Figura masculina vista de costas enquanto utiliza um PC gamer. A tela do monitor mostra que o homem está jogando um jogo.

HD ou SSD para jogos? Descubra qual escolher

Busca um melhor desempenho para seus jogos? Descubra neste artigo se você deve escolher HD ou SSD para jogos e potencialize seu desempenho.


Para fãs de jogos, a performance da máquina é um elemento essencial para garantir a melhor experiência possível para jogar online ou offline. Não é à toa que os computadores gamers têm se multiplicado nos últimos anos, bem como a montagem de CPU’s personalizadas. Tanto em uma como em outra situação, em algum momento vai aparecer a dúvida: deve-se usar HD ou SSD para jogos?


Neste artigo, vamos entender quais são esses dois tipos de armazenamento, suas vantagens e um comparativo geral, tudo isso para permitir escolher a melhor opção para jogos.


Se você busca a melhor performance e desempenho para seus jogos, continue a ler este artigo.

O que é HD?

HD é a abreviação de Hard Disk, e consiste em um dispositivo de armazenamento de dados presente na maioria dos computadores e notebooks. Nele, são armazenadas informações pessoais, arquivos e dados do sistema operacional.


Também conhecido com disco rígido, o HD está diretamente associado à performance do computador. Atualmente, os dispositivos são pequenos e têm entre 2,5 e 3,5 polegadas.

Vantagens do HD

O HD é uma tecnologia mais antiga e, por isso, naturalmente apresentará vantagens menores quando comparado ao SSD, que falaremos mais adiante. Mas, de uma forma resumida, as vantagens do HD são:


  • são mais baratos;

  • têm maior capacidade de armazenamento;

  • apresentam uma maior vida útil.


Em contrapartida, o HD apresenta uma velocidade de leitura menor e, por isso, realiza gravações mais lentas, afetando assim o desempenho da máquina. Além disso, com o passar do tempo pode apresentar erros no disco e no braço de leitura.


O que é SSD?

SSD é a abreviação de Solid State Drives, e também é um dispositivo de armazenamento de dados, semelhante ao HD. É uma tecnologia mais recente e, por isso, um pouco menos difundida que o clássico HD, embora o SSD tenha caído na graça da comunidade dos amantes de tecnologia e informática.


O dispositivo também está associado ao desempenho dos notebooks e computadores, apresentando uma velocidade maior em todos os processos, o que inclui o iniciamento e o carregamento de jogos e programas.

Vantagens do SSD

O SSD apresenta vantagens bem interessantes quando comparado ao HD. Por ser um processador eletrônico, o acesso e salvamento dos arquivos e programas no SSD acaba ocorrendo dezenas de vezes mais rápido do que caso ocorresse de forma mecânica, como é o caso do HD.


Além disso, podemos destacar outras vantagens:


  • dão acesso e salvamento mais rápido;

  • são menores;

  • podem chegar a ser até cem vezes mais rápidos que o HD.


Apesar disso, o SSD é mais caro e exigirá do consumidor um investimento maior para ter acesso à tecnologia e, principalmente, para se obter mais velocidade, já que o custo por gigabyte no SSD é superior à média do HD.

Comparativo geral: HD x SSD

HD e SSD não são excludentes um do outro, afinal, um computador pode contar com as duas tecnologias, trazendo ainda mais velocidade e desempenho para as operações. Para te ajudar a compreender melhor as diferenças, preparamos um comparativo geral, confira:



SSD

HD

Inicialização mais rápida

x


Tamanho físico menor

x


Maior velocidade de salvamento

x


Mais barato


x

Maior vida útil


x

Menor consumo de energia

x


Menor barulho

x


Meno suscetível a erros de gravação

x



Como fica evidente, a tecnologia SSD é superior ao HD e, por isso, é preferível quando o assunto é desempenho. No entanto, podemos ainda nos perguntar: HD ou SSD para jogos realmente apresenta uma diferença significativa?

Afinal, HD ou SSD para jogos: qual escolher?

Embora o SSD seja mais vantajoso para a máquina em geral, vale a pena investigar se há um impacto no desempenho dos jogos de forma individual. Por isso, vamos falar de testes e dados reais que podem nos ajudar a compreender a viabilidade ou não do SSD para jogos.


Segundo testes de desempenho realizados sob a mesma condição de gráfico e resolução, o GTA V apresentou números bem semelhantes entre as duas tecnologias, embora o SSD demonstrou de três a cinco quadros por segundo (FPS) a mais.


No caso do Assassin ‘s Creed Odyssey o resultado foi inesperado: o desempenho acabou sendo melhor no HD do que no SSD, embora na primeira tecnologia tenha havido uma demora maior para carregar as texturas.


Uma última experiência que vale a pena citar é o Far Cry 5, cujos resultados foram bem próximos aos colhidos no GTA V, com uma estabilidade maior no SSD, sobretudo na frequência de quadros por segundo.


Em resumo, o SSD apresenta sim um desempenho um pouco melhor, sobretudo para abrir e inicializar os jogos, mas não representa uma mudança muito drástica para a jogabilidade.


Entre HD ou SSD para jogos, o grande diferencial, portanto, está na velocidade. No entanto, se você quer um desempenho muito superior, deve dar atenção maior para a placa de vídeo, processador e quantidade de memória RAM.

Principais opções e capacidades de SSD

Para inicialização e carregamentos mais rápidos, portanto, o SSD é uma boa opção. Existem diversas opções de capacidade de armazenamento no mercado que variam de 120 GB a 8 TB, embora este último seja mais incomum. Entre os modelos mais populares, destacam-se:


  • para usos mais básicos, como escrita e leitura: 120 GB;

  • para uso de dois sistemas operacionais: 240 GB;

  • para usuários intermediários, que utilizam o computador para trabalhar e jogar: 480 GB;

  • para atividades que exigem mais do computador, como jogos mais pesados, edições e etc: 980 GB.

BringIT

Na bringIT existem muitas de opções de equipamentos e acessórios que podem melhorar o desempenho do seu computador, como HD ou SSD para jogos, baterias, telas, teclados, fones e muito mais!


Além do grande leque de opções, o site ainda garante segurança em todas as transações e cobre os custos com frete em caso de incompatibilidade. Acesse o site e descubra as centenas de opções em produtos que vão potencializar suas experiências com seus jogos.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles