ícone compartilhar redes sociais
bateria de notebook

Como desviciar a bateria do notebook? Confira algumas dicas

Welysson

Como desviciar a bateria do notebook: Após algum tempo de uso, todos nós percebemos que os nossos aparelhos não estão como eles eram quando compramos, agora eles travam mais, demoram para abrir alguns aplicativos que não demoravam tanto.

Porém, um dos piores problemas que podem acontecer é na bateria do notebook, pois, se ela não funciona da maneira que deveria, todo o aparelho fica comprometido. Ainda mais, um problema muito comum que vários usuários costumam relatar é a bateria viciada, quando ela não suporta nem mais metade do tempo ligada do que suportava quando você adquiriu o produto.

Sendo assim, pensando em ajudar os internautas de plantão que estão com esse problema, a BringIT resolveu criar um artigo especialmente para resolver essa sua dor de cabeça que te aflora.

Como desviciar a bateria do notebook: O que é bateria viciada?

Esse termo faz referência a baterias de níquel cádmio, que já não são mais produzidas hoje em dia, sendo substituídas, posteriormente, pela bateria de íon lítio.

O que causa o “vicio” da bateria é o chamado “efeito memória”, pois essas baterias não tinham um controle de 100% da carga e descarga delas.

Dessa forma, a bateria “memorizava” um valor de carga que não era 100% (ou seja, totalmente carregada) quando o aparelho era removido da tomada antes de estar totalmente carregado. Sendo assim, quando se interrompia o carregamento do notebook diversas vezes periodicamente, as células internas da bateria acabavam aderindo um valor errado para a carga, recebendo apenas uma parte dela, não completando o ciclo de carregamento como devia.

Atualmente, não contamos mais com problemas de vício de baterias em geral, pois elas foram substituídas pelas baterias de íon lítio, como foi dito anteriormente, que não contam com o famigerado efeito memória.

Assim sendo, se o seu aparelho é muito antigo e conta com a tecnologia de baterias de níquel cádmio, possivelmente, seu aparelho está viciado.

Como desviciar a bateria do notebook: Minha bateria está realmente viciada?

Antes de mais nada, é importante que você confira se a sua bateria é de níquel cádmio, pois se ela for feita com o material mais atual (íon lítio), ela não está viciada.

Esse é um erro que muitas pessoas comentem: elas pensam que, se a bateria está descarregando muito rapidamente, logo, ela está viciada, mas não é assim que ocorre na prática.

O que possivelmente está ocorrendo com a sua bateria é que ela está esquentando demais, e, caso você não saiba, o calor também é uma forma de energia, ou seja, se o dispositivo esquenta muito, ele vai utilizar mais da bateria, fazendo ela descarregar mais rapidamente.

Após levar o que foi dito em consideração e constatar que a bateria é de níquel cádmio, vamos a algumas ações que podem ser tomadas para a confirmação do vício da bateria:

Conexões da bateria

Tenha certeza de que o pino da bateria está em bom estado, ou seja, que está ocorrendo um bom contato entre a bateria e o notebook. Em diversas vezes, o problema pode estar ocorrendo por conta de algum defeito na ponta do cabo ou até mesmo na conexão do notebook.

Carregador original

Ainda falando da bateria, é importante que você dê prioridade a carregadores originais, pois os piratas podem não realizar o carregamento que você deseja.

carregador de notebook

O carregador de origem do seu notebook realizar uma carga ideal para o aparelho, ou seja, ela cumpre com a tensão e a corrente específicas que seu aparelho necessita para um carregamento eficiente. Porém, ao se utilizar carregadores que não são originais, eles podem não cumprir com os requisitos mínimos que sua máquina pede, o que ocasiona em um carregamento mal efetuado.

Sendo assim, de maneira geral, se você utiliza carregadores que não vieram junto ao seu notebook ou que não foram comprados com uma loja de confiança, isso pode ser um dos causadores da baixa durabilidade de sua bateria.

Como a desviciar bateria do notebook: Existe algum meio para desviciar a bateria do notebook?

Se nenhum dos métodos citados anteriormente resolver o seu problema, o mais indicado é que você realize a compra de uma bateria nova, pois, infelizmente, não existe um método eficaz que realmente desvicie a bateria.

Existem alguns métodos na internet que prometem realmente desviciar a bateria e torná-las novas como se tivessem vindo diretamente da fábrica, porém, não indicamos que você os siga, pois não são métodos que garantem uma resolução para o problema em questão e, ainda mais, podem ocasionar na perda total da bateria ou em algum outro problema sem solução.

Sendo assim, reforçamos que o único método 100% eficaz para resolver este problema é comprando uma bateria nova de acordo com o modelo do notebook. Nem preciso falar para você não comprar modelos pirateados de bateria, né?

Como evitar que a bateria do notebook vicie?

Você não consegue desviciar a bateria, porém, é possível evitar que ela vicie. Isso é chamado de manutenção preventiva, e pode prolongar a vida útil do seu aparelho por uns bons anos.

Dessa forma, confira algumas ações simples que vão evitar que seu aparelho “vicie” com o tempo.

Não deixe a bateria descarregar completamente

Cada vez que seu aparelho chega no nível 0 de bateria, um pouco da vida útil dela se esvai também. Sendo assim, sempre evite que ela se esvazie por completo até desligar o notebook sozinha.

Recomendamos que você carregue o notebook quando ele chegar ao nível dos 20%.

Não utilize o notebook enquanto ele carrega

Não, ele não vai explodir enquanto carrega igual sua mãe fica dizendo porque viu na televisão, porém, se você utilizar muito o carregador, além de gerar mais calor no interior da máquina, você vai acabar “mal acostumando” a bateria, o que vai ocasionar numa diminuição da calibragem dela, alterando a quantidade de tempo que ela resiste fora do carregador.

Limpe a bateria sempre que possível

Torne a limpeza do seu aparelho um ato constante, pelo menos uma vez no mês você deve retirar a bateria e limpa-la, além de realizar o mesmo procedimento no local em que ela fica. Do contrário, sujeiras podem entrar nos contatos e acabar diminuindo a eficiência de contato da bateria com notebook.

limpeza

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como desviciar bateria de notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *