ícone compartilhar redes sociais
Tela de notebook com wallpaper roxo brilhante

Tela de notebook – Como escolher para seu computador?

adminblog_USR

Precisando trocar a tela de notebook mas não sabe por onde começar? Saiba que há algumas especificações e dicas que você deve saber antes de investir. A seguir você confere um guia para tirar todas as suas dúvida! Veja mais!

Brilho em telas de notebook

O primeiro item que podem contribuir na sua escolha pelo tela do notebook é o tipo de brilho que você procura. Além das configurações que podem ser alteradas de cada modelo, há os tipos fosco e brilhosa.

A tela fosca para notebook é a mais comum e se caracteriza por ser espelhada. Com ela, você obtém mais clareza e variação de cores. É perfeita em tarefas que exigem alta resolução e para usar na web.

A desvantagem é que ela reflete a luz natural, quando colocada de fronte ou ao lado da tela, ou mesmo as lâmpadas de luz ambiente. Isso pode incomodar um pouco a percepção do usuário.

Já a tela fosca para notebook tem um efeito mais matizado. Não reflete a luz ambiente e nem cansa tanto os olhos. É perfeita para quem exerce atividades externas. A desvantagem é que não tem tanta resolução ou nitidez de cores e efeitos.

Para saber mais sobre os tipos de telas de notebook, leia também esta matéria!

Tamanhos de tela de notebook

Certamente, o tamanho da tela de notebook influencia a produtividade do usuário, o peso do equipamento e também o seu preço. No entanto, a escolha é mais uma opção subjetiva, pois impacta o rendimento de cada pessoa.

As telas de 15” ainda são as mais populares. Os modelos mais recentes de notebook estão vindo com o padrão de 16,5” e vêm ganhando espaço no mercado. As telas de 13” são a preferência da minoria ou de pessoas que buscam um equipamento mais portátil e diminuto.

Há ainda as telas de 17”, fáceis de encontrar em aparelhos top de linha e são ideias para quem têm tarefas que exigem um tamanho maior de tela ou justamente para pessoas que gostam de telas maiores.

Vale ressaltar que o notebook pode ter um layout diferente devido ao tamanho de sua tela. Por exemplo, os equipamentos com tela de 16” ou maiores geralmente possuem teclado numérico na lateral direita, como em teclados de desktop.

Tempo de resposta

Trata-se do tempo em que a imagem leva para ser mostrada na tela, conforme a placa de vídeo do notebook. Este tempo de resposta é medido por milissegundos (ms). No caso de valores muito altos, pode haver aquele feito de rastro, de desfoque após o objeto.

É perceptível isso em jogos, e desta forma, os jogadores preferem investir em telas acima de 5 ms. Esta marca é ideal para qualquer tarefa que possa exigir um desempenho maior de imagem.

Resolução da tela de notebook

A resolução da tela de notebook é um dos critérios mais importantes na escolha. As resoluções Full HD (1920 x 1080 pixels) são as mais procuradas atualmente, pois oferecem alta qualidade tanto para uso da internet, vídeos, games, como para tarefas de trabalho, como edição de vídeos e imagens, por exemplo. E se você procura ainda mais nitidez e qualidade, a dica é optar por telas 2K (2560 x 1440 pixels).

Tecnologia do painel

A tecnologia do painel usado na tela do notebook impactará na qualidade da imagem queque o usuário percebe. Ou seja, a tecnologia definirá a qualidade de cores, efeitos, ângulo de visão, contraste e brilho.

Atualmente, as telas IPS são que apresentam maior adequação às cores e efeitos, algo a se considerar se você é um designer gráfico ou outro profissional que precisa de mais fidelidade. Segundo os especialistas, é o que mais se aproxima da realidade.

Se comparado com uma tela LCD comum, percebe-se sem dúvidas a diferença entre esta e a tecnologia IPS. A tecnologia LCD ainda é muito comum no Brasil, mas oferece cores mais desbotadas, com pouca profundidade ou claridade excessiva em alguns momentos.

Para saber mais sobre a tecnologia do painel do seu monitor, confira nesta matéria já lançada no Blog da bringIT!

Padrão NTSC em telas de notebook

A sigla NTSC significa National Television System Committee, um padrão criado para indicar o quanto uma tela pode representar a fidelidade de cores, isto é, em porcentagem.

A escala é crescente e quanto maior a porcentagem, maior a qualidade e nitidez. Este quesito conta muito no caso de trabalhos de profissionais, como designers gráficos, fotógrafos, editores de vídeo, etc.

Taxa de atualização

Outro fator importante na escolha é a taxa de atualização, isto é, a velocidade em que os quadros aparecem no monitor para formar imagens em movimento. Para entender melhor, significa que quanto mais alta for a taxa de atualização, mais frequentes são os quadros por segundo.

Assim, uma tela com 120 Hz (120 quadros por segundo), por exemplo, possui imagens em movimento com melhor desempenho do que uma tela de 60 Hz (60 quadros por segundo). Então, se busca uma tela de notebook para jogos, é importante estar atento a este requisito.

Quando é hora de trocar a tela do notebook?

Sempre que houver dano ou incômodo durante o uso, é interessante trocar a tela do notebook para não gerar problemas maiores para o seu aparelho ou para a sua saúde. É o caso de rachaduras, riscos, pixels apagados, desligamentos involuntários, tela escura, etc. Veja mais neste artigo!

Veja também: A fonte do notebook queimou? Descubra como testar!

Gostou das dicas? Agora você já sabe mais sobre telas para notebook. Aqui no Blog bringIT você encontra novas informações sobre notebook, periféricos e tendências do universo da informática. Deixe um comentário e compartilhe estas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *