser que o problema seja um desgaste natural da tecla decorrente do uso; ou sujeira, pura e simplesmente.

Por isso, é tão importante manter o seu teclado limpo, não se esquecendo de ter muito cuidado caso decida limpar você mesmo: utilize sprays específicos para limpeza, pincéis macios ou cotonetes e nunca, em nenhuma circunstância, utilize produtos de limpeza geral.

Outro motivo que pode levar a esse problema é o mau posicionamento da tecla e, nesse caso, será preciso retirá-la e colocá-la de volta.

Se você não entende muito de Hardware, sempre é aconselhável buscar uma assistência técnica, evitando ter problemas maiores ao acabar danificando acidentalmente outros componentes da sua máquina.

Você aperta uma tecla, o símbolo aparece duas vezes

Se você apertou a tecla “A” e apareceu “AA”, pode ser que o problema seja tanto um dano físico no seu teclado como um erro no sistema causado por algum vírus.

Para descobrir rapidamente qual o problema, você pode abrir o menu Iniciar, acessar o teclado virtual, abrir o bloco de notas e digitar alguma frase pelo teclado virtual.

Se as letras se repetirem mesmo com o teclado virtual, ao clicar em uma tecla, então o problema é no sistema.

Se você clicar em uma tecla e ela aparecer normalmente e a duplicação só acontece no teclado físico, então o problema está realmente no seu teclado.

Se o problema for um vírus, um antivírus pode ajudar a solucionar a questão. O jeito é baixar um antivírus no qual confie e executá-lo. Caso já tenha um antivírus, atualize e escaneie a sua máquina.

Se isso aconteceu depois da instalação de um programa, você também pode restaurar o sistema para uma data anterior.

Nos casos mais extremos, talvez a solução seja a formatação do seu notebook, reinstalando todo o sistema operacional. Se você não é técnico, não é recomendado fazer essa restauração por si, já que pode não apenas perder arquivos, como também se enrolar no meio do caminho e não obter o resultado desejado.

Quando você digita, o notebook emite um bipe

Nesse caso, dificilmente o problema é um defeito no seu teclado. Se esse som acontece quando você aperta Num Lock, Caps Lock ou Scroll Lock, pode ser que a opção “teclas de alternância” esteja ativada.

Para solucionar esse problema, você deve acessar:

Painel de controle > Facilidade de acesso > Central de facilidade de acesso > Alternar o funcionamento do teclado

Verifique se as teclas de alternância estão ativadas e, caso estejam, basta desmarcar a opção.

Se isso não resolveu o bipe emitido pelo teclado, pode ser que o aparelho esteja em modo manufatura.

Para resolver, reinicie o seu notebook e, enquanto o Sistema inicia, aperte as teclas “Fn” e “X” ao mesmo tempo, várias vezes.

Se não resolver, reinicie de novo e, na inicialização, pressione F12 para acessar um menu e verificar se as teclas emitem som.

Se nada disso resolver, então é realmente um defeito físico no seu teclado.

Danos físicos no teclado

Se o problema do seu teclado começou depois que você derrubou um copo de refrigerante ou outro líquido em cima dele ou mesmo depois de um impacto, então o problema pode ser um defeito físico no seu teclado.

O caminho mais rápido para resolver isso é, obviamente, comprar um teclado novo. Na bringIT, você encontra teclados de excelente qualidade pelo melhor preço e ainda recebe dentro dos melhores prazos.

Assim, não fica sem usar sua máquina, seja para trabalhar, estudar ou jogar o seu jogo favorito (inclusive, se essa é a sua praia, aqui na bringIT também oferecemos diversas opções de teclado gamer).

Encontre tudo o que você precisa para o seu notebook na bringIT

Somos um e-commerce de informática com foco em peças e acessórios para notebook. Se você achou esse post interessante, não deixe de checar mais informações em nosso blog e ficar sempre antenado às novidades.

Quer comprar um teclado novo? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles