Chipset em destaque em meio à vários chipsets.

Chipset: o que é e onde encontrar na placa mãe

Você sabe exatamente o que é o chipset? Se você planeja realizar o grande sonho de montar o seu PC Gamer ou simplesmente quer dar aquela turbinada no seu computador atual, é provável que já tenha se deparado com esse termo. Vamos descobrir juntos?


Entre todas as peças que fazem com que um computador funcione, o chipset tem um papel muito importante. Dessa forma, não dá para apostar no melhor processador e numa placa de vídeo da melhor linha e não pensar nesse componente vital da sua placa mãe.

Ao longo deste texto, então, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre o chipset. Além disso, você vai sair daqui sabendo como descobrir o modelo exato do chipset que já está aí no seu computador. 

Afinal, o que é o chipset?

De forma simples, o chipset dá nome a um conjunto de chips que está presente na sua placa mãe. Apesar de ser um componente menos conhecido, ele é vital para o funcionamento da máquina. O chipset é o um dos principais componentes lógicos da sua placa mãe e, por isso, cabe, antes de tudo, lembrar o que é a placa mãe.

Pois bem, a placa mãe é a central de comunicação do seu computador. Isso porque ela funciona como a ponte de conexão entre todas as partes do sistema. É através dela que os componentes trocam as informações que depois viram comandos. Por isso, aliás, ela recebe esse nome. Ela funciona como a mãe do seu computador, intermediando a transmissão de dados e servindo de suporte para outras placas.

No entanto, a placa mãe não opera sozinha. É aí que o chipset entra. Ele funciona como um suporte para a placa principal nas funções de troca de informações entre os componentes. Entre essas partes, aliás, temos a própria CPU, a RAM e o HD.

O chipset é quem define, aliás, a quantidade máxima de memória RAM que a placa mãe vai ter, além do tipo de memória e sua frequência máxima.

Lembre-se, no entanto, de não confundir a marca da sua placa mãe com a marca do seu chipset. Apesar desse dispositivo já vir integrado à placa, nem sempre eles serão feitos pelo mesmo fabricante. Muitas marcas de placa mãe, aliás, nem produzem chipsets. Dessa forma, é importante se atentar a essas informações.

Ponte norte e ponte sul

Hoje em dia, a grande maioria dos chipsets é formada por uma dupla de chips. Eles são chamados de ponte norte, ou northbridge, e ponte sul, ou southbridge. Apesar disso, em alguns poucos modelos, essas pontes são integradas em um único chip. De toda forma, cabe entender um pouco sobre cada uma dessas pontes.

Pois bem, a ponte norte está conectada ao seu processador e é responsável pelos componentes rápidos do seu computador. A sua principal função é controlar a comunicação da memória, mas outras partes como o próprio processador e até a placa de vídeo também são controlados por essa ponte.

Da mesma forma, ela também faz outros barramentos de alta velocidade, como AGP e PCI Express, quando disponíveis. É um chip que atua diretamente no desempenho do computador. Isso porque ele determina a velocidade na qual o processador se comunica com a memória.

A ponte sul, por outro lado, é responsável pelos componentes lentos do computador. São as partes conhecidas como de entrada e saída. Entre eles, estão, aliás, o mouse e o teclado. Isso porque ele controla as portas USB, além das interfaces IDE, paralela e PS/2. Além disso, ela se conecta ao disco rígido e a BIOS, que é o chip de memória ROM.

Onde encontrar o chipset na sua placa mãe

Pois bem, entendido o que é o chipset e como ele funciona você deve estar se perguntando como encontrá-lo. Como você já sabe, ele está na sua placa mãe, então é possível procurá-lo por conta própria. Apesar disso, pode ser que você não o encontre tão facilmente.

Isso porque, infelizmente, a localização exata desse componente varia de acordo com o fabricante. Dessa forma, não é possível definir com precisão onde ele vai estar. Então, se você deseja encontrá-lo, o ideal é procurar por fotos da sua placa mãe no site do fabricante, que normalmente indica todas as partes da placa.

Mas talvez você não saiba a marca exata da sua placa mãe. Além disso, nem todo fabricante imprime o nome do modelo no próprio chipset. Então, se você está procurando por essas informações, o ideal é usar um programa específico, como você vai aprender a seguir.

Como descobrir o modelo do seu chipset

Apesar de ser um componente muito importante, não é possível descobrir de maneira nativa dentro do sistema qual o modelo do chipset. Dessa forma, é preciso que você utilize programas específicos para obter essas informações. 

O mais usado com certeza é o CPU-Z que, além do chipset, também vai te trazer uma gama enorme de outros dados da sua máquina. Para usá-lo é bem simples, veja a seguir como.

  1. No site oficial do CPU-Z, faça o download do programa. Você também pode baixá-lo diretamente clicando aqui.

  2. Após o download ser concluído, abra o arquivo para instalação. Se o computador pedir, autorize a instalação como administrador clicando em “Sim” na tela exibida.

  3. Aceite os termos e siga até a instalação começar.

  4. Com a instalação concluída, procure pelo programa na sua Área de Trabalho e clique para abri-lo. É normal que ele demore alguns segundos para abrir. Isso acontece porque o programa está fazendo uma leitura completa dos dados do seu computador.

  5. Quando essa leitura for concluída, um menu será aberto exibindo todas as informações técnicas do seu computador. Nele, você pode acessar informações sobre a CPU, a memória, além da placa mãe.

  6. Basta clicar em “Motherboard”, que é o termo americano para placa mãe. Ali, entre as informações do fabricante e modelo da sua placa mãe, você vai encontrar o modelo exato do seu chipset.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre chipset, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles