Cooler para notebook: o que é e para quê serve

Tempo de leitura: 7 minutos

Todos os notebook hoje vem portanto um ventilador dentro deles chamado cooler. O cooler para notebook é peça essencial, eles serve como um resfriador para o aparelho ajudando com que esse não aquece de forma rápida, e assim atingir o funcionamento de alta performance e vida útil de seu aparelho.

Notebooks em alta temperatura podem ocasionar inúmeros problemas à máquina. Para isso, é fundamental ter um bom sistema de resfriamento. O controle da temperatura interna dos computadores é feito pelos coolers.

Enquanto o processador de um computador trabalha, ele libera energia, fazendo com que a máquina esquente. O papel do cooler é exatamente o de resfriar o computador para que não haja um superaquecimento e, por consequência, o aparelho continue em alta-performance e nenhuma peça do computador venha a queimar.

air cooler para notebook

O que é um cooler?

O cooler é uma espécie de ventilador que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes da máquina, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por “refrescar o computador”

Eles funcionam de modo preventivo. Ao ligar a máquina, são ativados para verificar o nível de calor. Feito isso, eles podem pausar o funcionamento, no caso de temperatura estável, ou continuar trabalhando, ao constatar alta temperatura. Isso persiste a fim de manter um bom funcionamento do notebook.

Tipos de cooler para notebook

Existem alguns modelos de cooler que podem suprir a necessidade para cada notebook. São eles:

  • Air Cooler: modelo à base de ar. O mais comum e utilizado nos aparelhos. Recomendado para máquinas que não exigem tanto do processador;
  • Water Cooler: esse tipo de cooler é à base de “água”. Na realidade, dispõe de um líquido específico; é mais eficiente que o Air Cooler, dependo da operação;
  • Heat Pipe: modelos mais incomuns, porém, mais efetivos. São sistemas de transferência de calor, ou seja, apresentam um dissipador e um líquido entre os tubos, o que vai gerar uma refrigeração mais rápida;

Como conservar

No caso dos notebooks, por se tratarem de pequenos desktops, que necessitam agregar todos os componentes em uma pequena caixa, os coolers também tiveram que ser adaptados e diminuídos, reduzindo assim, a sua eficácia.

As superfícies por onde se apoia o notebook influenciam na temperatura dela, e por isso é sempre recomenda-se que evite o uso do notebook em camas, sofás, encima de almofadas.

Atente-se às saídas de ar, onde se encontram dissipador e o próprio cooler. Jamais impeça essa ventilação.

Sempre que for utilizar o notebook, preze pelo uso de superfícies planas, como mesas.

Outro item importante é a limpeza periódica. A cada três ou quatro meses, leve seu notebook à assistência técnica para que toda a poeira e sujeira sejam limpas, o que vai evitar – e prorrogar – a danificação do cooler de seu aparelho.

Problemas no cooler do notebook

O seu notebook anda superaquecendo ou fazendo muito barulho? O problema provavelmente está no cooler do seu aparelho.

Saiba como identificar esses problemas da forma correta e garantir a durabilidade do seu notebook.

Superaquecimento ou temperatura padrão?

Às vezes, você pode sentir seu notebook muito quente e não saber se isso é normal ou um problema. Todo computador tem um limite aceitável de temperatura.

É normal que você se preocupe ao sentir seu computador esquentando. No entanto, é necessário que você saiba se seu computador está no limite da temperatura ou se está superaquecendo.

Você pode verificar a temperatura do seu notebook instalando softwares específicos. Estes softwares mede a temperatura de cada componente do aparelho.

Com isso, você pode estar sempre a par da situação do seu notebook. Dessa forma, é mais fácil saber se sua máquina está na temperatura ideal ou se está virando uma bola de fogo.

Sujeira

Outro problema que pode prejudicar o funcionamento do cooler do seu notebook é a sujeira. Caso o seu cooler esteja sujo e com poeira, isso vai afetar seu desempenho.

Um cooler sujo não funciona corretamente e não refrigera o notebook. Nesse sentido, o superaquecimento da sua máquina pode estar ligado a este problema.

Abra a saída de ar do notebook e verifique a situação do cooler e se está sujo. Logo depois, retire o cooler, desparafusando a peça.

Em seguida, limpe o cooler. O ideal é limpar com um pincel de cerdas grossas, porque ele consegue adentrar melhor a peça e limpar melhor por dentro.

Lembre-se de ser cuidadoso e delicado na hora de limpar a peça. Deste modo, você evita danos e problemas na peça.

Quando trocar o cooler do notebook?

Está mantendo seu cooler limpo e mesmo assim ele está causando barulhos ou superaquecendo? Não tem jeito, você vai precisar trocá-lo.

Um cooler em mau-funcionamento pode criar muitos problemas e prejudicar outros componentes do notebook. Dessa forma, você vai ter prejuízo em mais de uma peça.

É importante que a troca seja feita de forma correta, para não criar outros problemas. Logo, procure ajuda profissional caso você não se sinta confiante e seguro para realizar a troca.

Como trocar o cooler do seu notebook

Caso decida fazer isso por conta própria e esteja com a peça nova em mãos, tome muito cuidado para realizar a troca. Aliás, você não quer prejuízos em outra peça.

upgrade notebook

Desmonte o notebook, abrindo a saída de ar, removendo a tampa. Além disso, verifique se há algum cabo que esteja atrapalhando a ventilação no notebook.

Após isso, limpe a região do cooler e solte os parafusos que o prendem no aparelho. Coloque o cooler novo no lugar antigo e verifique se está bem colocado e parafusado.

Todavia, para realizar esse processo utilize uma pulseira antiestática, que é uma pulseira ligada a um cabo aterrado. Essa pulseira impede descargas eletrostáticas produzidas por você de chegarem até o notebook.

Essas descargas podem prejudicar os componentes eletrônicos do aparelho e acredito que você não queira danificar mais nenhuma peça, e sim, garantir um bom funcionamento para o seu notebook.

Então, vimos que o cooler é uma peça essencial para garantir um bom funcionamento dos notebooks. Quando ele não está trabalhando corretamente seu aparelho pode ser muito prejudicado.

Além de superaquecer e se tornar barulhento, um cooler danificado pode prejudicar outros componentes eletrônicos e piorar o desempenho do seu notebook. Você anda com problemas no seu aparelho? Já verificou o seu cooler?

Está esperando o que para solucionar esse problema e voltar a ter um bom desempenho com o seu notebook?

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Como saber se o teclado é compatível com meu notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *