ícone compartilhar redes sociais
notebook dell inspiron

Como ativar as teclas f1, f2 e f3 do notebook Dell?

Welysson

Apesar da maioria dos notebooks possuírem o mesmo sistema operacional, suas configurações e teclados não são iguais e frequentemente os usuários possuem a dúvida de como ativar as teclas f1, f2 e f3 do notebook Dell?

No entanto, preparamos esse material para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, acompanhe!

notebook dell inspiron

Como ativar as teclas F1, F2, F3 do notebook Dell?

É muito simples, porém a alternativa “FN”+”ESC” inverte as teclas de funções apenas no sistema operacional e toda vez que você for utilizar terá que ficar apertando as duas teclas combinadas.

Qual a função das teclas F1, F2, F3…?

Suas funções são:

  • F1: Abre a janela de ajuda de um programa ou aplicativo ativo.
  • F2: Serve para mudar o nome de algum arquivo ou pasta selecionada, e normalmente funciona combinada com alguma outra tecla.
  • F3: Abre o menu de busca rápida.
  • F4: Fecha um programa aberto, mas para funcionar, precisa ser combinada com a tecla ALT. Quando acionadas ao mesmo tempo, a página ou aplicativo ativo no momento é encerrado.
  • F5: Atualiza a página ativa na internet, ou a janela aberta do gerenciador de arquivos.
  • F6: Promove deslocamento via teclado pelos menus do programa. O cursor do computador vai se deslocando ao indicador de texto para diferentes partes do programa. Se você está em um site, o cursor vai se mover até a barra de endereço do buscador.
  • F7: Ativa uma janela emergente para uma revisão dentro do texto adicionado em um documento do Word. Nas demais áreas do computador, incluindo na web, não tem efeito algum.
  • F8: Serve para coisas diferentes. No Word, é útil para a seleção de texto. Também ativa o modo de teste ou reparação quando pressionada enquanto você liga o computador.
  • F9: Serve para atualizar o Outlook para verificar novos e-mails, recalcular fórmulas no Excel ou atualizar um documento do Word.
  • F10: Acessa a barra de navegação, e quando combinada com a tecla SHIFT, ativa a janela emergente, que também pode ser acionada clicando no botão direito do mouse.
  • F11: Coloca a janela do navegador em tela cheia. No Word, localizar os links mais rápido. No Excel, pode inserir um gráfico.
  • F12: Mostra a página de internet ativa em HTML com tela dividida. Em qualquer programa do Word, acessa rapidamente a função de salvar.

Ainda assim, algumas teclas podem ser combinadas entre si para outras ações de uma forma rápida e simples:

  • ALT + F4: Fecha com rapidez um programa.
  • ALT + F6: Útil para quem usa várias janelas de um mesmo programa, alternando entre elas a cada acionamento.
  • SHIFT + F10: Tem a mesma função do botão direito do mouse, acionando um menu contextual.

Como inverter as teclas Fn, F1, F2, F3 no notebook Dell de maneira permanente?

A tecla Fn dos teclados de Notebooks é utilizada para acionar recursos multimídia e funções. Ou seja, algumas teclas possuem dupla função.

Quando o Fn é pressionado, a função default é deixada de lado e a outra função da tecla é utilizada. Tendo em vista, que no notebook Dell os recursos multimídia são default, ou seja, quando pressionamos Fn, acessamos as teclas F1, F2, F3, etc.

Porém, isso é um complicador para quem usa as teclas de função (F1, F2, F3, etc) com muita frequência. Para resolver, basta alterar na BIOS o modo default da tecla Fn.

Para alterar, ligue seu notebook Dell e pressione F2 para entrar na BIOS. Navegue até System Configuration > Function Key Behavior. Você verá a opção Multimedia Key First selecionada, selecione a opção Function Key First. Feito isso, clique em Apply.

Enfim, saia da BIOS e ligue seu notebook normalmente. Faça os testes com o sistema operacional iniciado.

O que fazer se a tecla Fn não funciona?

  • Se a sua tecla Fn não estiver funcionando, não se preocupe, pois, separamos três possibilidades de solução.

Entrar na Bios e efetuar a sequência Fn+seta para cima/baixo e veja se o brilho da tela muda.

  • Se mudar é porque a tecla está funcionando e o problema é o sistema operacional que não está reconhecendo as funções.

Você pode tentar solucionar esse problema, também pelo aplicativo que a própria Dell disponibiliza e que já vem instalado no notebook.

Vá no menu iniciar e em pesquisa de programas e arquivos digite:

Windows mobility center

Este é um aplicativo nativo do Windows, que gerencia algumas funções do notebook, nele tem uma parte que é personalizada pela Dell que tem como você ativar o funcionamento da tecla de função (Fn), basta você colocá-la como tecla de função ao invés de tecla multimídia que sua função volta ao normal.

notebook dell inspiron

  • Você pode tentar também, para resolver, alterar na BIOS o modo default da tecla Fn.

Para alterar, ligue seu notebook Dell e pressione F2 para entrar na BIOS. Navegue até System Configuration > Function Key Behavior. Você verá a opção Multimedia Key First selecionada. Selecione a opção Function Key First como vemos na foto destacada acima. Feito isso, clique em Apply.

Está complicado usar o teclado do seu notebook Dell? Veja alguns modelos de teclado aqui na BringIT!

  • TECLADO NOTEBOOK DELL INSPIRON 14R 3421 3437 5421 5437 3660
  • 15 3000 RETROILUMINADO ABNT2 – TECLADO NOTEBOOK DELL INSPIRON
  • TECLADO NOTEBOOK DELL VOSTRO 5470 P41G 5460

Vale destacar que os teclados são fabricados com as mesmas especificações técnicas do teclado original, seguindo rigorosamente o padrão do fabricante. É uma peça de reposição compatível com o seu notebook e com ótimo custo-benefício. Além da compatibilidade garantida, o produto possui 12 meses de garantia e a bringIT garante uma entrega rápida e segura.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como ativar as teclas f1 f2 f3 do notebook Dell, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

6 respostas

  1. Obrigado! Fui limpar o teclado com o notebook ligado e acabei desativando as teclas de atalho. Seu artigo me ajudou.

  2. Olá, Carina!

    A tecla geralmente está na parte inferior do teclado do notebook Dell e é rotulado como “Fn”. A chave pode ser desabilitada no BIOS, alterando as chaves de uso duplo que exigem o uso da tecla “Fn” para chaves de uso único. O notebook Dell deve ter opções avançadas de BIOS para que a tecla “Fn” seja desabilitada.

    Ficamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *