DC Jack

DC jack com mau contato: o que fazer?

O DC jack do seu notebook está com mau contato? Você precisa ficar movendo o cabo da fonte de alimentação para conseguir recarregar a bateria?

Se acaso esse for o seu problema, não se preocupe. Nós, da BringIT, vamos te ajudar a resolver isso!

O que é o DC jack?

Em primeiro lugar, vamos relembrar do que se trata, de fato, o DC jack. Estamos falando de uma peça de vital importância para o seu notebook, com a qual você tem contato todos os dias, ainda que não se dê conta.

Vamos a um exemplo. Sempre que você precisa recarregar a bateria do seu notebook, você busca a fonte de alimentação e a conecta a uma tomada e ao dispositivo, certo? Pois bem, o DC jack é a entrada em que se encaixa o plug da fonte de alimentação.

DC jack

Isso quer dizer que, se acaso ele não estiver funcionando bem, com algum defeito, a bateria do seu notebook não vai carregar e ele, aos poucos, vai acabar desligando. Além disso, vale destacar que o DC jack é uma peça bem delicada.

Desse modo, então, ela requer muito cuidado ao longo do uso no dia a dia, já que o mau uso pode implicar uma série de problemas.

DC jack com mau contato: o que fazer?

Como qualquer outra peça de um notebook, o DC jack pode apresentar alguns problemas ao longo de sua vida útil. Nem sempre, aliás, são questões decorrentes do mau uso do usuário, mas também por outros motivos.

Um desses problemas, então, é o mau contato. Ele consiste na alternância entre o carregamento e não carregamento da bateria do seu notebook quando a fonte de alimentação está conectada tanto ao notebook quanto a uma tomada.

Tomada

Você, por acaso, já passou por essa situação? Digamos que, ao encaixar o plug da fonte de alimentação, percebeu que a bateria não começou a carregar.

E, então, ficou movendo o cabo do carregador, em busca de um posição que possibilitasse o carregamento. Muitas vezes, o cabo da fonte de alimentação precisa ficar isolado para que o carregamento aconteça.

Enfim, o que fazer em uma situação como essas? Pois bem, em um primeiro momento, não sabemos se o problema está exatamente no DC jack, porque também pode estar no próprio cabo do carregador.

Sendo assim, uma dica simples é testar um outro carregador, que seja compatível com o seu notebook, para testar. Se acaso o carregamento der certo, normalmente, então é muito provável que não seja o DC jack a peça com problemas, mas a fonte de alimentação.

Mas, se o mau contato persistir, então é realmente provável que o DC jack esteja com alguma falha.

Nesse caso, indicamos a você a compra de um novo DC jack, compatível com o seu notebook. E a troca, para que haja segurança e seja correta, é melhor que seja feita por algum profissional.

Lembrando que um modo de atestar a compatibilidade é verificando o código part number do seu notebook. Assim, você não corre o risco de comprar uma peça que não vai funcionar da melhor maneira.

Outros problemas no DC jack

O mau contato, infelizmente, não é o único problema que pode acontecer com o DC jack do seu notebook. Outras falhas podem surgir e você precisa estar atento a elas.

Se acaso a bateria do seu notebook não carregar, por exemplo, pode ser que haja algum problema com o DC jack. No entanto, o motivo pode ser outro, como uma falha na rede elétrica ou na própria tomada.

Sendo assim, verifique se a rede elétrica está funcionando normalmente e se a tomada em questão também está funcionando, testando outros aparelhos. Outra possibilidade é a própria fonte de alimentação estar com algum defeito.

Além disso, pode ser que o DC esteja com algum problema se acaso a luz LED da carga da bateria estiver piscando de modo alternado. Isso, aliás, pode até mesmo indicar um mau contato.

Também preste atenção à temperatura do seu notebook. O aquecimento demasiado pode indicar falhas no DC jack, embora outras questões também possam ser a causa disso.

Uma delas é o próprio mau funcionamento do cooler, a peça interna que atua refrigerando a máquina e conservando os seus componentes.

Muita atenção também a eventuais curtos-circuitos no DC jack. Se saem faíscas ao conectar a fonte de alimentação, para de usar de modo imediato. Problemas como esses podem causar até mesmo choques elétricos, algo a se evitar.

Atente-se também, do mesmo modo, ao cheiro de queimado, um outro sinal.

Por fim, jamais carregue a bateria do seu notebook se acaso o DC jack estiver solto. Essa peça precisa estar presa, de modo correto, à parte interna do notebook. Caso isso não aconteça, você corre o risco de sofrer um choque elétrico.

Como cuidar dessa peça

O bom cuidado com o DC jack pode prolongar a sua vida útil. Por isso, reservamos algumas dicas para você. Você deve, sempre, conectar e desconectar a fonte de alimentação do notebook com cuidado, segurando o seu plug.

Do mesmo modo, deve garantir o encaixe perfeito do plug, não permitindo folgas. Além disso, não exerça força sobre o DC jack, pendurando o cabo da fonte de alimentação entre ele e uma tomada.

Sem contar que isso pode até mesmo provocar a queda de alguma pessoa que passa pelo local.

Isso pode provocar danos. Por fim, nunca introduza qualquer objeto no DC jack que não seja o plug da fonte de alimentação.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o que fazer com DC jack com mau contato, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles