Carregador de notebook sendo conectado ao aparelho

Fonte notebook: guia definitivo de como comprar

Aprenda tudo que você precisa para comprar a fonte notebook mais adequada para o seu notebook.


As fontes de notebook alimentam as baterias do notebook, afinal, estas possuem uma duração limitada. Portanto, é a fonte ou carregador do notebook que permite a alimentação de energia ao seu notebook e o seu funcionamento.

É uma das peças mais importantes do seu notebook – pois uma fonte com mal contato, mal dimensionada ou mesmo avariada pode interferir no carregamento, provocar um curto circuito ou mesmo queimar o seu notebook. Inclusive, muitos sinais como lentidão do notebook ou desligamentos instantâneos podem ser ocasionados por problemas na fonte. 


Por isso, elaboramos um passo a passo para te ensinar a escolher a fonte certa para cada modelo de notebook.

Quando trocar a fonte do notebook?

É muito comum acontecer pequenas avarias ou estragos na fonte do notebook, como pode acontecer com outras peças devido ao tempo de uso. Acidentes como quedas, fontes queimadas por oscilações elétricas, cabos danificados ou conexões se soltando, ruídos na fonte ou aquecimento, são alguns sinais importantes. 


Se atente especialmente nas dobras das conexões, afinal, na correria do dia a dia às vezes soltamos o cabo sem muito cuidado e os dobramos ou enrolamos com muita frequência, sendo esta uma das causas principais de avarias. 


É a preservação da fonte que vai garantir a saúde da sua bateria. Portanto, se você perceber que os cabos das conexões estão expostos, se soltando, se o notebook tem se desligado instantaneamente, ou mesmo se você tem percebido algum cheiro de queimado, pode ser a hora de trocar a sua fonte.


E se comparamos o valor de uma fonte nova e de um notebook, obviamente vale a pena investir em um fonte nova e de confiança, para garantir um bom funcionamento e durabilidade do notebook.


Se você gosta de realizar pequenos reparos, aqui fica uma primeira dica: nem sempre vale a pena tentar consertar a fonte do notebook, porque caso esse reparo não fique bem feito você pode colocar em risco todo o seu notebook, e isto vai te custar muito caro. Afinal, o dano na fonte pode ser interno e aí é bem mais difícil de se identificar e reparar.


Direcione toda a sua energia e vontade de colocar a mão na massa para a escolha de um modelo correto de fonte, o que, aliás, exigirá atenção e será o nosso próximo tópico!

Como escolher a fonte correta?

Na hora de escolher a fonte do notebook existem alguns cuidados que são essenciais, pois uma escolha inadequada também pode colocar em risco o seu notebook – principalmente de queimar a placa mãe.


O primeiro passo na escolha da fonte de notebook é observar o modelo, geralmente, o modelo está na parte inferior da carcaça do notebook, você pode também procurar o registro do notebook, verificar na nota fiscal ou garantia da compra. 


Se você não conseguir localizar o modelo por nenhum desses caminhos mencionados, a saída final é pesquisar na internet – mas tenha cautela, faça essa pesquisa com a devida calma, pois existem muitos modelos similares na internet.


O segundo passo é conferir a potência, a voltagem e a amperagem na etiqueta ou na superfície da sua fonte original. A voltagem é representada pela letra “V” e muitas vezes é denominada também de tensão, já a amperagem é representada pela letra “A”. Multiplicando os amperes pela voltagem, encontramos a potência. 


A tensão da sua fonte nova ou corrente deve ser igual a da fonte original, não compre uma tensão maior, pois isso pode levar a danos irreparáveis como queimar o seu notebook ou a placa mãe. 


Em relação à corrente ou amperagem também indicamos que seja igual à original ou um pouco maior.


E por fim, a potência, que é resultado da multiplicação da tensão pela corrente, deve ser igual ou um pouco maior que a potência da fonte original.


A seguir, é importante conferir qual é o modelo do pino de encaixe da fonte no computador – cada notebook tem um modelo e um diâmetro de pino, se necessário utilize uma régua para medir.


Em relação à marca ou fabricante da fonte, um cuidado deve ser tomado: compre sempre fontes de marcas compatíveis.

Onde comprar uma fonte para notebook?

Existem muitos locais que comercializam fontes genéricas, sem marcas e até mesmo adaptáveis. Neste último caso, normalmente, elas apresentam uma chave para regularmos a amperagem e a voltagem, se atente para a regulagem correta. Além disso, cuidado com os pinos – pois um pino mal encaixado também pode comprometer a qualidade do carregamento.


É preciso tomar cuidado, pois como já foi dito, a fonte é responsável por abastecer seu notebook de energia, e uma fonte falsificada ou sem qualidade pode, por exemplo, queimar o seu notebook e acarretar em um dano irreparável. O famoso barato que sai caro.


Uma dica importante é verificar se a fonte possui pelo menos garantia de 1 ano do fabricante. 


Por isso, procure sites bem construídos na internet, de preferência sites bem avaliados no reclame aqui e que possuem canal de comunicação com cliente, assim, se restar alguma dúvida sobre amperagem, voltagem, ou encaixe do pino, a equipe do site saberá te auxiliar durante a compra e garantir uma compra segura. 


Para evitar dores de cabeça, faça sua compra com segurança e tranquilidade na bringIT.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles