ícone compartilhar redes sociais
Teclado de notebook gamer usb sem touchpad

Vantagens e desvantagens do teclado com touchpad

adminblog_USR

Os touchpads são componentes usados em vários dispositivos eletrônicos sendo amplamente utilizados em notebooks e ultrabooks de hoje. Ou seja, já e algo inerente a todo computador portátil, pois sempre tem essa área sensível ao toque para realizar as mesmas tarefas que um mouse normal, agora você já imaginou um teclado periférico com touchpad?

Embora seja um dispositivo comum que está presente nos notebooks, esse componente tem as suas vantagem e desvantagens como qualquer outro recurso tecnológico, ainda mais fora dos computadores portáteis. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura desse artigo!

Contexto histórico

No final dos anos 1980, o fabricante britânico Psion apareceu pela primeira vez em computadores que usavam touchpads e dispositivos com o nome de touchpad.

No entanto, quando a Apple lançou o PowerBook 500 em 1994, essa tecnologia era notória. O computador que era considerado revolucionário na época tinha uma pequena esfera na lateral que permitia controlar o cursor girando-o.

Desde então, avançamos muito em tecnologia. Com o tempo, essas bolas desapareceram, dando lugar a superfícies sensíveis ao toque. Primeiro, esses novos componentes reconheceram a pressão exercida por um dedo humano e rastrearam o caminho do movimento. Depois de um tempo, encontramos os modelos que são populares hoje.

Os touchpads capacitivos reconhecem o fluxo de elétrons em nossa pele ou qualquer outro material condutor e informam ao processador quais células do componente foram tocadas. Dessa forma, o computador pode calcular sua trilha no touchpad em alguns milissegundos.

O touchpad foi projetado para ser controlado com os dedos. Ao deslizar a ponta do dedo na superfície, você pode mover o cursor na tela. Semelhante a um mouse, o touchpad pode detectar aceleração e movimento linear. Dessa forma, você pode obter controles requintados movendo-se lentamente e mover rapidamente o cursor na tela movendo-se rapidamente.

Alguns touchpads têm dois botões embaixo, correspondendo a um clique com o botão esquerdo e outro com o botão direito. Em laptops modernos, os botões podem estar ocultos na parte inferior do touchpad. Isso aumentará a superfície do touchpad, mas você pode pressionar a parte inferior esquerda ou inferior direita do touchpad para clicar no botão.

O touchpad também pode incluir a tecnologia multitoque comumente encontrada em dispositivos com tela de toque. Isso significa que você pode usar vários dedos para realizar diferentes operações no computador. Por exemplo, alguns programas permitem que você aperte e amplie ou reduza um documento ou imagem com dois dedos.

Você também pode girar dois dedos no touchpad para girar a imagem para a esquerda ou direita. Alguns programas permitem que você deslize para a esquerda ou para a direita para retornar ou pular para outra página do documento no navegador da web.

Vantagens do teclado com touchpad

Uma das principais vantagens do teclado com touchpad é que ele pode ser usado confortavelmente por muito tempo. O touchpad não exige que o usuário segure o mouse e o pivô no pulso para clicar e seguir a área de trabalho, mas requer menos movimento e permite que o usuário coloque as mãos e os braços em várias posições.

O touchpad também pode ser localizado diretamente na frente do usuário, por exemplo, sob o teclado. Isso evita o problema de controlar o mouse de um lado e também oferece a opção de controlar o touchpad com as duas mãos para economizar mais espaço.

Outra grande vantagem dos touchpads é que eles ocupam menos espaço do que os mouses tradicionais. A maioria dos laptops tem touchpads com apenas alguns centímetros quadrados, enquanto os touchpads USB de desktop são um pouco maiores.

Isso requer menos espaço na mesa do que um mouse, e o mouse pode exigir alguns centímetros de espaço livre para ser controlado ao redor da área de trabalho sem interferência. Isso torna o touchpad essencial para os notebooks.

Finalmente, o touchpad pode fornecer um maior nível de controle. Embora possam precisar de usuários familiarizados com o mouse, muitos usuários e fabricantes de computador acreditam que os touchpads podem substituir outros dispositivos apontadores a longo prazo.

Alguns touchpads também têm funções maiores pois permitem que os usuários executem gestos com um ou mais dedos para fornecer uma série de comandos, como rolar, aplicar zoom, usar botões auxiliares (como o botão direito do mouse) e navegar entre janelas ou páginas da web.

Teclado com touchpado multimidia da logitech

Desvantagens do teclado com touchpad

Uma das maiores desvantagens do touchpad é que a precisão do ponteiro pode não ser tão boa quanto a de um mouse ou trackball. Os touchpads geralmente são pequenos, portanto, podem ser colocados no corpo de um notebook ou dispositivo móvel, ou seja, um pequeno movimento do dedo causará um grande movimento do ponteiro na tela.

Ajustar a sensibilidade do touchpad (a velocidade do movimento do ponteiro) pode aliviar o problema de muita ou pouca rolagem. Se você estiver executando tarefas que requerem um controle com muita precisão ou movimentos rápidos e precisos, como jogos de computador ou edição gráfica ou desenho em um PC, pode achar muito mais difícil utilizar esse recurso.

Os botões do touchpad são geralmente semelhantes aos botões de um mouse padrão, pois geralmente há um ou dois botões abaixo do touchpad que atuam como botões do mouse.

Para alguns usuários, pode ser difícil colocar o botão sob o touchpad, por exemplo, se o dedo indicador for o dedo mais habilidoso, pode ser necessário controlar a sua mão colocando-a no touchpad, mas clique no botão se necessário.

O ruim disso é que você não remove seu dedo do touchpad, nenhum outro dedo estará na posição ideal. Quando você precisa colocar os dedos no teclado, leva mais tempo para concluir algumas tarefas simples, que incluem muitos cliques frequentes dos dois botões do mouse.

As limitações do touchpad criaram uma nova tecnologia de touchpad. Alguns touchpads permitem que o usuário clique simplesmente tocando com o dedo no próprio touchpad, em vez de pressionar um dos botões.

Outros podem rolar rapidamente ou realizar outras operações especializadas tocando em certas partes do touchpad. Embora esses atalhos rápidos sejam úteis ao usar propriedades, eles podem causar cliques e rolagens inesperadas.

Gostou desse artigo? Então confira os nossos outros conteúdos exclusivos no Blog e nossos produtos na loja da bringIT.