limpar tela de notebook

Limpar tela de notebook com álcool isopropilico : é recomendado ?

A limpeza da tela de um notebook é um assunto muito importante para manter os seus equipamentos funcionando em bom estado por mais tempo. Neste texto, vamos falar sobre limpar tela de notebook com álcool isopropílico. É recomendável? Vamos responder a esta pergunta e tratar de informações adicionais sobre a higiene do seu computador portátil.

Se você está interessado neste assunto e quer saber mais, acompanhe conosco!

Posso limpar tela de notebook com álcool isopropílico?

Sim, porém apenas na ausência de uma substância mais indicada para esta finalidade. O álcool isopropílico não é o líquido mais indicado para limpar telas sensíveis de LED ou LCD, entretanto, poderá ser utilizado se misturado em uma solução em 50% com água filtrada, de forma a proporcionar uma limpeza efetiva sem danificar o seu display.

Entretanto, é importante ressaltar que estamos falando do álcool isopropílico, e não do álcool etílico comum que você pode encontrar no supermercado. O álcool isopropílico (cujo nome científico é Isopropanol) é um produto diferente da família dos Álcoois que já é utilizado para a limpeza de componentes eletrônicos.

Entretanto, só pode ser utilizado de maneira isolada para a limpeza de chips, placas de eletrônicos, resistências, capacitores, ligações, soldas e conexões. A sua aplicação direta sobre uma tela de LCD ou LED pode causar o ressecamento dos componentes que formam a imagem na tela.

Com isso, há riscos de que a tela comece a perder cor e luz, oferecendo um desempenho enfraquecido e podendo até mesmo apresentar danos e avarias, como um pixel morto, uma linha morta ou mesmo uma mancha em diferentes seções da tela com coloração aleatória, prejudicando muito a sua experiência de uso.

Como fazer para limpar a tela do notebook?

O ideal para limpar a tela do seu notebook é o uso de substâncias específicas para esta finalidade, que podem ser encontradas em lojas de eletrônicos e equipamentos de informática. Caso este produto não esteja disponível no momento de sua limpeza, você também pode utilizar água destilada.

limpar tela de notebook preta

Se a sujeira for muito superficial ou apenas poeira, um pano limpo e seco pode ser o suficiente para retirar as impurezas. Utilize os líquidos mencionados no item anterior caso a sua tela esteja suja de gordura ou marcas de dedos.

Em hipótese alguma utilize álcool etílico comum ou qualquer outro produto de limpeza doméstica que não tenha sido feito especialmente para componentes eletrônicos. Diferentemente de telas de vidro dos antigos monitores CRT, as telas dos notebooks são permeáveis a produtos químicos fortes.

Além disso, o composto químico utilizado por você pode escorrer e entrar nos vãos da tela, atingindo e danificando peças do seu hardware. Por isso, além de utilizar os produtos certos, lembre-se sempre de borrifar o líquido no pano antes de realizar a limpeza, nunca borrifando-os diretamente na tela.

É preciso também utilizar os panos adequados para este tipo de limpeza. Prefira flanelas, tecidos limpos 100% ou de microfibra, que são lisos e não terão atrito com o seu display. O uso de panos abrasivos feitos de outros materiais sintéticos não é recomendado para não riscar sua tela. O mesmo se aplica ao papel higiênico, que embora pareça liso, também pode ter atritos e danos no seu notebook.

Realize movimentos circulares lentos e leves ao longo da sua tela, repetindo os ciclos até que o seu display esteja totalmente limpo e sem marcas de dedos. Para alcançar os cantos, coloque o pano na ponta de seu dedo ou na ponta de um cotonete, tomando o cuidado de não pressionar a tela em excesso.

Você também pode utilizar diretamente a fibra de algodão para limpar a sua tela. Contudo, o algodão costuma deixar fiapos de fibra que se tornarão evidentes quando o display secar completamente e você for utilizá-lo.

O processo de limpar a tela de notebook com álcool isopropílico

O primeiro passo é desligar o seu notebook completamente. Não deixe em modo espera. Assim, você evita o risco de choques ou danificar o seu computador enquanto o limpa. Depois, é hora de preparar a mistura de água filtrada e álcool isopropílico.

Uma dica importante: o álcool isopropílico é muito volátil. Por isso, ele evapora muito rapidamente em contato com o ar. Neste sentido, o ideal é manter a sua mistura em um recipiente tampado ou prepará-la apenas no momento do uso para evitar uma perda significativa da substância.

Coloque a sua mistura em um borrifador ou uma garrafa comum. Caso esteja usando borrifador, espalhe o líquido pelo pano e comece a esfregar a tela delicadamente. Se estiver utilizando outro recipiente, coloque o pano na ponta da garrafa para despejar uma pequena dose da sua mistura. Faça movimentos que contemplem a tela toda para espalhar a mistura de maneira homogênea.

limpar tela de notebook

Não é preciso secar a tela. Como a mistura é volátil e espalhada em pequenas doses, em cerca de 10 segundos de movimentos circulares, provavelmente o seu display já estará totalmente limpo e sem marcas de gordura.

Se você pretende limpar não apenas a tela, mas também os outros componentes externos do seu notebook, você também pode utilizar álcool isopropílico. Neste caso, aumente a concentração de isopropanol na mistura ou utilize até mesmo o álcool puro, caso a sujeira na carcaça de seu notebook seja mais pesada.

O álcool isopropílico é muito utilizado na restauração de computadores antigos ou na recuperação de placas eletrônicas que tenham sido corroídas ou danificadas por umidade. Por isso, ele poderá ser utilizado em contato direto com boa parte dos seus componentes de notebook sem causar qualquer problema. Exceto à tela, que é muito sensível.

Para reduzir a frequência das limpezas de tela ou evitar outras avarias no seu notebook, uma dica simples e importante é sempre mantê-lo fechado enquanto o computador não estiver sendo utilizado. Isso reduz consideravelmente a quantidade de poeira e outras sujeiras que entram em contato com a tela.

Além disso, configure o seu notebook para entrar em modo de descanso enquanto o display estiver fechado. Assim, ele para de aspirar poeira e sujeira para a parte interna do computador, mantendo um melhor desempenho por mais tempo.

A BringIT e-commerce tem grande variedade de produtos para cuidar dos seus equipamentos. Acesse e confira!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles