ícone compartilhar redes sociais
Tecla shift no teclado amarelo e cinza escuro

Você sabe onde fica a tecla shift?

adminblog_USR

Você já se perguntou, ao olhar para um teclado, qual a finalidade de cada tecla? Embora algumas sejam tão utilizadas que nem sequer precisamos pensar a respeito de seus usos, outras podem passar despercebidas e, por vezes, mal serem tocadas no dia a dia. Agora, pense por um minuto, você sabe para que serve e onde fica a tecla Shift?

Praticar continuamente o uso dessa tecla melhorará consideravelmente a sua velocidade de digitação, principalmente se você costuma trabalhar com e-mails, revisões ou documentos. Você não entendeu a ligação entre essas tarefas e a tecla Shift? Então, é provável que ainda não conheça as facilidades que ela oferece. Acertamos?

Hoje, não importa se você conhece o seu teclado como a palma da mão ou se não faz ideia de boa parte das opções fornecidas por ele, convidamos você a descobrir um pouco mais sobre essa tecla única e bastante interessante. Vamos aprender tudo sobre o Shift?

Como surgiu a tecla Shift?

Shift significa, basicamente, “mudança”. Embora a tecla que recebe esse nome seja totalmente associada ao uso de computadores, sua origem é bem mais antiga, remetendo à criação das máquinas de escrever.

A máquina de escrever era um tipo de tecnologia de impressão de palavras totalmente mecânica, em que o equipamento transferia tinta de uma fita interna para um papel, utilizando um conjunto de caracteres gravados em alavancas, que golpeavam tal fita ao serem pressionadas com força.

Para diminuir o número de teclas na máquina e facilitar o trabalho de quem passava horas utilizando-a, foram acrescentadas letras maiúsculas e minúsculas em cada uma das alavancas, em vez de separadamente. Assim, as pessoas poderiam pressionar o Shift, localizado nas laterais, para mudar a impressão das letras no papel.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o seu surgimento, que tal entender onde fica a tecla Shift e qual a sua função? Para isso, continue conosco.

Onde fica, afinal, a tecla Shift?

Você sabe dizer, sem olhar para o seu teclado, onde fica a tecla Shift? Com exceção de teclados muito pequenos, como os de notebooks, por exemplo, a maioria dos equipamentos possui duas dessas teclas, ambas com a mesma função. Agora, respondendo à pergunta inicial, encontramos o Shift acima das teclas “Ctrl”, do lado esquerdo e direito, sempre nas laterais inferiores do teclado “QWERTY”.

Na maioria dos casos, as duas teclas apresentam tamanho diferente, com uma delas sendo mais larga em um dos lados. Também é preciso ficar de olho já que, por vezes, a tecla não apresenta o nome escrito, sendo sinalizada apenas com uma seta apontando para cima.

Por que existem duas teclas Shift?

A resposta é mais simples do que parece. Encontramos duas teclas Shift no teclado simplesmente para facilitar a digitação. Assim, pessoas acostumadas a utilizar todos os dedos das mãos ao lidarem com esse equipamento, podem optar pela tecla Shift esquerda ao digitarem letras que fiquem deste lado, ou a tecla Shift direita, ao pressionarem teclas do lado oposto, tornando o processo muito mais eficiente.

No entanto, esse é um ponto de vista mais simples, levando em consideração a função das teclas apenas para os usuários. Para os engenheiros de softwares, por exemplo, ambas possuem finalidades diferentes, com códigos de leitura de teclado distintos, que podem ser modificados manualmente através do gerenciador.

Você precisa de um teclado novo, mas não faz ideia de onde encontrar um que atenda todas as suas expectativas? Então, venha conhecer o site da bringIT e tenha acesso aos melhores produtos, com preços incríveis e atendimento especializado!

Como posso utilizar a tecla Shift?

A função da tecla Shift é permitir o alcance de outra camada de caracteres do teclado, isso porque, ela fornece ao usuário acesso às letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números, além de uma série de combinações que levam a atalhos específicos.

Para entender melhor essa segunda função, basta clicar com o botão direito em qualquer atalho da sua área de trabalho e selecionar, em seguida, “propriedades”. Na sessão “tecla de atalho” é bem provável que você encontre uma descrição parecida com: “Ctrl” “Shift” alguma letra.

Logo, em geral, a tecla Shift de qualquer teclado praticamente dobra o tamanho real do periférico, transformando 27 letras em 54. Por fim, basta que o usuário encontre onde fica a tecla Shift para diminuir o tempo gasto com a digitação.

Conheça algumas funções extras da tecla Shift

Além das funções principais mencionadas anteriormente, as teclas Shift também possuem finalidades secundárias, como:

  • Mantenha a tecla Shift pressionada ao fazer logon no Windows para que os programas da pasta “inicializar” não sejam executados automaticamente;
  • Manter a tecla Shift pressionada ao inserir uma unidade USB também impede que a reprodução automática ocorra;
  • Se uma aba for removida da tela, não é preciso abri-la novamente por meio do histórico. Nesse caso, basta pressionar “Ctrl” “Shift” “t” para que a mesma volta à sua origem;
  • Maximize a janela ativa na parte superior da tela, mantendo a largura, ao clicar em “Windows” “Shift” seta para cima;
  • Minimize a janela ativa substituindo a seta para cima pela seta para baixo;
  • Mova uma janela do monitor esquerdo para o direito (ou vice-versa) com o mesmo comando mencionado acima, mas utilizando as teclas de setas laterais no final;
  • Para capturar a tela, clique em “Windows” “Shift” “s”;
  • “Ctrl” “Shift” “Esc” abre o “gerenciador de tarefas”.

Além disso, alguns programas permitem que o usuário defina funções específicas às teclas Shift, que se aplicam apenas a esses aplicativos, como é o caso de editores de imagem, por exemplo.

No final das contas, descobrir onde fica a tecla Shift é uma tarefa extremamente simples, assim como compreender sua função. Por ser tão útil, treinar seu uso no dia a dia se mostra um excelente exercício, que pode facilitar tarefas simples e complexas, transformando a digitação em um processo muito mais eficiente.

Se você se interessou pelo assunto e quer aprender mais sobre esse universo, aproveite para conhecer o blog da bringIT hoje mesmo! Por lá você encontra dicas, tutoriais e uma série de informações importantes para facilitar a sua vida.