HD ou SSD para jogos? Descubra qual escolher

HD ou SSD para jogos? Descubra qual escolher

Tempo de leitura: 5 minutos

Busca um melhor desempenho para seus jogos? Descubra neste artigo se você deve escolher HD ou SSD para jogos e potencialize seu desempenho.


Para fãs de jogos, a performance da máquina é um elemento essencial para garantir a melhor experiência possível para jogar online ou offline. Não é à toa que os computadores gamers têm se multiplicado nos últimos anos, bem como a montagem de CPU’s personalizadas. Tanto em uma como em outra situação, em algum momento vai aparecer a dúvida: deve-se usar HD ou SSD para jogos?


Neste artigo, vamos entender quais são esses dois tipos de armazenamento, suas vantagens e um comparativo geral, tudo isso para permitir escolher a melhor opção para jogos.


Se você busca a melhor performance e desempenho para seus jogos, continue a ler este artigo.

O que é HD?

HD é a abreviação de Hard Disk, e consiste em um dispositivo de armazenamento de dados presente na maioria dos computadores e notebooks. Nele, são armazenadas informações pessoais, arquivos e dados do sistema operacional.


Também conhecido com disco rígido, o HD está diretamente associado à performance do computador. Atualmente, os dispositivos são pequenos e têm entre 2,5 e 3,5 polegadas.

Vantagens do HD

O HD é uma tecnologia mais antiga e, por isso, naturalmente apresentará vantagens menores quando comparado ao SSD, que falaremos mais adiante. Mas, de uma forma resumida, as vantagens do HD são:


  • são mais baratos;

  • têm maior capacidade de armazenamento;

  • apresentam uma maior vida útil.


Em contrapartida, o HD apresenta uma velocidade de leitura menor e, por isso, realiza gravações mais lentas, afetando assim o desempenho da máquina. Além disso, com o passar do tempo pode apresentar erros no disco e no braço de leitura.


O que é SSD?

SSD é a abreviação de Solid State Drives, e também é um dispositivo de armazenamento de dados, semelhante ao HD. É uma tecnologia mais recente e, por isso, um pouco menos difundida que o clássico HD, embora o SSD tenha caído na graça da comunidade dos amantes de tecnologia e informática.


O dispositivo também está associado ao desempenho dos notebooks e computadores, apresentando uma velocidade maior em todos os processos, o que inclui o iniciamento e o carregamento de jogos e programas.

Vantagens do SSD

O SSD apresenta vantagens bem interessantes quando comparado ao HD. Por ser um processador eletrônico, o acesso e salvamento dos arquivos e programas no SSD acaba ocorrendo dezenas de vezes mais rápido do que caso ocorresse de forma mecânica, como é o caso do HD.


Além disso, podemos destacar outras vantagens:


  • dão acesso e salvamento mais rápido;

  • são menores;

  • podem chegar a ser até cem vezes mais rápidos que o HD.


Apesar disso, o SSD é mais caro e exigirá do consumidor um investimento maior para ter acesso à tecnologia e, principalmente, para se obter mais velocidade, já que o custo por gigabyte no SSD é superior à média do HD.

Comparativo geral: HD x SSD

HD e SSD não são excludentes um do outro, afinal, um computador pode contar com as duas tecnologias, trazendo ainda mais velocidade e desempenho para as operações. Para te ajudar a compreender melhor as diferenças, preparamos um comparativo geral, confira:



SSD

HD

Inicialização mais rápida

x


Tamanho físico menor

x


Maior velocidade de salvamento

x


Mais barato


x

Maior vida útil


x

Menor consumo de energia

x


Menor barulho

x


Meno suscetível a erros de gravação

x



Como fica evidente, a tecnologia SSD é superior ao HD e, por isso, é preferível quando o assunto é desempenho. No entanto, podemos ainda nos perguntar: HD ou SSD para jogos realmente apresenta uma diferença significativa?

Afinal, HD ou SSD para jogos: qual escolher?

Embora o SSD seja mais vantajoso para a máquina em geral, vale a pena investigar se há um impacto no desempenho dos jogos de forma individual. Por isso, vamos falar de testes e dados reais que podem nos ajudar a compreender a viabilidade ou não do SSD para jogos.


Segundo testes de desempenho realizados sob a mesma condição de gráfico e resolução, o GTA V apresentou números bem semelhantes entre as duas tecnologias, embora o SSD demonstrou de três a cinco quadros por segundo (FPS) a mais.


No caso do Assassin ‘s Creed Odyssey o resultado foi inesperado: o desempenho acabou sendo melhor no HD do que no SSD, embora na primeira tecnologia tenha havido uma demora maior para carregar as texturas.


Uma última experiência que vale a pena citar é o Far Cry 5, cujos resultados foram bem próximos aos colhidos no GTA V, com uma estabilidade maior no SSD, sobretudo na frequência de quadros por segundo.


Em resumo, o SSD apresenta sim um desempenho um pouco melhor, sobretudo para abrir e inicializar os jogos, mas não representa uma mudança muito drástica para a jogabilidade.


Entre HD ou SSD para jogos, o grande diferencial, portanto, está na velocidade. No entanto, se você quer um desempenho muito superior, deve dar atenção maior para a placa de vídeo, processador e quantidade de memória RAM.

Principais opções e capacidades de SSD

Para inicialização e carregamentos mais rápidos, portanto, o SSD é uma boa opção. Existem diversas opções de capacidade de armazenamento no mercado que variam de 120 GB a 8 TB, embora este último seja mais incomum. Entre os modelos mais populares, destacam-se:


  • para usos mais básicos, como escrita e leitura: 120 GB;

  • para uso de dois sistemas operacionais: 240 GB;

  • para usuários intermediários, que utilizam o computador para trabalhar e jogar: 480 GB;

  • para atividades que exigem mais do computador, como jogos mais pesados, edições e etc: 980 GB.

BringIT

Na bringIT existem muitas de opções de equipamentos e acessórios que podem melhorar o desempenho do seu computador, como HD ou SSD para jogos, baterias, telas, teclados, fones e muito mais!


Além do grande leque de opções, o site ainda garante segurança em todas as transações e cobre os custos com frete em caso de incompatibilidade. Acesse o site e descubra as centenas de opções em produtos que vão potencializar suas experiências com seus jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *