ícone compartilhar redes sociais

JPEG, GIF e PNG: Qual a diferença?

adminblog_USR

Ao salvar uma imagem, o formato faz toda a diferença. Quer saber qual é a diferença entre os formatos JPEG, GIF e PNG? Neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Atualmente, a utilização de imagens está mais presente do que nunca em nosso cotidiano, principalmente pela forte influência da internet, seja nas redes sociais, no trabalho ou em uma simples compra online. 

Diferenças entre JPEG, GIF e PNG

Existem vários tipos de formato de imagens e os mais utilizados são JPEG, GIF e PNG. Cada formato tem especificações diferentes, conforme demonstraremos a seguir:

O que é JPEG

Imagem em JPEG de uma lagoa ao entardecer, com árvores ao fundo e um deck sobre a água.

É o formato mais utilizado na hora de salvar uma imagem, suportando cerca de 16,8 milhões de cores, o formato foi criado em 1983. O JPEG (Joint Photografic Experts Group) proporciona tamanhos de imagens menores, sendo interessante na hora de salvar a imagem, porém, a qualidade fica menor, pois é utilizado um processo de compressão, em que é eliminado alguns dados irrelevantes do arquivo.

Para não ter tanta perda de qualidade,  alguns programas de edição de imagem permitem que o usuário escolha o nível de compressão, quanto menor esse nível, melhor será a qualidade da imagem.

O que é GIF

GIF de um gato preto e branco sentado em frente a uma pequena mesa de madeira, mexendo em um notebook e um mouse branco.

O formato GIF (Graphics Interchange Format) é bastante conhecido, principalmente nas redes sociais, por proporcionar uma breve animação. Nos formatos citados nesse post é o que menos suporta cores, cerca de 256.  

Uma das vantagens é que o GIF permite fundo transparente, assim, nas áreas que está transparente, a imagem ficará no fundo da página em que ela está inserida. Além disso,  utiliza tamanhos de arquivos reduzidos, assim como o JPEG.

 O que é PNG

Imagem em PNG de uma plantação com montanhas ao fundo, ceu azul e nuvens brancas.

O PNG possui milhares de cores disponíveis, é um formato bastante utilizado devido a qualidade de imagem que apresenta, porém não é suportado em todas as plataformas.

O PNG (Portable Network Graphics) fornece os recursos do GIF, como é o caso da transparência do fundo da imagem.

O que é SVG

Atualmente, há um aumento no uso do formato SVG (Scalable Vector Graphics), uma vez que proporciona alta qualidade para a imagem, sem precisar ter um tamanho de arquivo grande e permite a transparência no fundo da imagem. Além de se adaptar bem no uso de Smartphones  e tablets.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *