Headphone USB ou P2? Descubra qual é o melhor!

Tempo de leitura: 6 minutos

A qualidade do som faz grande diferença para a nossa experiência com os vídeos games. Não importa se estamos utilizando consoles, celulares ou computadores, um bom áudio tem a capacidade de transformar nossa vivência com nossos jogos favoritos. Sendo assim, encontrar o melhor headphone USB ou P2 é essencial.

Quando pensamos em nos preparar para jogar, focamos no melhor console, no tamanho das telas de televisão, na capacidade de processamento dos computadores e da placa mãe. Dessa forma, acabamos deixando de lado o quesito som e voz (principalmente se você gosta de jogar online com outras pessoas).

Precisamos chamar a atenção para o fato de que o áudio é parte importante da jogabilidade. Muito mais do que barulhos de fundo e trilhas sonoras, os sons são tão importantes quanto os gráficos.

Entretanto, todo esse potencial está condicionado a uma boa ferramenta de reprodução de áudio. É claro que as caixinhas de sons de nossas televisões e computadores têm a capacidade de reproduzir os sons com certa eficiência. Porém, eles podem transformar os sons em itens dispensáveis e irrelevantes.

Dessa forma, um equipamento de reprodução de qualidade é indispensável. Nesse cenário, os headphones ganham destaque.

Esses aparelhos são utilizados na cabeça e contam com pequenos autofalantes que ficam em contato direto com as orelhas. Sendo assim, os sons são entregues diretamente aos ouvidos, sem a interferência de sons ambientes externos.

Os sons podem ser divididos em dois tipos diferentes. Os sons cosméticos e os funcionais. O primeiro tipo se assemelha muito com que é feito pelos filmes de Hollywood, fazem parte dele as trilhas sonoras, qualquer um dos sons que tenha como finalidade trabalhar com os momentos dramáticos e os barulhos que contribuem com a ambientação do jogador ao game.

Já o segundo modelo, os sons funcionais são aqueles que indicam ao jogador que alguma mudança está prestes a acontecer no ambiente. Podemos citar como exemplo, os sons de aproximação de outros players, essencial para quem gosta de jogar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Atualmente, existe uma grande variedade de modelos. E uma das maiores dúvidas entre os usuários é qual o melhor? Os modelos conectados através de um cabo USB ou, aquele mais comum, cuja conexão é feita por um cabo P2?

Antes de responder a essa pergunta precisamos entender o que é um DAC e qual a sua função dentro do headphone USB.

DAC

A sigla DAC faz referência a expressão em inglês Digital to Analog Converter. Essa pecinha pode ser encontrada em vários equipamentos eletrônicos, como televisões, computadores, notebooks, celulares e consoles de vídeo games.

A função do DAC é converter os sinais de som digital para o modelo analógico. Ou seja, ele é responsável por transformar os bytes e bits nos sons transmitidos pelas caixas de sons e fones de ouvidos.

Headphone USB

O headphone USB é o equipamento de áudio pessoal, cuja conexão com os aparelhos é feita através de um cabo USB. Além disso, outra diferença entre esse modelo e o que realiza a conexão através de cabos P2, é que o headphone USB possui uma placa DAC integrada.

As principais vantagens desse aparelho são as seguintes:

– Universalidade: seu tipo de conexão pode ser acoplado aos mais diferentes aparelhos e marcas;
– Rapidez: uma das características do USB é o “plug and play”. Dessa forma, não é necessária a instalação ou alguma outra configuração específica para que os fones funcionem;
– Simplicidade: é comum que hardwares para jogos precisem ser conectados diretamente na placa mãe. O headphone USB não precisa desse tipo de instalação, basta conecta-lo a porta USB do aparelho;
– Som límpido: como dissemos, o headphone USB possui a sua própria placa DAC. Sendo assim, não ocorrem possíveis problemas de compatibilidade entre os fones e o aparelho em que está conectado. Com isso, o resultado é um áudio de maior qualidade.

Headphone P2

Os headphones P2, também chamado de analógicos, são os fones de ouvidos que utilizam conectores de 3,5mm. Sua principal característica é depender do sistema de som do equipamento ao qual está ligado.

Sendo assim, seu funcionamento é parecido com as das caixinhas de som tradicionais. Isso porque, nesse tipo de fone, o sinal de som sai direto da placa de áudio para os alto falantes do fone.

Algumas vantagens desse tipo de aparelho são:

– Adaptabilidade: um headphone com entrada P2 vai funcionar em qualquer equipamento que tenha essa opção;
– Custo-benefício: como esse tipo de fone utiliza as ferramentas dos equipamentos em que está ligado, sua construção exige menos peças e, consequentemente, o valor pago por esse modelo é menor do que os preços do headphone USB.

Além disso, a facilidade na fabricação abre espaço para que outras partes de um headphone P2 sejam trabalhadas. Eles podem sem mais confortáveis, com um encaixe anatômico e/ou contar com um melhor isolamento acústico.

Mas afinal, qual comprar?

Como vimos, cada modelo tem suas vantagens a serem levadas em consideração. Dessa forma, na hora de escolher o melhor headphone para você, pense primeiro na forma como pretende usar os fones.

Sendo assim, foque em encontrar aquele modelo que melhor se adapte às suas necessidades. Por exemplo, se pretende usar os seus fones em diferentes equipamentos, opte por um bom modelo P2, já que ele pode ser acoplado nos mais diversos tipos de aparelhos, de computadores a smartphones.

Entretanto, se você busca um fone de ouvido para ser utilizado com uma finalidade específica, como ser usado apenas quando for jogar em determinado console, aqui os headphones USB se tornam a melhor opção.

Os áudios mais nítidos vão fazer diferença na sua experiência com os jogos, como ele vai ficar plugado em apenas um aparelho, a facilidade de conexão já não é tão importante.

Em resumo, procure pelos modelos que mais se adaptam as suas necessidades, são elas que vão dizer quais dos headphones vão ser os melhores.

Nós da BringIT, temos uma linha completa de headphones e outros periféricos ideias para atender todas as suas necessidades. Clique aqui e acesse nossa loja online!