ícone compartilhar redes sociais
Mão segurando um componente eletrônico

Diferenças entre SSD e eMMC

Welysson

Categoria de armazenamento sólido que utiliza a tecnologia flash com a missão de armazenar dados em células de energia possibilitando com que qualquer transferência seja mais ágil, conheça o eMMC.

Esse é um recurso que possui outros componentes, consequentemente, há diferenças entre o SSD e o eMMC, logo, é fundamental entender o que difere entre essas tecnologias.

Quer compreender melhor sobre esse assunto, não é mesmo? Continue acompanhando com atenção esse artigo para descobrir tudo que sempre quis saber sobre o assunto.

Boa leitura!

O desempenho do eMMC x SSD

É interessante que o eMMC é capaz de atingir os 400 MB/s quando o assunto é transferência de dados, portanto, a sua velocidade é bem similar ao do SSD convencional. Entretanto, isso não significa que o desempenho é o mesmo.

De forma geral, o SSD recorre a um controlador bem avançado e eficiente, possibilitando que a transferência aconteça de maneira bem ágil e oferece excelente proteção e muito durável.

Saiba que o SSD faz a transmissão de informações em diversas vias, mas, o eMMC só possui uma via para realizar esse tipo de ação.

Pense em dois festivais de músicas com a mesma quantidade de indivíduos para entrar no local, porém em um dos espaços há uma única entrada e no outro possui diversas. Obviamente, aquele que tem a maior quantidade de entradas acaba colocando as pessoas para dentro muito mais rápido, certo? O mesmo acontece quando o SSD é comparado ao eMMC.

Qual tem a maior durabilidade? SSD ou eMMC?

Colocando em prática, a unidade de eMMC acaba tendo a mesma vida útil de um pendrive ou de qualquer outro SSD convencional, porém, é sempre importante considerar que a durabilidade do disco depende especialmente do seu uso e também da qualidade de cada dispositivo.

Apesar de tudo isso, o eMMC é muito mais barato e simples quando é comparado a fabricação do SSD e isso acaba sendo um ponto negativo para o componente, dado que quando o produto tenha origem questionável, a sua durabilidade pode ser bem baixa, sendo assim, é essencial se atentar nessa questão, pois, é comum sofrer com defeitos.


A diferença em tamanho

O eMMC é um derivado de cartão de memória cujo padrão vem de uma tecnologia mais antiga, ou seja, não pode alcançar a capacidade do SSD.

Os drives dessa categoria vão acabar aparecendo em:

• 8;

• 16;

• 32;

• 64;

• 128.

Ainda que unidades mais amplas não sejam impossíveis, certamente, acabam apresentando alto grau de dificuldade para realizar o gerenciamento e o custo vai ser muito mais elevado. Desse modo, o SSD acaba sendo uma alternativa que apresenta mais um benefício que o eMMC não é capaz de proporcionar, certo?

O SSD é muito maior e, geralmente, as unidades cuja capacidade é baixa vai girar em torno de 120GB e pode chegar até 2TB.

SSD e eMMC: As principais vantagens e desvantagens

Custo

Como já mencionado previamente, o eMMC vai custar bem menos, tanto em produção, como também na hora de colocar no dispositivo, portanto, essa é uma vantagem quando comparado com o SSD.

Velocidade

Embora seja mais barato, a velocidade do eMMC não é alta, como já explicado, o SSD é bem mais ágil, portanto, o custo alto é algo que vale à pena ser pago no momento de escolher entre essas duas opções.

Essa diferença entre SSD e eMMC já é grande quando o SSD é convencional e se for considerar o SSD de tecnologia PCIe, seguramente, esse diferencial será absurdo, visto que esse componente atinge uma velocidade de leitura gigantesca.

Substituição

Outra questão que precisa ser considerada é que é mais fácil realizar a troca do SSD por algo que seja mais moderno e de alta capacidade do que substituir o eMMC, já que se trata de uma categoria de armazenamento cuja aplicação se dá em placa.

Não há nada de errado com o eMMC, mas o SSD é melhor

É importante compreender que as diferenças entre o SSD e eMMC são gritantes, logo, o SSD acaba ficando em uma posição melhor quando comparado ao eMMC, porém, isso não significa que o eMMC é ruim.

Da mesma forma que ocorre com o cartão SD, não é todo armazenamento do eMMC que passa pelo mesmo processo de formação, alguns vão ser mais lentos do que outros e isso é normal. Entretanto, não importa qual é o eMMC, todos vão ser menos ágil quando colocado ao lado do SSD convencional.

Ainda que o eMMC permita economizar um pouco mais de dinheiro, o SSD acaba sendo um investimento que vale a pena e não há questionamento sobre isso.

Adquira aquele que atenda às suas necessidades

Considerando as diferenças entre o SSD e eMMC é ideal comprar o SSD e não o eMMC?

Entenda que isso não é algo que precisa ser realizado, seguramente, o SSD é uma opção mais interessante, mas, tudo acaba dependendo de quais são os seus objetivos, isso significa que é necessário considerar seu propósito com a máquina em questão.

Pensando que a sua busca é por um modelo mais simples, que não exige alta capacidade de processamento e bem funcional, escolher por um aparelho que disponha do eMMC poderá ser válido e em nenhum momento será um negócio ruim.

No entanto, se o objetivo é adquirir um notebook que vai exigir mais em desempenho ou que precisa ter alta capacidade de armazenamento e de transferência de dados, seguramente, a escolha perfeita é o SSD, embora tenha um custo maior.

Se você está procurando por SDD de alta qualidade ou notebook com eMMC, a bringIT proporciona as melhores alternativas para você. Praticamos excelente preço de mercado. A loja é especializada nesse tipo de solução e é aqui que você encontra tudo que precisa para o melhor desempenho da máquina.

Visite agora mesmo a nossa plataforma online e conheça nossos produtos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *