Como melhorar a bateria do notebook

Tempo de leitura: 7 minutos

A bateria é a maior preocupação pra quem faz o uso diário do notebook, portanto saber como melhorar a bateria é essencial para:

  1. a durabilidade
  2. e deixar a saúde da bateria em dia.

Afinal de contas a finalidade do notebook é a praticidade da locomoção, então levar nossa máquina para qualquer lugar afim de permitir trabalhar, é preciso atenção para conseguir o máximo de desempenho da bateria do notebook.

Pensando nisso nós da bringIT  vamos te mostrar as melhores dicas.

Cuidado com o aquecimento da bateria do notebook

Em primeiro lugar, cuidado com a temperatura de seu notebook, pois o superaquecimento compromete o funcionamento da bateria.

A vida útil de uma bateria pode acabar antes do tempo em decorrência do calor excessivo. Por isso, nossas dicas são:

  • Mantenha sempre as saídas de ar do notebook livres;
  • Use um cooler para notebook;
  • Nunca  trabalhe com seu notebook em cima de travesseiros ou almofadas.

Portanto,  fique atento ao funcionamento das ventoinhas (ou coolers), elas geralmente encontram-se nas laterais da máquina, para que possa circular o ar e não aquecer demais seu aparelho.

Lembre-se: nunca molhe sua máquina, a água é um grande vilão da bateria.

Além disso, programas mais pesados, onde o aparelho precisa de mais força para rodar pode comprometer o desempenho do notebook por causa da força para rodar, causando a exaustão.

Evite programas pesados

Essa dica vai para quando você estiver em um local usando o computador longe da tomada, saiba que há aplicativos e funcionalidades que fazem com que a bateria descarregue com uma velocidade maior.

Partindo do princípio de que como eles são naturalmente bem exigentes, já dá pra imaginar quanta da sua carga eles podem gastar.

Portanto, evite programas pesados, porque quanto mais pesado o programa for, mais o processador e outros componentes são requisitados, gerando maior consumo de energia.

Nesse sentido, aproveite para desativar aplicativos em segundo plano.

Apps em segundo plano são os maiores vilões da economia de bateria. Por isso escolher quais apps devem ficar ativos quando você não estiver usando é essencial. Vamos ao passo a passo?

Para configurar, ainda na seção “Bateria”, clique sobre:

  1. “Uso de bateria por aplicativo”
  2. e então selecione qual você quer permitir o funcionamento em segundo plano.

Assim, ao limpar a barra de tarefas e o gerenciador de tarefas do Windows irá evitar que nenhum programa desnecessário esteja em execução, poupando e melhorando a bateria do notebook.

Não deixe a bateria do notebook chegar ao fim

Essa dica eu digo com convicção, é a mais importante de todas!

Já aconteceu de você estar mexendo no notebook e o sistema operacional informar que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga?

O fato é que a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para mantê-la funcional.

Então esse procedimento irá fazer com que diminua a vida útil da sua bateria. Para exemplificar, a vida útil dela se mede em ciclos, ou seja, zerando você “queima” um ciclo e isso pode diminuir o tempo que sua bateria vai funcionar perfeitamente.

Ou seja, toda vez que a carga chega a zero, significa que um ciclo foi encerrado, o ideal é carregá-la novamente assim que atingir 30% de carga.

Lembre-se: caso isso aconteça algum dia, não irá acarretar problemas, porém, evite ao máximo que aconteça.

Com qual porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook

Não guarde o notebook com a bateria descarregada

Terminou de usar o aparelho? Nossa dica para esse momento é:

Nunca deixe uma pequena carga de bateria por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento irá ser perdida. Se isso acontecer, a bateria fica inutilizável.

Em outras palavras, deixá-la totalmente descarregada no “período de hibernação” pode ocasionar danos irreversíveis. Caso faça, ao tentar ligá-lo novamente poderá acontecer de sua máquina não funcionar de vez, pois o pouco de bateria que restava foi a zero.

Então está pensando em viajar ou pretende deixar o notebook sem uso por um período longo de tempo, como semanas e meses?

Nesse caso, é fundamental que você antes dê uma boa carga na bateria, porque mesmo parado, o componente vai perder energia com o tempo, mas, se você carregá-lo carga antes de guardar, vai encontrar a bateria com energia quando for usá-lo de volta.

Portanto, é sempre bom manter uma carga média no dispositivo (entre 40 e 50%).

Usar o notebook na tomada

Atualmente, com as novas tecnologias as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória, provavelmente você já ouviu a frase:

“A bateria do notebook está viciada”.

O vício, como é popularmente conhecido, era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam ser totalmente descarregada antes de iniciar uma nova recarga.

Assim, com as novas baterias foram desenvolvidas para te dar mais liberdade e desempenho, protegendo a saúde da bateria.

Então, sempre que achar que ela precisa de um pouquinho mais de carga, você pode recarregar ela tranquilamente, tá?

Aqui nossa dica é, mantenha o notebook conectado à tomada a disposição.

Sabe quando você deixa o notebook conectado na tomada e a bateria fica com a carga completa em 100%?

Não precisa se preocupar, pois o conjunto bateria e notebooks do dias de hoje contam com dispositivos de controle de o armazenamento de carga, ao chegar no nível 100% de carga ele vai parar de carregar, a bateria possui um circuito de segurança que detecta seu nível da capacidade e passa a bloquear a passagem de mais energia, evitando que a peça sobrecarregue, algo que pode ser bem perigoso.

Então, tudo bem deixar o notebook ligado na tomada se precisar. Porque como já vimos, isso não quer dizer que elas irão viciar, olha só!

Ciclos da bateria:

Para exemplificar, lembra dos ciclos da vida útil da bateria?

Essa é medida pelo número de vezes em que ela atinge o 100% de carga, ou seja, o número de carga e descarga ou ciclos, se preferir, deixe o computador ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, não acarretará nenhum desgaste na bateria.

Nada muito difícil, não é mesmo?

Agora você conhece um pouco melhor sobre o funcionamento das baterias, nós da bringIT esperamos que você tenha pegado as dicas de como melhorar a bateria do notebook.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como melhorar a bateria do notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *