ícone compartilhar redes sociais
SSD de notebook

O que é e como funciona o SSD tipo SATA?

Welysson

Percebeu que o seu notebook ou desktop vem demorando demais para iniciar o sistema operacional ou um programa mais pesado? Pois bem, então pode ser que você precise de um SSD; mas você sabe o que é um SSD tipo SATA?

Ainda hoje, o HD é o principal tipo de armazenamento de computadores no Brasil. No entanto, cada vez mais cresce a procura por SSDs no mercado nacional, o que pode levantar algumas dúvidas para quem não entende muito sobre o assunto.

Por exemplo: há mais de um tipo de SSD? Qual a diferença entre eles? Um SSD tipo SATA é uma boa opção de compra?

Enfim, ao longo deste texto, nós, da BringIT, vamos lhe apresentar o SSD tipo SATA. Em instantes, você vai conhecer tudo sobre esse tipo de armazenamento interno.

Vamos lá?!

O que é o SSD?

Em primeiro lugar, a sigla SSD vem da expressão, em inglês, “solid state drive”. Em uma tradução literal para o português, então, temos “unidade de estado sólido”.

Estamos falando de um tipo de armazenamento interno mais rápido e mais silencioso do que os HDDs (unidades de disco rígido) tradicionais, que estão em muitos notebooks e desktops. Ou seja, o SSD é um item importante para garantir mais velocidade a uma máquina, sendo útil inclusive para gamers e pessoas que trabalham com programas mais pesados.

SSD

Diferente dos HDDs, os SSDs não contam com partes móveis em seu interior. Sua estrutura, portanto, se dá ao redor de um circuito semicondutor integrador, permitindo todo o processo de armazenamento sem a necessidade de um disco magnético.

É por isso, aliás, que o funcionamento do SSD é mais silencioso, tendo em vista que o HDD emite ruídos quando o disco magnético está em movimento. Também por conta dessa ausência de partes móveis, o SSD acaba sendo mais resistente do que o HD, tornando-se menos vulnerável a eventuais impactos do dia a dia.

Sem falar que o desgaste do SSD é menor, o que lhe garante uma boa durabilidade ao usuário, funcionando por até mais de uma década. Portanto, também é uma alternativa econômica.

Além disso, a rapidez do SSD se justifica em sua memória flash. Isso porque ela é mais rápida, oferecendo um menor tempo de acesso à gravação, bem como à leitura de dados. Assim, tanto a abertura do sistema operacional quanto a abertura de um programa, ainda que seja mais pesado, acaba sendo mais ágeis.

Como funciona?

O SDD se constitui por meio de várias unidades de memórias flash. Com um tamanho inferior ao do HD tradicional, essa peça, em geral, conta com memórias NAND para salvar dados.

Isso porque as memórias NAND costumam ser mais seguras do que outras tecnologias flash, já que não perdem informações em casos de ausência contínua de alimentação elétrica. Na memória RAM e na memória ROM, por exemplo, esse tipo de problema costuma ocorrer.

O que é o SSD tipo Sata?

Enfim, chegamos ao assunto central do texto. Você já sabe o que é o SSD, mas vai descobrir neste momento do que se trata um SSD tipo SATA.

Pois bem, SATA significa “serial de acessórios tecnologicamente avançado”. Estamos falando de um padrão de conexão que permite a dispositivos de armazenamento conexão com sistemas host.

SSD tipo SATA

Hoje em dia, no mercado, é possível encontrar uma série de dispositivos SATA. Isso quer dizer, então, que esses os cabos que permitem a conexão com essa tecnologia contam com uma porta no formato SATA na unidade do dispositivo, assim como uma outra porta na placa mãe do dispositivo com o qual o usuário pretende se conectar.

Desse modo, tem-se um tráfego de dados mais ágil e seguro. O padrão SATA, aliás, surgiu em 2003 e, desde então, passou por duas evoluções.

A primeira geração contava com uma taxa de envio e recebimento de dados de até 150 MB/s. A segunda, no entanto, chegou a 300 MB/s. Por fim, a terceira é a sobre a qual falamos, que pode atingir 600 MB/s.

Além disso, o SATA oferece algumas vantagens aos dispositivos. Ela permite, por exemplo, a realização de hot swap, que consiste em adicionar ou remover componentes sem a necessidade de desligar o sistema.

Do mesmo modo, o SATA tem um custo de produção modesto e conta com métodos de controles de erro inteligentes. Nada mal, não é mesmo?

O SATA no SSD

O SATA é, hoje, um padrão de conexão muito popular, estando presente também em SSDs diversos, com diferentes capacidades de armazenamento. No entanto, há outras tecnologias mais modernas que o SATA, como a M.2 e a NVMe, que custam mais caro.

A grande questão dessas tecnologias é que elas não dependem do cabeamento do SATA para oferecer uma conexão, ao mesmo tempo em que garantem um tráfego de dados em velocidades bem altas.

Enquanto isso, os SSDs tipo SATA oferecem velocidades próximas aos 600 MB/s (megabytes por segundo), como já dizemos, o suficiente para superar, com êxito, os HDs tradicionais. Já em relação ao preço, os SSDs tipo SATA são mais baratos, variando de acordo com a capacidade de armazenamento.

Além disso, vale a pena destacar que a maioria dos modelos de SSD disponíveis no mercado brasileiro são do tipo SATA. Não por acaso, afinal, trata-se da opção que apresenta o melhor custo-benefício.

Enfim, agora você já sabe tudo sobre o SSD tipo SATA. Sendo assim, pode ser que ele seja a solução para o seu computador.

Dê adeus à lentidão e aproveite o melhor que ele pode oferecer!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre SSD tipo SATA, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *