ícone compartilhar redes sociais
notebook

Você sabia que é possível fazer upgrade de tela de notebook?

Welysson

Quando o assunto é informática, logo se pensa em todas as configurações e especificações possíveis para a montagem de um notebook que atenda bem às necessidades pessoais do usuário. No entanto, muitas vezes é difícil acertar de primeira nas configurações ideais, sendo que só percebemos a necessidade de outros componentes com o uso. Além disso, muitas vezes ao longo do tempo nossas necessidades mudam, de forma que passamos a desejar especificações diferentes para solucionar nossos problemas.

Atualmente, muito se fala em upgrade de memória, processador, placa de vídeo, etc. Mas você sabia que estes componentes mais ligados ao desempenho propriamente dito da máquina não são os únicos que podem ser substituídos e melhorados? Outra peça do seu notebook que pode ser substituída é a tela.

Se você nunca ouviu falar do assunto, continue com a gente na leitura deste artigo e aprenda como funciona o upgrade de tela de notebook!

É mesmo possível fazer upgrade da tela do notebook?

No universo dos upgrades em notebooks, geralmente o objetivo é melhorar a performance do computador, com o objetivo de torná-lo mais apto a rodar determinados jogos ou softwares. Estes upgrades também são tradicionalmente realizados quando o conjunto de componentes é bom, mas uma ou outra parte pode ser trocada para atualizar a máquina ou torná-la mais veloz, por exemplo.

Por isso, quando se fala nos upgrades possíveis para um notebook, raramente se lembra da possibilidade de realizar o upgrade de tela, visto que embora importante, ela não esteja diretamente relacionada com a performance e a capacidade de rodar programas do notebook. Neste contexto, geralmente só se fala em substituição da tela quando ocorrem avarias na peça original, não é mesmo?

Esta negligência à atualização da tela se deve em parte a uma sensação de que a troca do componente parece ser complexa. Muitas pessoas acreditam que substituir a tela do notebook é arriscado e pode trazer prejuízos ao funcionamento do computador.

Mas isso não é verdade, fazer upgrade da tela do seu notebook é seguro e pode garantir um aprimoramento da experiência com o seu computador!

É seguro fazer substituição da tela do notebook?

A sensação de que trocar a tela do notebook é uma tarefa arriscada tem suas justificativas. De fato, este é um componente cuja manutenção requer conhecimentos técnicos mais profundos a fim de garantir bons resultados e até mesmo de evitar eventuais prejuízos ao equipamento.

tela de notebook

Isso ocorre em função da estrutura por trás da tela. O Cabo Flat é o componente responsável pela transmissão das informações visuais da placa mãe para a tela, de forma que você possa visualizá-las com qualidade. Acontece que esta é uma peça extremamente sensível, que requer muito cuidado e técnica para ser desconectado e reconectado.

Por isso, para fazer o upgrade da tela do notebook, é preciso contar com mão de obra especializada, que vá garantir a preservação das condições de funcionamento da sua máquina e a correta operação da nova tela. Nestas condições, é perfeitamente seguro realizar o upgrade da tela do seu notebook!

Por que fazer upgrade da tela do notebook?

Não deixe para fazer o upgrade da tela do seu notebook somente se ela quebrar por alguma razão. A tela original do seu aparelho, mesmo que em perfeito funcionamento, talvez não seja capaz de oferecer a melhor experiência visual possível. Veja alguns casos em que vale a pena fazer o upgrade da tela do seu computador:

Se você trabalha com artes gráficas

Profissionais do design, das artes e do segmento audiovisual estão entre o perfil de pessoas que mais podem se beneficiar do upgrade da tela do notebook. Se você trabalha nestes segmentos ou tem um hobby nessas áreas, provavelmente investiu na capacidade de processamento, placa gráfica e memória do seu notebook. Afinal, estes são os componentes responsáveis por garantir o adequado funcionamento dos softwares pesados que você usa no dia a dia.

Mas sem uma tela de boa qualidade, você pode estar perdendo parte dos benefícios da sua máquina de alta performance e talvez até mesmo comprometendo a qualidade do seu trabalho. Profissionais destes segmentos conhecem a importância de uma tela bem calibrada e com boa capacidade de reprodução de cores fidedignas. Por isso, dispor de uma tela que lhe permita avaliar detalhadamente cada aspecto do seu trabalho é fundamental.

Se você é gamer

Um dos elementos mais importantes para a experiência e para o desempenho do gamer é a qualidade dos gráficos. Por isso, investir em uma boa tela para o notebook é imprescindível se você é gamer e quer usufruir ao máximo dos seus jogos favoritos.

pessoa jogando

As especificações da tela são importantes para que você possa visualizar melhor os detalhes dos gráficos dos jogos, bem como as cores. A resolução da tela e sua capacidade de omitir brilhos e reflexos são características importantes para garantir a melhor experiência durante o jogo.

Se você gosta de assistir vídeos no seu notebook

Assim como para os profissionais e para os gamers, se você é cinéfilo e usa seu computador para assistir aos seus filmes prediletos, fazer upgrade da tela do notebook pode ajudar a garantir a melhor experiência de entretenimento.

Especialmente se o seu modelo for compatível com 3D, investir em uma tela com esta característica vai ser um diferencial na sua rotina de filmes!

O que você precisa saber para fazer upgrade da tela do notebook

Se você está pronto para fazer o upgrade da tela do seu notebook, é importante se atentar a alguns detalhes de compatibilidade antes de escolher e comprar a sua tela nova. Somente assim é possível garantir que o upgrade de tela oferecerá um bom custo-benefício, com a nova peça oferecendo o máximo da sua funcionalidade em seu computador.

Uma forma muito simples de fazer isso é verificar o Part Number da sua tela original e da tela que você quer comprar. Assim você vai saber se a tela que você deseja instalar é adequada para o seu modelo de notebook.

Veja mais sobre este assunto neste post que fizemos especificamente sobre o Part Number das telas!