Notebook visto de cima, ao lado, uma xícara de café e uma agenda.

5 Sinais de que seu notebook está ultrapassado

Confira algumas características que comprovam que o seu notebook precisa de melhorias e dicas do que fazer para melhorá-lo 


É certo que muitos produtos tecnológicos são caros e quando investimos em um, esperamos usá-lo por muito tempo. Com os notebooks não é diferente, mesmo comprando o modelo mais novo do mercado, com configurações no máximo, pode ter certeza, uma hora ele vai ficar obsoleto e não atenderá todas as demandas que você precisa fazer com ele.

Isso já está acontecendo com você? Existem alguns usos que o seu notebook já não aguenta mais fazer e acaba te deixando na mão? Talvez ele já esteja ultrapassado. Porém, nem tudo está perdido. Nesse post vamos te mostrar alguns sinais que o seu aparelho pode apresentar por estar velho e o que fazer para dar uma “vida extra” para ele. Confira!

Será que o seu notebook está ultrapassado?

Notebooks são fiéis companheiros do nosso dia a dia. Seja para trabalho, estudo ou apenas diversão, esses aparelhos eletrônicos possuem diversos tipos de funções, justamente para atender as mais variadas necessidades. 


Umas das principais características é a portabilidade e a versatilidade, possibilitando o seu uso em qualquer local, tendo uma fonte de energia elétrica ou não.

Mas será que o seu notebook atende todas as suas necessidades? É muito comum que com o passar do tempo algumas funcionalidades parem de operar. E isso não é por causa de algum defeito ou problema no aparelho. Pode ser por capacidade de operação ou hardware. 

Para acompanhar a tecnologia, atualizações de programas e sistemas são lançadas diariamente e cada vez que uma é renovada, demanda capacidade maior de processamento, armazenamento e outros do seu notebook. Se os componentes são antigos, é comum que não atendam essas versões mais novas.

Outra coisa são os problemas perceptíveis como barulhos, travamentos, falhas e superaquecimentos. Para ajudar melhor a identificar, vamos listar 5 sinais que podem aparecer:

Barulho ou ruídos

Toda vez que você vai usar o notebook ele apresenta barulhos ou ruídos estranhos? Esse pode ser um sinal que algo esteja errado. 


Geralmente isso indica algum problema no disco rígido, como um desgaste. Lembre-se que essa peça é responsável por armazenar todos os seus arquivos. Então, caso esteja passando por isso, realize um backup dos dados o mais rápido possível.

Superaquecimento

O notebook ficar quente é até algo comum, porém, apesar de não ser algo normal, pode indicar um problema mais grave. 


O sistema de ventilação garante o resfriamento e o bom funcionamento das peças do aparelho em geral. Caso não esteja funcionando bem, pode acarretar algo mais grave e até mesmo parar de funcionar.

Falha de inicialização

Se você está tentando ligar o seu notebook e o sistema demora para abrir ou até mesmo dá erro e não inicializa, é um indício que ele pode estar morrendo. 


Geralmente quando isso acontece é porque o sistema operacional está corrompido e não irá funcionar perfeitamente como deveria.

Sistemas ou programas incompatíveis

Todos sistemas programas necessitam de uma configuração mínima do seu notebook para poder rodar. Memória, placa de vídeo, espaço de armazenamento, processador, são algumas das “exigências” solicitadas. 


Caso algum desses esteja ultrapassado, eles não irão rodar e, consequentemente, você não irá conseguir usar. Isso pode prejudicar bastante o seu trabalho, estudo e até mesmo o uso do notebook. 

Falhas no hardware

Geralmente os notebooks são diferentes dos PC ‘s, apresentando um hardware tipo “tudo em um”. A placa mãe, memória, placa de vídeo, por exemplo, são uma peça só. Se alguma dessas partes estraga, pode prejudicar as outras. 


Existem algumas formas simples de identificar falhas assim, como por exemplo, se uma porta USB para de funcionar ou se riscos aparecem na tela.

Lembrando que, caso algum desses problemas apareçam no seu notebook, o ideal é levar para uma assistência técnica especializada e fazer uma avaliação. Caso persista, o aparelho pode parar de funcionar completamente e, além de te deixar na mão, o conserto pode sair muito mais caro. 

É possível melhorar um notebook antigo?

Nem sempre é possível comprar um novo notebook quando o antigo começa a apresentar alguns problemas. Felizmente é possível dar um upgrade em algumas peças e continuar utilizando ele. Os problemas apresentados acima podem ser resolvidos com algumas substituições e atualizações. Veja algumas peças que podem ser trocadas:


  • Processador;

  • Memória; 

  • HD ou SSD (Caso o notebook tenha um drive de CD é possível adaptar as duas opções);

  • Bateria;

  • Sistema de refrigeração;

  • Teclado;

  • Tela; entre outros.

Mesmo com a possibilidade de trocar alguns componentes do notebook, é preciso verificar antes se eles são compatíveis com o modelo que você utiliza atualmente. Por exemplo, se a placa mãe é mais antiga, talvez ela não suporte uma memória ou um processador mais moderno. Por isso é muito importante a avaliação de um técnico especializado antes de adquirir peças novas. 

Uma boa limpeza também pode ajudar no desempenho. Algumas saídas de ar e até mesmo refrigeração podem ser obstruídas por poeira e outras sujeiras. O teclado também pode melhorar o desempenho depois de passar por esse tipo de manutenção preventiva.

Onde encontrar peças para meu notebook antigo

Esses foram os 5 sinais que o seu notebook está ultrapassado e algumas dicas que podem te ajudar a prolongar a sua vida útil. 


Agora que você já sabe como melhorar o seu notebook antigo e aumentar a vida útil dele, chegou a hora de colocar as dicas em ação. Aqui na BringIT você encontra todas as peças citadas para turbinar seu notebook usado.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles