ícone compartilhar redes sociais
cabo tipo flat

Como conectar um cabo do tipo flat?

Welysson

Por acaso, você está precisando trocar o conectar um cabo flat em algum aparelho eletrônico, quer seja ele um notebook, um desktop ou um smartphone, mas não sabe como?

Pois bem, conectar um cabo flat não é uma tarefa muito simples, mas está longe de ser algo tão difícil. Com atenção e cuidado, é possível fazer isso de modo eficiente.

Aliás, é sobre esse assunto que nós, da BringIT, vamos tratar ao longo deste texto. Você não vai perder, não é mesmo?

O cabo flat

O cabo flat surgiu na Califórnia, em 1956, por meia da empresa Cicoil Corporation, até hoje umas das principais do setor de cabeamento dos Estados Unidos. Naquele momento, ele apareceu como uma solução para substituir cabos redondos, que eram rígidos demais, bem como maiores.

cabo tipo flat

Desse modo, o cabo flat é mais fino, mais leve e até mesmo mais flexível. Também chamado de “ribbon cable”, em português “cabo de fita”, ele possui um formato plano e retangular, com uma aparência um tanto achatada.

Em sua composição, há condutores ou fios que, em posições paralelas uns aos outros, ocupam pouca espessura. Tudo isso permite ao cabo flat, então, uma otimização em sua organização.

Não por acaso, equipamentos eletrônicos como desktops, notebooks e smartphones usam o cabo flat, tornando suas conexões muito mais simples. Do mesmo modo, vale destacar que um cabo flat pode contar com quatro a até 80 fios.

Nada mal, não é mesmo?

O cabo flat permite a conexão de diferentes componentes de aparelhos eletrônicos com a placa mãe. Isso garante, então, ao sistema, um funcionamento sem travamentos ou panes.

Entre as peças que se conectam com a placa mãe por conta do cabo flat, podemos citar o teclado, por exemplo, como também a tela. Isso porque a placa mãe atua como uma espécie de cérebro de um aparelho, como o seu notebook e o seu smartphone.

Entenda o seu funcionamento

Vamos, então, em busca de entender um pouco melhor como funciona o cabo flat. Não é nada muito complexo, até porque estamos falando de algo que oferece praticidade.

Pois bem, o cabo flat conta com condutores metálicos para enviar sinais à placa mãe. Desse modo, a placa mãe, “cérebro” de um aparelho eletrônico, é capaz de identificar qual ação deve ser feita naquele momento.

Pode ser, então uma comunicação entre o teclado e a placa mãe, entre o touchpad e a placa mãe, entre a tela e a placa mãe… Ele está presente em várias conexões!

Além disso, o cabo flat é muito característico. Ou seja, é possível identificá-lo facilmente, sem qualquer dificuldade. Lembra-se de que falamos sobre o seu formato?

Pois é, bem diferente de cabos redondos. Em sua estrutura, o cabo flat possui uma película de plástico flexível. Por isso, ela é capaz de se esticar com muita facilidade.

Como conectar o cabo flat?

A conexão do cabo flat não é um bicho de sete cabeças. No entanto, ela requer alguns cuidados por parte do usuário para que aconteça de uma forma correta.

Para explicar isso da melhor maneira, vamos supor que você esteja instalando o teclado do seu notebook. Como já se sabe, o teclado é uma peça que se conecta com a placa mãe.

cabo tipo flat

Desse modo, preste bastante atenção em nosso passo a passo! A primeira coisa a se fazer, então, é se certificar a respeito do lado correto da conexão do cabo flat.

Saiba que o lado correto é aquele que possui linhas de conexão na parte azul do cabo, enquanto o seu verso não possui essas linhas. Ou seja, o lado correto é aquele que deve entrar em contato com as conexões do plug da placa mãe do seu notebook.

Em seguida, atente-se ao plug da placa mãe do seu dispositivo. Lembre-se de que há vários e você deve conectar o cabo flat do teclado naquele em que se encaixar corretamente. Nada de sobrar ou falta espaço, portanto. Assim, o teclado vai funcionar corretamente.

Ah, vale lembrar que, para conectar o cabo flat, pode ser que você precise dobrá-lo. Isso porque as conexões do cabo flat precisam se alinhar às conexões do plug da placa mãe; certo?

Ele forma uma espécie de arco quando conectado.

Como escolher o cabo flat ideal

Pois bem, nem todo cabo flat vai servir para o seu aparelho eletrônico. Não estamos falando de um item universal, já que ele possui modelos específicos para cada tipo de dispositivo, como smartphones, desktops e notebooks, bem como marcas e modelos desses dispositivos.

O melhor caminho para saber se um cabo flat é compatível com o seu dispositivo, então, é verificando qual é o código part number do seu dispositivo. Para isso, basta atentar-se à etiqueta que, certamente, está na parte inferior do seu notebook ou na lateral da sua CPU.

Além disso, é possível verificar essa informação por meio do próprio sistema operacional. Com esse código em mãos, então, basta procurar pelo cabo flat que tenha o mesmo part number.

Além disso, vale destacar que, sempre, o melhor caminho é procurar por uma assistência técnica. Tanto para avaliar se há algum problema com o seu notebook ou seus componentes, quanto para trocar algum cabo flat.

A menos que você conheça sobre o assunto, é claro!

Enfim, agora ficou mais fácil conectar o cabo flat em seu dispositivo, não é mesmo? Lembre-se, no entanto, de ter muito cuidado e só realizar tal ação se tiver segurança suficiente para isso.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *