Como ver a memória RAM do PC?

Como ver a memória RAM do PC?

Tempo de leitura: 5 minutos

A memória RAM é uma peça fundamental para o funcionamento do seu computador ou notebook, sem ela não há qualquer resposta da sua máquina. Porém, poucas pessoas sabem o que é esse dispositivo e como fazer para ver o seu armazenamento.


Nos dias de hoje, não é preciso ser especialista em tecnologia para entender de computador. É um pouco como medicina, todo mundo conhece um remedinho para a dor de cabeça, mesmo sem ser médico. Do mesmo modo, é necessário conhecer um pouco de computadores.

Caso o seu computador esteja lento, você deve estar se perguntando: será que tenho memória suficiente? De quanto preciso? Para descobrir o total de armazenamento que ainda há na sua peça, continue lendo o post.

Antes disso, vamos entender um pouco melhor sobre o que é e para que serve a memória RAM da sua máquina.

Neste post, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é a memória RAM?

  • Para que serve?

  • Passo a passo de como ver o quanto de memória RAM existe na minha máquina.

  • Qual a melhor memória RAM para o meu computador/notebook?

  • Onde adquirir a minha memória RAM?


O que é a memória RAM?

Essa peça é uma memória de curto prazo, em outras palavras, ela não armazena os conteúdos/arquivos permanentemente, diferente do HD ou SSD. RAM, na língua inglesa, significa “Random Access Memory”, ou em tradução para o português, “memória de acesso aleatório”.

Dessa forma, a memória RAM é o dispositivo mais rápido comparando-se a qualquer outro tipo de armazenamento. 

Além disso, existem dois tipos de memória RAM: o estático e o dinâmico, conhecidos como SPRAM e DRAM. O DRAM disponibiliza 60 nanossegundos de tempo de acesso, enquanto o SRAM proporciona 10 nanossegundos. O DRAM, dinâmico, é o mais utilizado por ter um melhor custo-benefício.

Mas afinal, para que serve este dispositivo? É o que veremos no próximo tópico.

Para que serve a memória RAM?

No tópico anterior, vimos que a memória RAM é utilizada para armazenar, de forma temporária, os dados do seu computador ou notebook. Neste caso, essa peça é essencial para se obter a função de multitarefas, ou seja, deixar vários programas abertos simultaneamente sem travar ou deixar a sua máquina lenta.

Esse dispositivo é, inclusive, excelente para o uso de jogos, visto que ele armazena todos os ativos pertinentes que os jogadores precisarão para acessar o gameplay rapidamente.

Nesse sentido, percebe-se que a memória RAM irá coincidir com a velocidade desejada, o que pode não acontecer com outras formas de armazenamento de dados, visto que essas alternativas apresentam limitações tanto físicas quanto mecânicas.

Agora vamos entender melhor o quanto há de armazenamento em sua peça.

Passo a passo de como ver o quanto de memória RAM existe na minha máquina.

Muitas pessoas ainda não sabem como fazer para ver o quanto de memória RAM há em seu computador/notebook, por este motivo, neste tópico iremos mostrar o passo a passo:

  • Vá para a sua área de trabalho/desktop

  • Clique com o botão direito do mouse no ícone “Computador” ou em “Este Computador”

  • Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse no ícone “Propriedades”

  • Uma nova aba será aberta e todas as informações principais do seu computador estarão lá, inclusive sobre o armazenamento da sua memória RAM.

Fácil, não? Porém, agora que você sabe o quanto de armazenamento ainda resta em sua peça, é preciso descobrir qual a melhor opção de memória RAM adquirir para o seu computador/notebook. É o que veremos no próximo tópico.

Qual a melhor memória RAM para o meu computador ou notebook?

Neste tópico, iremos abordar o passo a passo de como ver qual tipo de memória RAM é ideal para sua máquina. Para isso, você deve seguir as seguintes etapas:

  • Clique em Ctrl + Alt + Delete simultaneamente em seu teclado;

  • Uma nova aba será aberta, clique com o botão esquerdo do mouse em “Gerenciador de Tarefas”;

  • Depois clique no botão inferior esquerdo nomeado de “Mais detalhes”;

  • Após isso, clique na parte superior, na aba “Desempenho”;

  • Clique em “Memória”, do lado esquerdo;

  • Nesta nova aba, você poderá ver o que se deve prestar atenção ao comprar a sua memória RAM.

Nesta nova janela, você conseguirá visualizar a quantidade atual de RAM e encontrará o tipo DDR da sua máquina. A memória DDR basicamente é uma RAM com SD, a sigla significa synchronous dynamics random access memory, ou traduzido para o português, memória de acesso dinâmico de sincronia dinâmica.

É importante lembrar que cada máquina suporta uma quantidade máxima de RAM, porém nem sempre essa informação está presente no seu computador ou notebook, se este for o seu caso, você precisará obter essas informações com o fabricante do produto.

Agora você já sabe o que é memória RAM, para que ela serve, onde obter as informações do seu armazenamento dentro da sua máquina e qual tipo ideal você deve adquirir. Mas, ainda sim, não é muito fácil escolher qual dentre muitas opções é a melhor. E detalhe: em qual loja comprar este produto?

Onde adquirir a minha memória RAM?

Você já está quase virando um especialista em memória RAM, brincadeiras à parte, vamos ao que interessa: onde você pode comprar/adquirir a sua peça.

Agora você já conhece o blog bringIT como referência para responder às suas dúvidas sobre tecnologia, mas além de ser um blog, também somos uma e-commerce de informática. Aqui você encontra muitas peças e acessórios para o seu notebook, inclusive a memória RAM.

Para saber mais, é só acessar a nossa loja e adquirir a sua peça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *