ícone compartilhar redes sociais

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente?

Welysson

Você já ficou sem usar seu notebook por medo de usar uma fonte de notebook diferente da original?

Quando a bateria não funciona direito ou a esquecemos em casa, bate o receio de usar a fonte de outro notebook ou até mesmo comprar uma nova.

Nesse texto nós vamos te explicar como identificar as características de uma fonte compatível com o seu equipamento. 

É comum algumas pessoas pegarem o carregador emprestado de um amigo (que aparentemente é compatível com o carregador original).

Em outros casos, há consumidores que apenas compram a primeira fonte que encontram em uma loja de equipamentos eletrônicos sem verificar se a nova fonte é realmente compatível com a original.

É importante ficar atento às especificações técnicas do seu notebook e da fonte original para evitar danos ao equipamento.

Os principais pontos a serem considerados são a corrente (amperagem) e a tensão (voltagem), que devem ser compatíveis com as características originais.

O que poucos sabem é que a utilização de um carregador errado pode causar danos ao aparelho e, até mesmo, diminuir o seu rendimento. Por isso, para garantir que o seu notebook continue funcionando normalmente, é importante conferir alguns detalhes antes de substituir a fonte.

Carregador para Notebook Acer

Conheça as especificações das fontes de notebook:

Na bringIT você encontra fontes para notebooks das principais marcas disponíveis no mercado com ótimo custo-benefício.

Clique para compre online e receber em casa!

Tensão ou Voltagem

A tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos, medida em Volts (V). Quanto maior for a voltagem de um aparelho, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma.

Corrente ou Amperagem

É o fluxo de elétrons em um condutor, medida em Ampères (A).

Por exemplo, quando aumentamos a tensão, poderemos fazer com que mais energia possa fluir, mantendo a mesma corrente.

Potência: 

É definida como a rapidez com que um trabalho é realizado, medida em Watts (W).

Todas estas informações ficam disponíveis na etiqueta da fonte como indicadores de “OUTPUT“, pois indicam a voltagem e amperagem que a fonte é capaz de fornece para o notebook.

Se você perdeu a fonte original, pode procurar as etiquetas do notebook, nela esses números são indicados como “INPUT“.

Dicas para encontrar a fonte de notebook compatível

  • A Corrente ou Amperagem (A) deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original.
  • A Tensão ou Voltagem (V) deve ser IGUAL a da fonte original.
  • A Potência, resultado da multiplicação da amperagem pela voltagem (A*V), deve ser MAIOR OU IGUAL a da fonte original.

Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V – 3.42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V – 5.0A.

Posso usar uma fonte no notebook com amperagem diferente?

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Quanto à amperagem “extra” não há nenhum problema, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento.

Ficou com alguma dúvida? Nos envie seu comentário!

Gif com os principais produtos vendidos pela Bringit, que são peças e acessórios para notebook.

159 respostas

  1. Eu tenho uma dúvida: as fontes possuem uma tolerância para mais ou para menos em relação a tensão? Já testei diversas fontes de 19V que dão 19.2, 19.7, até 20V…

  2. Olá, Marciano!
    Inicialmente, o seu notebook pode funcionar normalmente. A questão é que a longo prazo o aparelho pode apresentar problemas de mau funcionamento pode estar sendo alimentando por uma fonte que forne mais energia do que ele realmente precisa. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página no Facebook.

  3. tenho um notebook vaio, a fonte original dele anda esquentando muito e fazendo barulho, no meu caso tenho duas fontes com a mesma amperagem, uma de um notebook da positivo e a outra de uma tv lg flatron, testei apenas a da tv e conectou e esta carregando normalmente o notebook…

    sendo da mesma amperagem posso utilizar essa fonte “alternativa”

    obrigado.

  4. Olá, Carlos!
    Não há nenhum problema se a amperagem da fonte alternativa for maior do que a original. No entanto, você deve prestar atenção na voltagem do aparelho que deve ser exatamente igual.
    Caso ela ela seja maior ou menor o seu aparelho pode até funcionar normalmente inicialmente, mas a longo prazo pode apresentar problemas de mau funcionamento. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página no Facebook 🙂

  5. minha fonte he de 120w 18.5A 6.5A. medindo a amperagem no voltimetro ela não chega aos 6.5
    e tem no maximo um pico de +- 2.4A e depois fica oscilando muinto na faixa do zero . E por causa disso que meu note nao sobe o windows, e so o coller fica ligado. grato pela atenção…..nelson

  6. Olá Nelson! Provavelmente sua bateria esteja com defeito realmente, para melhor desempenho e funcionamento do seu notebook será necessário a troca desta peça! Qualquer dúvida estamos à disposição! 😉

  7. amigo boa tarde, comprei hoje uma fonte pra meu notebook, com a mesma voltagem do original, só que com a amperagem maior, deixei lá ligado, com meu filho utilizando, agora recebi uma mensagem de minha esposa que o not tinha desligado, e não estava ligando mais!! será que tem a ver com a fonte que comprei? só o que muda é a amperagem!! que é mais alta o not e de 2 e alguma coisa, e o da fonte é de 3,42A!!

  8. Olá Jefferson! O fato da amperagem maior de sua fonte não apresenta perigo para o notebook, a única coisa é que a Voltagem deve ser a mesma ou equivalente. O senhor tentou ligar o notebook ligado apenas na tomada? Caso o senhor remova a bateria e ligue a fonte na tomada e ele funcione normalmente, o problema pode estar na bateria. Encaminhe um e-mail para atendimento@bringit.com.br para que possamos analisar melhor o que pode ter acontecido! Qualquer dúvida estamos à disposição!

  9. Estou usando um note Itautec que era de minha filha, agora reparei que está com problemas na alimentação. ao buscar opções, encontrei as dicas de vocês e fiquei preocupado, pois no Note consta 19V – 3,42A e no carregador consta 20V – 3,25A. Pelas dicas, a voltagem teria que ser a mesma e a amperagem teria que ser igual ou superior. No caso está tudo errado. Talvez tenha sido esta a origem do problema, como vcs disseram, funciona um tempo, depois rrrrrr. O que posso fazer?

  10. Olá, tenho um Asus X102ba e sua fonte parou de funcionar. Ela tem seu Output: 19v 1.75a. Minha dúvida é posso comprar uma fonte 19v 2.1a ou até mesmo 19v 3.42??? E se não funcionar o problema não terá sido fonte? É isso? Grato!

  11. Olá João! Sim, é possível trocar a fonte por uma com amperagem maior que ela funcionará normalmente! Só é necessário atentar para que a voltagem seja igual! Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 🙂

  12. ola. tenho um net e esta sem fonte a amperagem dele é +9.5v—2.315A,22w
    queroa saber se posso utilizar uma fonte de 18.5v(18.5v)—-3.5A

  13. Olá , tenho um notebook positivo no qual a fonte original acabou queimando , levei a um técnico e ele me vendeu uma fonte da toshiba e ainda trocou minha bateria dizendo que a mesma estava viciada , o problema começou quando eu estava usando a fonte nova e do nada ela parou de passar energia pro notebook , e se eu tiro ela da tomada e coloco de novo ela até pega por um pequeno tempo mas logo depois desliga novamente , e também o meu notebook está gastando bateria mesmo desligado , tem horas que eu estou usando ele e do nada ele desliga na minha cara , e quando eu consigo ligá-lo novamente a bateria que estava em 87% , volta pra 10% , tudo isso em menos de 10 minutos.
    Eu queria saber se tudo isso acontece por eu estar usando uma fonte da toshiba em um note da positivo
    Obs: Eu levei a fonte pra outro técnico em eletrônica e ele me falou que ela só está passando uns 17V pro notebook , A minha fonte é uma da Toshiba INPUT: 100-240v~1.5A OUTPUT: 19v – 3,42A ela bate com todos os requisitos do notebook , e mesmo assim tá dando esse problema .

  14. Olá Adson! Não, caso a fonte tenha a mesma voltagem e amperagem maior ou igual a sua original, ela não deve apresentar problemas. Aconselhamos que entre em contato e acione a garantia da fonte comprada, pois provavelmente ela esteja apresentando defeito. Qualquer dúvida estamos á disposição! 😉

  15. Olá. Minha fonte do meu notebook Acer Aspire 5050 com as especificações 19V e 3,42A deu problema e devido a isso estou querendo saber se utilizar uma outra fonte de um notebook da HP da serie 6000 com as especificações 18,5V e 3,5A poderá ocasiona algum problema no meu notebook? OBS: Ambas as fontes tem a potencia de 65W. Na matéria acima disseram que se a voltagem da fonte for menor do que a voltagem do carregador original o notebook pode apresentar alguns problemas. Minha pergunta é: Se eu reduzir o brilho da tela do notebook bem como utilizar programas que economizam a energia do notebook como o Tuneup, este problema é eliminado?
    Quais as dicas que vocês podem me ajudar?

  16. Olá Francisco! Infelizmente não é possível, é necessário utilizar sempre a fonte de mesma Voltagem, a Amperagem pode ser sempre maior ou igual, nunca menor. No seu caso, utilizando uma voltagem menor pode ser prejudicial ao seu notebook e também a fonte. Qualquer dúvida estamos à disposição!

  17. Ola,
    A fonte do meu asus k45vm queimou. As especificações são 19 V DC, 4.74 A, 65 W ((Dual Core)) (informações do site da asus).
    A minha duvida é o seguinte, só para confirmar. Eu só estou encontrando fontes que se diz original de 19v 3.42a 65w… Se multiplicar a potencia da informação da asus daria 90w. Na fonte original só consta 19v 4.74a o que daria 90w… O que eu não estou entendendo ai é esse dual core. Fiz algumas pesquisas no Google mas nada diz respeito a uma fonte dual core. O k45vm possui um i7 quad core (com mais 4 virtuais se não me engano..) e utilizo ele exclusivamente para jogos (24h ligado, só reinicio se algum programa/instalação pedir ou por falta de energia).
    Teria algum problema utilizar essas fontes de 3.42a ?

  18. Olá, Bom eu recentemente adquiri um Notebook Sony Vaio modelo vpcf136fm, mas adquiri sem o carregador e estou em duvida qual é o carregador dele, só sei que a voltagem é 19.5v mas não sei a amperagem correta vocês poderiam me ajudar pois to com medo de comprar errado e estragar o notebook.

  19. Olá, boa tarde.

    Tenho uma dúvida: Qual a diferença entre a amperagem de entrada e saída?
    O ponto de ter amperagem igual ou superior serve para ambas?

    Pois eu tinha uma fonte que queimou que no Input consta: 50-60HZ 2.0A e Output 19V – 3.42A.

    Troquei por uma idêntica, a diferença está somente na amperagem do Input que ao invés de 2.0 está 1.5

    Grato pelo auxílio, desde já

  20. Olá, boa tarde.

    Tenho uma dúvida: Qual a diferença entre a amperagem de entrada e saída?
    O ponto de ter amperagem igual ou superior serve para ambas?

    Grato pelo auxílio, desde já

  21. Olá Thiago! A Amperagem da fonte, deve ser igual ou maior do que a existente na informação “Output” embaixo do seu notebook. Caso a amperagem seja menor, ela não funcionará com 100% do seu desempenho. Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀

  22. Olá Thiago! A Amperagem da fonte, deve ser igual ou maior do que a existente na informação “Output” embaixo do seu notebook. Caso a amperagem seja menor, ela não funcionará com 100% do seu desempenho. Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀

  23. Olá Ezequias! Embaixo do seu notebook, existe a informação “Output”, onde existe uma voltagem e uma amperagem embaixo dele, é possível verificar lá mesmo qual a necessidade do seu notebook. Lembre-se: a voltagem deve ser sempre igual, já a amperagem pode ser igual ou maior para o funcionamento da fonte. Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀

  24. Bom dia, utilizei uma fonte no meu computador com menor Voltagem. Ele não liga mais. O que pode ter acontecido?

  25. Olá Flavia! Ele não liga nem com uma fonte com amperagem que precisa? Pois a sua fonte pode não estar gerando a energia necessária para ligar o notebook. Aconselhamos que tente novamente com uma fonte com Amperagem igual a necessária, ou até mesmo uma equivalente. Estamos à disposição! 😀

  26. Boa noite,
    Tenho um notebook de 19V – 3,42A. Porém, a bateria dele é de 14,8Vdc. Existe algum problema de usar uma fonte de 16V nele?
    OBS: A bateria é original.
    OBS: Fiz um teste e com uma fonte de voltagem maior, 19V, a bateria não carrega. Porém, com 16V ela carrega mas mais lento.

  27. Olá Neto! O aconselhável é utilizar uma fonte com exatamente as mesmas especificações do seu notebook ou com uma Amperagem maior, para evitar danos ao mesmo. Embaixo do notebook existe informações de “Output” onde é possível verificar exatamente o que é necessário para o seu notebook. Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀

  28. Boa noite!

    Antes de tudo gostaria de parabenizar pela ajuda que nos dá através deste Site.

    Eu tenho um notebook onde possui um cooler de 5V e 0.43A 3500RPMS (fazendo barulho). Eu estou tentando encontrar um cooler com a mesma especificação mas não tenho encontrado.

    Posso trocar por um cooler com a especificação de voltagem 5V e 0.1A-0.2A 3500RPMS?

    Obrigado

  29. Uma bateria defeituosa pode queimar o carregador do.notebook?
    Comprei uma bateria com as mesmas especificações da original e quando estava carregando com o notebook ligado , o carregador estourou e queimou.
    O que não entendo tambem é que o carregador é 19 v , o net é 19 v e a bateria ( de fábrica) é 10v

  30. Bom dia,
    Comprei um notebook para games da MSI, infelizmente o plug da fonte quebrou, eu não encontro nenhuma fonte compatível com o mesmo. As especificações dela são 19.5v e 9.2A, um total de 180w. A mais proxima que encontrei foi 19.5V e 6.62 A. Vocês possuem alguma sugestão de como devo proceder?

    Desde já muito obrigado.

  31. Boa noite! Tenho um notebook que apresentou falha no hd e tenho utilizado uma fonte de 19v quando o notebook pede 20v. Ha a possibilidade de carregador afetar o hd e outros componentes?

  32. Olá boa noite, tenho um carregador de notebook Sony vaio de 19,5V 6,2A e gostaria de saber se um carregador de 19,5V e 4,35A é compatível visto que eu não tenho bateria no notebook, seria diretamente da energia.

  33. Oi Claudemir, agradecemos ao elogio! Indicamos que encontre o cooler com as mesmas especificações técnicas que o atual. Me informa o modelo do seu notebook, vou verificar se temos um compatível aqui na bringIT

  34. O meu carregador original quebrou que é entrada 100-240V – 1,5A 50-60hz / saída 19v:3.16 3,6A

    e quero substituir por um: Entrada: 100-240V, 50-60hz – 1,7A
    saída: 19V : 3,43A, posso?

  35. Boa noite!
    Fiz justamente o recomendado porém peguei a fonte de um Dell ultrabook 14z de 19v e 4.62a e coloquei num Dell latitude com fonte original de 19v 3.34a, inicialmente ligou normal porém desligou sozinho e agora quando pluga a fonte mesmo sem bateria o mesmo liga, desliga e os leds capslock numlock e scrolllock ficam piscando, até se desplugar a fonte. O que pode ter ocorrido o latitude é core 2 duo e o ultrabook é i3. Pelos seus comentários a fonte deveria atender mesmo sendo de 4.62a…

  36. Olá, a minha fonte original era de 19V, consegui uma fonte com 19,5V e amperagem maior. Você acha que pode dar problema? Ainda não consegui achar uma de 19 V correta.
    Obrigado.

  37. Boa noite! Tenho um sony vaio e ontem a minha fonte queimou, peguei a fonte da minha televisão que também é sony e tem as seguintes especificações:
    INPUT: 100V-240V~1.4A (1,4A) 50/60Hz
    OUTPUT: 19.5V 3.06A

    Já a fonte do meu notebook tem as seguintes especificações:
    INPUT: 100V-240V~1.5A 50-60Hz
    OUTPUT: 19.5V(19,5v) 4.7a

    A voltagem é a mesma, a única diferença é na amperagem que da fonte da televisão é 3,05A e do computador é 4,7A. Gostaria de saber se posso usar ela por uns 3 dias sem danificar a bateria. É recomendável apenas recarregar ele desligado ou posso usar normalmente com a fonte usando a fonte da televisão?
    Obrigado!

  38. Eu tenho um notebook lenovo e a fonte dele é 20v, porem essa fonte ficou com defeito e comprei uma fonte da asus de 19v mas as outras especificações são igual o que muda é so a voltagem. Tem algum problema essa diferença de 1v?

  39. Minha dúvida é minha fonte original é de 19V 4.7A / 90W, é a que eu comprei é de 19,5V 4,62/90W.. Teria algum problema ? meu notebook é da hp, a fonte é da dell !

  40. Posso usar uma bateria com pouca voltagem de diferença para a original do meu notebook ?
    Pouca não 5 volts de diferença.
    ? Desde já agradeço.

  41. Tenho um notebook Intelbras i410
    a fonte original é
    UF-65W3P(19.0)2A1
    Entrada: 100-240v – 50/60Hz 1,6A
    Saida +19v =3,42A

    A fonte que comprei é
    UF-40W2p(19.0)9B1
    Entrada 100-240v- 1,0A 50-60Hz
    Saida +19v = 2,1A

    Posso usar essa fonte ou danificara meu notebook lembrando que ele está sem bateria pois ta ligado direto na tomada e pensei em ligar no estabilizador pois não encontro a bateria pra ele.
    A fonte serve ou pode queimar o PC.
    Att. Joelson

  42. Estou em dúvida possuo um notebook Lenovo G40-70 com fonte 20v 2.25A preciso de outra porém as opções são 20V 3.25A 65w e 20V 4.2A 90w qual seria a mais adequada para compra?

  43. Olá Wagner! Ambas são compatíveis com seu notebook, pois o que é necessário ser igual é a voltagem. A amperagem tem que ser igual ou maior, portanto as duas satisfarão sua necessidade!

  44. Olá. Tenho um notebook da LG Ultra Slim (19v 2.1a.. 50-60Hz), e minha fonte parou de funcionar. E achei uma Fonte de 19v 2.1 45/65W (Samsung). Tenho medo de comprar essa, e depois de alguns dias dar problema, tanto na fonte,quanto no notebook. Ela é compatível com a minha, se não, qual poderá ser?

  45. Parabéns pelo exelente artigo. A explicação é perfeita e exata pra não se errar na hora de comprar uma fonte de alimentação para Notebook. O exemplo que foi dado no final é de perfeito entendimento até mesmo para pessoas leigas neste assunto.

  46. Olá gostaria de saber se posso ligar meu notebook no caminhao q e 24 volts e na fonte original diz q a saída é 19 V…
    Oq vai acontecer se eu ligar ele direto no 24 V sem a fonte..?
    E se eu ligar só em uma bateria de 12 V funcionará também?

  47. Gostaria de saber quais os danos causados ao aparelho se eu usar um carregador com voltagem maior?

  48. ola amigo minha duvida e o meu notebook e um dell inspiron 14 3421 entao amperagem da fonte dele original w65 19.5 3.34A entao a fonte dele queimo entao estou com uma fonte de outro dell mais a amperagem e diferente e de 4.62A

  49. Olá Fabricio! Não tem problema, a Amperagem da fonte ser maior até carregará mais rapidamente seu notebook! O que pode causar defeito é a amperagem menor, que não é seu caso! 😉

  50. Olá Arnaldo! Infelizmente não é possível, nas duas opções podem causar defeitos ao seu notebook! Aconselhamos apenas que utilize uma fonte com 19V para evitar danos à sua fonte! 😀

  51. Olá Litiane! Caso a fonte tenha exatamente essas especificações informadas será sim compatível com seu notebook! Pedimos que verifique também se o pino da fonte será o mesmo que o seu original. Com essas informações e confirmadas as compatibilidades, não terá problema algum ao usar! 😀

  52. Uma amperagem maior fará com que a carga da bateria seja recarregada mais rápido, se comparado a amperagem padrão do notebook?

  53. Tenho um Sony Vaio e recentemente meu cãozinho comeu fonte! Não encontrei uma fonte da Vaio em lugar nenhum. Um vendedor, então, me ofereceu uma da LG. Com voltagem igual (19.5) e amperagem maior (a minha tinha 3.3 e a deles 4.2). Estranhamente, o notebook desligava sempre que eu tentava mexer, isso ocorreu logo após o carregamento completo com a nova fonte. Voltei a loja e ele me deu uma nova fonte, com amperagem menor (3.5) e voltagem menor também (18.5), até agora o notebook esta funcionando perfeitamente. Mas estou com medo de trazer problemas posteriores. Liguei até para um técnico, pois acredito que já fosse um problema anterior que só ocorreu agora. Será que pode causar algum problema essa voltagem menor?

  54. Olá Fernanda! A longo prazo pode sim, pois a voltagem tem que ser exatamente a mesma da sua fonte anterior, essas informações estão disponíveis embaixo do seu notebook! A voltagem e amperagem necessárias para o seu modelo de notebook funcionar normalmente. Peço que por gentileza verifique e informe ao seu vendedor esses dados! 😀

  55. Olá tenho o notebook gamer asus g73sw bst6 (nao tenho a fonte original pois comprei segunda mão e o cara n tinha) usei uma fonte de 65w funcionava normal ate o not pra google e tals mas quando entrava ne jogos ele desligava e a fonte tava quente uns dias depois fui jogar LOL ai o pc desligou e a fonte queimou
    QUAL FONTE DEVO USAR NELE ? :/

  56. Olá. Tenho um Notebook CCE Win D35B, já tem algum tempo que a fonte aparece dar alguns problemas, fica piscando quando eu plugo ao note, quando eu plugava ficava piscando mas eu conseguia ligar o notebook ao ficar apertando várias vezes o botao power e ligava normal, eu ligava sem a bateria, pois a bateria estava viciada e então eu ligava o note através da tomada. Um certo dia a energia acabou e quando voltou a fonte continuava a piscar mesmo sem estar plugado ao notebook, testei em outra tomada e continuava a piscar. A voltagem do meu notebook é 20v 3.25a, tenho que comprar uma nova fonte com essa especificação? A fonte também é 20v 3.25a que veio junto ao notebook. Pode ser qualquer fonte, mas que seja com essa voltagem?

  57. Olá! Tenho um Notebook da Dell com fonte de 19,5v 3,34a, como estou com problemas na bateria, estou usando direto na fonte, teria algum problema usar uma de 4,62 amperes, mesmo usando por período longo? Grato

  58. Olá Gustavo, embaixo do seu notebook existe uma etiqueta com a palavra input, e após ela tem alguns valores de voltagem e amperagem! Esses valores são os necessários para o funcionamento do seu notebook, caso utilize uma amperagem menor, acaba ocorrendo os problemas que o senhor informou! Aconselhamos que verifique se a fonte que você possui, tem as mesmas especificações necessárias para o funcionamento do notebook.

  59. Boa tarde, o carregador do meu netbook Toshiba NB 510 avariou (características input: 100-240v – 1A 50-60hz; output: 19V- 1,58A 30W) e começei a carregar com carregador Toshiba antigo (características input 100-240V 50-60hz 1,5A; output 19 – 3,95A), existe algum problema?!? Cumprimentos

  60. Olá Hugo! Nesse caso, não existe problema. Como a amperagem é maior, o notebook vai carregar normalmente e, inclusive, mais rápido. Obrigado pelo contato! Estamos à disposição 😉

  61. Olá.
    A bateria do note descarregou e usei um adaptador para carregar (daquele com várias voltagens) posicionei na voltagem 19 que é igual do note, mas durante o uso meu filho mudou para 20 e a tela apagou. Será que queimou a tela??

  62. Olá Rosângela! Neste caso, o problema pode ter ocorrido na fonte ou em algum outro componente do seu notebook. Se tivesse posicionado para uma voltagem menor que 19, não haveria problema em princípio. Mas, no seu caso, deve ter feito algum estrago, contudo, só com essas informações, não podemos afirmar que tenha queimado a tela. Se puder nos passar mais informações, poderemos responde-la melhor. Obrigado pelo contato!

  63. Olá Carina! Não recomendamos a utilização da fonte de notebook para fornecer energia para outros aparelhos. Contudo, verifique se a voltagem, a amperagem (igual ou maior) e o plug da tomada forem compatíveis, se sim, pode ser usado. Muito obrigado pelo contato 😉

  64. Bom dia,
    tenho um vaio, e a fonte dele é 19,5v, e a bateria 14,4 v. Isto pode comprometer o desempenho da bateria?
    Obrigada

  65. Olá Sabrina! Nesse caso, a diferença de voltagem entre a fonte e a bateria não compromete o desempenho da bateria. A amperagem da fonte pode ser a mais alta, pois o equipamento só vai consumir aquilo que ele precisa e o excedente não irá interferir em nada. Só verifique qual é a tensão do seu notebook. Espero ter te ajudado 😉

  66. Olá,
    Minha fonte Lenovo parou de funcionar, comprei outra. A única coisa que diferencia é a INPUT que a velha é 1.8A e a nova é 1.5A. Pois com a nova ele nem liga.

    Antiga: Input: 100-240V – 1.8A 50-60Hz
    Output: 20V 3.25A

    Nova: Input: 100-240V – 1.5A 50-60Hz
    Output: 20V 3.25A

    Essa diferença no INPUT está correta? Medi a saída do carregador e está dando 20V.
    Obrigado.

  67. Olá Rodrigo! Nesse caso, essa informação de Input não vai dar incompatibilidade. Pois, tem que ser igual ou maior a voltagem do output. Deve ser defeito na fonte que você comprou mesmo. Espero ter ajudado 😉

  68. Olá, a fonte original do notebook(DELL) tinha as seguintes informações:
    Input: 100~240v ~1.6A 50-60Hz
    Output: 19.5V – 3.34A

    Adquiri uma nova, porem universal, com as seguintes informações:
    Input:110-240V ~1.5A 50-60Hz
    OutPut: 12V~24V(selecionavel)4.5A

    é notavel que as configurações da nova, são superiores, porém a bateria nao carrega, apenas mantem a carga, e o notebook nao reconhece a fonte na bios. Esse problema seria por causa de que notebooks Dell aceitam apenas fontes originais? Obrigado.

  69. Olá Eduardo! Na verdade, não é que a Dell aceite apenas as originais, mas as universais não são aconselháveis porque elas podem não ter as especificações necessárias do seu notebook. Deve ser por isso que o seu notebook não está carregando. Espero ter ajudado 😉

  70. Prezados, a fonte do meu notebook tem as seguintes especificações:

    > 100-240V~1.5A 50-60Hz.
    > 19V – 4,74A

    Contudo, ao comprar outra original, veio o seguinte:

    > 100-240V~1.4A 50-60Hz.
    > 19V – 4,74A

    Gostaria de perguntar se esta diferença, de 1.5A para 1.4A representa algum problema para o notebook, pois aparentemente está funcionando normalmente.

  71. Olá Marcos! Nesse caso, não apresenta problema. Os valores de input (100-240V~1.4A 50-60Hz) não interferem na compatibilidade e sim, os valores de output (19V – 4,74A) que, no teu caso, são iguais. Obrigado pelo contato 😉

  72. Olá! Comprei uma fonte universal ac adapter jt-120w quem tem seletores de saída de voltagem que vão de 12v a 24v.

    A minha bateria é de 19V a 2.1A.

    Selecionei a saída para 19V e a bateria carrega mas muito lentamente e desde então notebook descarrega em meia hora quando a bateria ainda está com 53% de carga.
    A questão é que medi com um multímetro digital a saída e dá 20v aos invés de 19v (selecionado).
    Porém quando eu seleciono a saída da fonte para 18v no multímetro marca como sendo 19v. Mas dessa forma no not aparece “conectado mas sem carregar”!

    Verifiquei o desgaste da bateria no Aida64 e tá dando 58% de desgaste.

    A questão é que antes da troca da fonte a bateria funcionava normal e segurava umas 3 horas.

    Antes da troca o not ficou parado uns 15 a 20 dias com a bateria interna descarregada, então será que foi a descarga total zero que danificou a bateria ou foi a fonte mesmo?

    Grande abraço e parabéns pelo site!

  73. Olá Gil! Quanto as fonte universais, é recomendado evitar a sua utilização, pois a maioria não conseguem cumprir rigorosamente a voltagem configurada e podem danificar o seu equipamento. As fontes universais não são recomendadas pois não possuem exatamente a voltagem e amperagem necessárias para o funcionamento do notebook e essa alteração na voltagem e amperagem dela pode danificar a peça e a bateria.
    Com relação à sua última dúvida, não é recomendado deixar a bateria com nenhuma carga, mas não deve ter sido esta a causa pelo problema de carregamento. Recomendo fazer um teste com uma fonte indicada para o seu modelo de notebook para ter certeza. Obrigado pelo contato! Estamos à disposição 😉

  74. Oi, eu comprei o carregador universal para o meu notebook, esqueci de olhar as informações, meu notebook requer potência de 65w corrente de 3,42 e voltagem de 19V, os dados no carregador são 120w/100w/96w/90w/70w, com entrada (input) de 100V-240V-50/60Hz 1.5A máx e saída (output) de 12/15/16/18/19/20V/24V. Eu ajustei a voltagem do carregador para 19V , é a única coisa que dá pra ajustar, o problema é que ele tá esquentando muito e senti cheiro de queimado, eu acho que ele pode estar fornecendo a corrente do meu notebook que é maior do que a dele, daí, ele pode superaquecer e queimar não é? Bom, minha dúvida é se esse carregador pode queimar ou acontecer algo danoso a ele ou ao notebook

  75. Olá Pedro! Com relação à sua dúvida de estar oferecendo uma corrente maior que a do seu notebook, não causa problema, pois a corrente que a fonte tem capacidade para fornecer poderá ser maior que a solicitada pelo notebook, um equipamento que tem na sua etiqueta uma solicitação de carga de 3,5 Ampéres só usará os 3,5 A, mesmo que a fonte possa fornecer 4 A. (veja mais neste post: https://bbaterias.com.br/bateria-notebook/dicas/como-funciona-a-fonte-de-energia-do-notebook). Contudo, quanto as fonte universais, é recomendado evitar a sua utilização, pois a maioria não conseguem cumprir rigorosamente a voltagem configurada e podem, sim, danificar o seu equipamento. As fontes universais não são recomendadas, pois não possuem exatamente a voltagem e amperagem necessárias para o funcionamento do notebook e essa alteração na voltagem e amperagem dela pode danificar a peça e a bateria. Espero ter ajudado 😉

  76. Boa tarde. Quer dizer que não há problema em utilizar uma fonte de notebook (acer aspire 5741z) de 65W – 19 V – 3.42A em um netbook (acer aspire d257) cujo carregador original tem a especificação de 40W – 19V – 2.15A? Obrigado pela atenção. Nelson.

  77. Oi Boa tarde. Eu ganhei estes dias um notebook samsung sem o carregador, e eu tenho um do Acer Aspire(vou ter que trocar o pino) com (19V 3.42A 65W) mais o original é (19V 3.16A – 60W) que da uma pequena variação na amperagem para maior, em torno de 0,26A existe algum problema nesta situação, se não o que exatamente faz esta amperagem a mais no notebook, pois eu vim em um site que não pode ter amperagem diferentes pelo meno nos celulares.
    Obrigado

  78. Olá Edson! O indicado é que a amperagem seja igual ou maior, pois, apesar de ser pequena a diferença, no final diminui 5W e, a potência (W) também deve ser maior ou igual ao da fonte original. Na prática, o seu notebook irá demorar mais para carregar e poderá dar problemas de superaquecimento. O recomendado é comprar a fonte compatível para seu notebook, nós podemos lhe ajudar nesta questão: https://www.bringit.com.br/baterias/samsung.html?utm_source=blogbringit&utm_medium=respostas&utm_campaign=conteudo 😉

  79. Olá mto boa noite a todos.

    Sei que fontes dos notebooks acer são padrões únicos de pinagem.

    Gostaria de saber se são padrão tbm em

    Input > voltagem, amperagem e Hz
    Output > voltagem, amperagem e lps

    ???

    Grato

  80. Olá queria saber meu note e hp e estou sem carregador original comprei um novo no camelo se chama notebook power adapter nele tem vários volts não sei em qual colocar

  81. Olá Lais! Nesse caso, você precisa ajustar para que a voltagem do carregador seja igual a da sua bateria. Contudo, não recomendamos o uso de carregadores universais e, sim, um compatível com seu modelo de notebook. Se quiser adquirir um novo carregador veja nosso site (https://www.bringit.com.br/fonte-para-notebook/hp.html?utm_source=blogbringit&utm_medium=respostas&utm_campaign=conteudo). Também, neste post damos algumas dicas sobre a fonte do notebook:https://bbaterias.com.br/bateria-notebook/dicas/como-funciona-a-fonte-de-energia-do-notebook Espero ter ajudado 😉

  82. Olá!
    Gostaria de uma informação…
    A fonte do meu notebook é: 19V 4.74A 90W, posso usar uma universal 19V 4A 120W?

  83. Se o carregador é de 19v e ta caindo direto pra 15v funcionaria??
    pois tenho um acer o note para de carregar apos uns 3 munutos de carga, fui medir a fonte e ela estava com 19v depois de alguns minutos caiu pra 15v

  84. Adorei o site, me ajudou bastante! Comprei um carregador com as especificações de 19V 4.74A e 90W e o meu carregador tem output de 18.5V 3.5A e 65W. Pelo que eu li não há problemas em ter os amperes e Watts maiores, mas a voltagem maior pode ser ruim. Posso ter problemas na bateria dele com esse 0.5V a mais do carregador reserva?

  85. Bom dia Beatriz! Ficamos bastante felizes que você tenha gostado! Vai ter problemas sim, pois a voltagem deve ser igual. Pode causar defeitos sérios, inclusive na sua bateria, não é indicado você utilizar esse carregador. Obrigado pelo contato e pelo elogio 😉

  86. Quais são os problemas que podem ser causados aos componentes ao utilizar um carregador de amperagem menor? P.ex, minha GoPro fala no manual que o carregador ideal é o de 5V 1A. Se eu utilizar o carregar de outra câmera minha, que é de 5V 550mA, quais os riscos? Obrigado!

  87. Olá Phillipe! Risco não vai ter nenhum, porque a carga não vai danificar a máquina, mas ela pode não carregar ou acabar descarregando rápido demais. Por isso é importante utilizar um carregador que seja compatível com o seu aparelho. Obrigado pelo contato!

  88. Estou com uma séria dúvida: tenho um notebook gamer da MSI, cujo carregador estragou…o carregador original tinha as especificações: voltagem 19.5V, amperagem 9.2A e potência 180W

    Procurando em diversos sites, o carregador original custa na faixa de R$ 375,00-400,00….

    No entanto, encontrei carregadores similares, bem mais baratos (faixa de R$ 180,00-220,00), ou seja, quase a metade do preço, mas com as seguintes especificações: voltagem 19V, amperagem 9.5A e potência 180W….a voltagem é 0.5V menor, mas note que a potência é exatamente a mesma…

    Já li em sites que uma diferença de voltagem de até 0.5V estaria dentro de uma chamada “faixa de tolerância”, isso procede?
    Esse carregador similar trabalharia com a potência correta, ou ele utilizaria apenas até o limite de 9.2 A, o que resultaria numa potência de 174W???? Isso seria prejudicial???

  89. eu queria saber eu vou para santa catarina e la e 220V e aqi eu uso o meu carregador no 19 e la em qual eu uso??

  90. Olá Tauany! A maioria dos carregadores são bivolt (sendo compatível com ambas voltagens presentes no Brasil 110 V e 220 V). Para saber se o carregador do seu notebook é bivolt, é preciso consultar o manual do seu produto ou a etiqueta que fica no carregador. Procure pelos termos “entrada” e “imput”, e verifique o valor ao lado, se for 100-240 V o carregador é bivolt e funciona em ambas voltagens. Caso apareça somente um valor como só 110 V, para utilizar em uma tomada 220V será necessário o uso de um transformador, como explica nesse post https://bbaterias.com.br/noticias/ligar-um-aparelho-220-em-110-queima . voltagem que a fonte fornece para o notebook. 19 V é a voltagem que a fonte fornece para o notebook (output). Obrigado pelo contato!

  91. Olá, bom dia! Preciso comprar uma fonte para um notebook lenovo g480 e tenho 3 dúvidas:
    1. As especificações de entrada divergem em apenas 1 detalhe: fonte atual é de 100-240V – 1.8A, 50-60Hz, as da fonte pra venda:100-240V – 1.5A, 50-60Hz, há algum problema? ( As especificações de saída e potencia são as mesmas);
    2: Posso comprar a fonte citada acima e aproveitar apenas o cabo carregador? (o defeito da atual é apenas o plugin).
    3. Posso comprar uma fonte com uma potencia maior?
    Agradecida!

  92. Olá Iara! Primeiro você deve verificar qual é a voltagem da sua fonte, (os valores que são bastante comuns: 19V, 14.5V e 20V, por exemplo), pois o valor deve ser IGUAL, no nosso site temos com 19V e 20V https://www.bringit.com.br/fonte-para-notebook-lenovo-g480-238372.html?utm_source=blogbringit&utm_medium=respostas&utm_campaign=conteudo. Nas fontes existem dois valores de voltagem:
    * Input: informa o valor da tensão elétrica no qual a fonte pode ser ligada na tomada, a maioria das fontes são bivolts (100-240V), que é o caso da sua.
    *Output: é a voltagem que o carregador fornece para o notebook. Na hora de comprar uma nova, ela deve ser IGUAL ao valor da original.
    Agora respondendo a suas perguntas:
    1- Veja antes qual é a voltagem da sua bateria, se a original for 19V a nova deve ser 19V também. Se depois de você verificar qual é a voltagem, o valor da amperagem (A) for diferente, lembre-se: a amperagem deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original, então a fonte que você viu para venda NÃO é compatível, pois o valor da amperagem é menor que a original.
    2- É possível se o plug que vai conectado a fonte for igual, mas como a fonte em si não é compatível, só poderá ser usado o cabo. Se você quiser, é muito mais econômico adquirir apenas o cabo, como esses do link https://www.bringit.com.br/cabo-de-forca.html?utm_source=blogbringit&utm_medium=respostas&utm_campaign=conteudo.
    3- Por a potência ser o resultado da multiplicação da amperagem pela voltagem, deve ser MAIOR OU IGUAL.
    Obrigado pelo contato! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bringitce/ 🙂

  93. Olá… comprei um notebook usado q só funcionava na tomada… comprei na esperança de resolver esse problema… pois era zerado e o antigo dono n sabia resolver… e decidiu vender… ele e o carregador é 19volts… quando olhei a bateria é de 14 volts… seria esse o problema? Reconhece mas n carrega a bateria…

  94. Olá Leonardo! As voltagens da bateria e da fonte são diferentes, neste post explica melhor https://bbaterias.com.br/bateria-notebook/artigos-bateria/tem-diferenca-nas-voltagens-da-bateria-e-da-fonte-do-notebook. Temos um post que aborda exatamente o problema do seu notebook e as possíveis causas https://bbaterias.com.br/bateria-notebook/artigos-bateria/a-bateria-do-notebook-nao-carrega-mais. Se precisar adquirir um carregador, bateria ou DC Jack, conte conosco! Temos produtos com 10% off o boleto https://www.bringit.com.br/?utm_source=blogbringit&utm_medium=respostas&utm_campaign=conteudo. Espero ter ajudado! Obrigado pelo contato! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bringitce/ 🙂

  95. Olá minha fonte de um hp tudo em um é 19.5V 4.62A 90W e comprei uma que veio 19v 4.74A 90w, a nova veio com 0.5v a menos que a outra e a amperagem um pouco maior, teria problema?

  96. Olá Allan! Nesse caso, o problema de utilizar uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, é que o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook em geral e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria precisará de recargas cada vez mais frequentes, mas isso não causará danos ao seu notebook. 🙂

  97. Olá Abmael! A nova fonte deve ter a mesma voltagem da sua original, a fonte de 12V não consegue gerar a tensão suficiente para ligar seu notebook de 19V. Espero ter ajudado 😉

  98. Olá Eder! Não tem problema nesse caso. Tanto a potência (W) quanto a corrente (amperagem) do carregador podem ser igual ou maior do que a original, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento. Espero ter ajudado 😉

  99. Tenho um notebook com 19v e 3.42amp, mas perdi a fonte, tenho outra fonte aqui de 19v e 2.1amp, posso usar sem que venha a ter problemas no notebook.

  100. Olá Aleir! Nesse caso não recomendamos o uso desta fonte, apesar da voltagem ser igual, a amperagem é diferente e menor, o que exigirá mais da fonte e não será suficiente para carregar a bateria. Você pode usar uma fonte com amperagem diferente, mas desde que seja maior que a sua fonte original. Se preferir, pode dar uma olhada na fonte compatível para seu notebook com a gente 😉 https://www.bringit.com.br/fonte-para-notebook.html?utm_source=blogbringit&utm_medium=respostas&utm_campaign=conteudo

  101. tenho um monitor lg com fonte de 19v 2.0a. teria problema se eu usar uma fonte de 19,5v 3,05a?

  102. boa noite
    a fonte carregador do meu Notebook Acer Aspire E5-573-37EP é modelo:PA-1450-26;
    Entrada: 100-240V = 1.2A; 50-60Hz
    Saída: 19V = 2.37A
    posso usar com
    Entrada: Ac 110v~240v 50/60hz Bivolt
    Saída: 19v 3.42a (65w)??

  103. Tenho um Clevo X7200 e, originalmente, havia nele 2 fontes Chicony 300W 20V 15A usadas conjuntamente. Uma delas apresentou problemas, não consegui reparo e, se a outra também falhar, um notebook de 12 mil reais ficará inutilizado. Fato é, não consigo encontrar outra fonte dessas em nenhum lugar confiável e não tenho alternativas como a proposta no vídeo acima, dada a absurda amperagem delas. Vocês da bringIT teriam alguma solução (a esta altura, quase milagrosa)????

  104. Olá, Octávio, infelizmente sua situação é complicada. A princípio teria que comprar uma fonte nova mesmo ou então consultar um especialista em eletrônica, é possível que ele consiga consertar a fonte com defeito.

  105. Fiquei feliz em saber que posso usar um carregador de maior amperagem, pois tenho um Asus Adp 45bw c 19V 2.37a e só acho para comprar o de 19V 3,42a! Será que não tem nenhum problema? Se vocês me puderem ajudar vou gostar muito!

  106. Olá pessoal! Boa noite! tenho um not Hp alimentando com fonte 18.5v 3.5 q por acaso perdi! Sera que posso trocar o plugin de uma fonte positivo de 19v 3.2 e usar ? Agradeço desde já!

  107. Ola , parabéns pelo blog !!

    Olha só , tenho 2 sony vaio , um deles é 19,5 V , 4,7a e 90W !!
    O outro é : 19,,0 V , 4,7a ( igual ) e 90W ( também igual ) !!

    Consigo usar a bateria se 19,5V no sono que é 19,0V ?

    Mesma marca e tudo o resto igual !!

  108. Boa tarde a todos.

    Me chamo Fabrício comprei uma fonte pro meus ASUS de 19V e 3.42A e depois de um dia o note desligou sozinho levei na assistência onde comprei a fonte me disseram que a placa ta em curto, gostaria de saber se tem influência da fonte, pois a fonte original era 1.5A, mas como li no post não teria problemas. O note nunca tinha dado pau e foi só comprar essa fonte.

  109. Olá amigo, matéria muito esclarecedora. Só me tire uma dúvida: Se eu não tiver em mãos a fonte original, posso usar aquela etiqueta que geralmente vem embaixo do notebook, que também tem essas informações? Seriam as mesmas da fonte?

  110. Li e reli diversas vezes a explicação sobre voltagem, amperagem e potência e continuo sem entender. Vocês poderiam por favor me dar um exemplo melhor de como conseguir essas informações?
    Já olhei o meu adaptador e não consigo entender. Alguém pode “traduzir” para mim?
    No meu está Input 100-240V ~ 1.6A 50-60Hz
    Output 19.5V —– 3.34A

  111. por favor tem como me ajudar ? eu tinha uma fonte de 19.5v que queimou, meu tio me deu uma de 19v qual seria os riscos ? tipo o pc ficaria mais lento ? por não ser o suficiente ? espero resposta pois estou entre ficar com essa ou comprar um novo carregador…