Vários notebooks lado a lado

Formatar o notebook: quando é a hora certa?

Se acaso o seu notebook anda muito lento, demorando a abrir os programas e inicializar o sistema, reiniciando sozinho e sem motivo… Bem, então pode ser que você precise formatar a sua máquina!

Muita gente, inclusive, costuma se espantar ao ouvir a palavra “formatar”. Não é para menos, já que, há alguns anos, esse processo demandava algum tempo de nossa agenda, já que o conhecimento das pessoas sobre o assunto era menor do que hoje em dia, no geral. 

A questão, no entanto, é que hoje em dia nós podemos realizar a formatação de um computador dentro de algumas horas. Tanto por meio de uma assistência técnica, o que é mais recomendável, quanto por você próprio, caso saiba como fazer.

Enfim, neste texto, nós vamos explicar a você qual é o momento ideal para a formatação de um notebook. Além disso, você vai entender o que fazer antes de iniciar esse processo e por que é tão importante formatar o seu computador!

Por que formatar o notebook?

É comum que, com o passar do tempo, os notebooks passem a apresentar alguns problemas durante o seu funcionamento. Entre eles, travamentos, lentidão para abrir os aplicativos e para reiniciar o sistema operacional, por exemplo.

Em casos mais extremos, além disso, surge a temida tela azul, que provavelmente já te assustou em algum momento.

A boa notícia é que, com muito cuidado, é possível evitar situações como essas. Isso porque há procedimentos de prevenção bem simples, como atualizações do antivírus, verificação do sistema constante e desfragmentação dos discos rígidos, o HD.

Aliás, permitir as atualizações automáticas do sistema são uma ótima opção para quem não deseja ficar se preocupando em fazer isso de modo manual.

Muitas vezes, problemas no sistema ocorrem devido ao modo como o usuário lida com ele. Saiba que a instalação e a desinstalação de programas, com frequência, é algo prejudicial a ele; do mesmo modo, são perigosas as visitas a sites suspeitos, assim como a não atualização do antivírus.

Quando já é tarde demais e os problemas já existem, pode ser que a única solução seja formatar o notebook.

Quando é preciso formatar o notebook?

Não são poucos os fatores que exigem do usuário formatar o seu notebook. No entanto, lembre-se de que a formatação é apenas o último recurso a qual você deve recorrer.

Isso quer dizer, então, que é preciso tentar outras alternativas, menos radicais, antes de formatar o seu computador. Afinal, a depender do problema, ele pode ter solução com uma ação menos drástica, como a restauração do sistema.

Para quem não sabe, a restauração do sistema serve como uma cabine do tempo. Ela permite ao usuário voltar atrás caso surja alguma pane ou falha no sistema, mantendo salvos os arquivos.

Voltando à formatação do notebook, no entanto, ela se torna necessária, por exemplo, quando há uma infestação de vírus. Ou seja, os malwares que são capazes de alterar, de modo nocivo e clandestino, os softwares instalados em seu computador.

Erros de inicialização e travamentos constantes, do mesmo modo, indicam a necessidade de formatação do notebook. Sabe quando um programa insiste em não inicializar? Ou quando você não consegue usá-lo bem, porque ele não para de travar? Pois bem, é a isso que nos referimos.

Quando ocorre lentidão para a execução das tarefas, você também deve se preocupar. Não é normal que os programas demorem tanto a responder aos comandos do usuário.

Da mesma forma, se o seu notebook reinicia sozinho e sem motivo aparente, já comece a cogitar formatá-lo. O mesmo se acaso ele, ao ser ligado, não é capaz de carregar o sistema operacional.

Caso a tela azul apareça com frequência em sua tela, mais uma vez tenha cuidado. Este é um dos sinais mais claros de que você precisa formatar o seu notebook.

O que fazer antes da formatação?

Você tem ideia do que precisa fazer antes de formatar o seu notebook? Pois bem, é sobre isso que falamos neste tópico.

Em primeiro lugar, lembre-se de que é preciso fazer um backup de arquivos e pastas. Afinal, você precisa pensar sobre o que deseja ou não manter em seu computador após a formatação.

O ideal, então, é que você leve esses arquivos a um pen drive ou a alguma nuvem, quem sabe até a um HD externo, para que não perca nada que seja importante. Aproveite, aliás, para organizar os seus arquivos, caso eles estejam espalhados. Trata-se de um ótimo momento para isso.

Desse modo, crie novas pastas para seus vídeos e fotos, músicas, documentos de texto e planilhas, e-books, além dos arquivos diversos.

Além disso, não se esqueça de tentar outras alternativas antes de decidir pela formatação. Ou seja, faça um monitoramento constante por meio do antivírus, leve o seu notebook à assistência técnica sempre que necessário e opte pela restauração do sistema nos primeiros dois anos de uso da máquina.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre quando formatar o notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles