ícone compartilhar redes sociais
bateria de notebook

A bateria do notebook dell vicia rápido?

adminblog_USR

Comprou um notebook da Dell e não sabe por quanto tempo a bateria irá durar? Tem medo de que, ao longo do tempo, a bateria vicie e perca a sua qualidade? Essa é uma dúvida que muitas pessoas acabam tendo ao adquirirem um notebook da Dell.

notebook dell

Portanto, fique ligado neste artigo, pois iremos tratar exatamente desse assunto. Você entenderá como funciona a bateria de um notebook e se ele realmente vicia, além dos cuidados necessários para aumentar a sua durabilidade com 7 dicas valiosas. Vem com a gente!

Afinal, as baterias de notebook viciam?

Essa é, de longe, a dúvida mais comum entre os usuários de notebook. A duração de uma bateria é sempre um fator decisivo para os compradores que buscam passar horas trabalhando e prezam pela qualidade do aparelho.

Nesse sentido, é sempre um incômodo quando os usuários percebem que a bateria do notebook não está mais durando como antigamente. Entretanto, precisamos lembrar que a grande maioria das baterias de hoje em dia são feitas de lídio e, por isso, não viciam.

Baterias viciadas ocorrem apenas em modelos muito antigos e ultrapassados. O que ocorre hoje é um desgaste natural da vida útil da bateria de seu notebook, algo que é praticamente impossível de evitar.

Sendo assim, cada bateria é fabricada com uma vida útil pré-estabelecida. Essa vida útil varia de acordo com a sua potência e finalidade. Com isso, os fatores que devemos levar em consideração, se tratando de bateria são:

– Sistema do notebook;
– Finalidade do aparelho (casual, escritório, gamer, entre outros);
– De que forma o carregamento é feito.

pessoa jogando

Sabe-se que a vida útil de uma bateria é medida por ciclos, no qual elas suportam aproximadamente 300 a 500 ciclos (isso dependerá muito da objetivo do aparelho, pois há casos em que o notebook consegue suportar até 1000 ciclos). Cada um desses ciclos diz respeito à carga e à descarga.

Além disso, devemos levar em consideração também quais atividades serão realizadas no aparelho. Se você passa a maior parte do tempo assistindo filmes ou navegando na internet, provavelmente a bateria do seu notebook Dell irá demorar mais para descarregar.

Entretanto, se você usa um notebook com a finalidade de rodar jogos ou trabalhar com programas pesados, com certeza o desgaste da bateria será maior. Nesse caso, é recomendado que você utilize o seu aparelho conectado à tomada, até mesmo para obter a melhor performance possível.

Porém, mesmo com essa limitação, há diversas formas de você prolongar a vida útil da bateria de seu notebook, como falaremos a seguir.

Como posso prolongar a bateria do meu notebook?

Agora que você sabe que a bateria de um notebook não vicia e que, ao longo do tempo ela naturalmente se desgastará, confira essas dicas para prolongar a vida útil dela.

1- Jamais chegue no 0%

Um dos principais motivos de uma bateria se desgastar por completo é o fato das pessoas deixarem o aparelho chegar próximo ao 0%. Por isso, em hipótese alguma, deixe o seu notebook Dell chegar nesse estado.

Isso fará com que os ciclos de sua bateria sejam preservados com maior efetividade. Além disso, não há nenhum problema, caso ele chegue a 100%, e continue ligado na tomada.

2- Mantenha o seu notebook Dell longe do calor

Outro fator que pode prejudicar a vida útil de um notebook é o seu calor excessivo. Jamais tampe as saídas de ar nas laterais do seu aparelho e evite utilizá-lo em cima de almofadas ou travesseiros.

Uma outra dica é comprar suporte para notebooks que facilitem a circulação de ar. Dessa forma, o seu aparelho se manterá com uma temperatura mais equilibrada, evitando futuros problemas de aquecimento.

3- Não remova a bateria de seu aparelho enquanto ele estiver ligado

Não remova a bateria do seu notebook Dell enquanto ele estiver operando, mesmo que o sistema esteja no modo de espera. Além de você prejudicar o que não foi salvo, poderá causar danos graves ao hardware do notebook.

4- Saiba descansar a bateria

Caso você utilize muito o seu notebook Dell em um lugar fixo, não há problema em tirar a bateria para usá-lo somente na tomada. Dessa forma, você descansará um pouco a bateria e evitará que ela se desgaste desnecessariamente.

5- Prefira o modo Hibernação ao invés do modo de Espera

O modo de hibernação é capaz de poupar mais energia em relação ao modo de espera, portanto não hesite em usar essa opção, caso queira dar uma pausa em suas atividades.

6- Saiba administrar as suas atividades

Como foi dito acima, o desgaste da bateria também está ligado às atividades que você realiza no aparelho. Portanto, evite realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Ao utilizar um programa, tenha certeza de que fechou todas as outras janelas que não são mais necessárias.

7- Utilize as opções de energia do aparelho

Ao acessar o painel de controle do seu notebook Dell, você encontrará uma área chamada de “Opções de energia”. Ali, você encontrará formas de economizar a sua bateria, como na opção “Maximizar bateria”, que desligará a tela do seu aparelho após 1 minutos sem uso e o colocará no modo de espera a partir de 2 minutos.

Está gostando de ler este artigo? Então aproveite para conferir esses produtos no site da bringIT:

Bateria para notebooks Dell – LATITUDE E6420 – MARCA BRINGIT

Bateria para notebook Dell – N4110 DELL PART NUMBER J1KND – MARCA BRINGIT

Bateria para notebook Dell – VOSTRO 5471 | LÍTIO-POLÍMERO – MARCA BRINGIT

Teclado para notebook Dell – VOSTRO V14T-5470-A50

Conclusão

Como foi visto no texto, as baterias dos notebooks não viciam graças à tecnologia na construção de lídio. Entretanto, elas se desgastam naturalmente com o passar do tempo e por isso há diversas formas de você prolongar a vida útil de uma bateria.

Sendo assim, esperamos que com este artigo você tenha tirado todas as suas dúvidas e que as dicas oferecidas aqui auxiliem a durabilidade do seu notebook Dell. Caso queira adquirir novos produtos relacionados à informática, não deixe de conferir o site da bringIT. E caso queira ler outro conteúdo, acesse o nosso blog para saber novas dicas sobre o seu aparelho.