Pessoa medindo velocidade de internet em uma rua pelo celular

Medidor de Internet: para que serve e como utilizar corretamente?

Sabe quando você sente que a sua internet está mais lenta do que o normal? Nessas horas, talvez seja uma boa testar a conexão e ver se você realmente está recebendo a velocidade pela qual você paga. Para te ajudar com isso, você precisa acessar um medidor de internet. Já ouviu falar nessa ferramenta?

Pessoa utilizando um medidor de celular speedcheck em seu celular em frente à uma rua

Nesse texto, a gente explica para você o que são os medidores de internet, para que eles servem, como funcionam e como utilizá-los corretamente. Acompanhe conosco e fique por dentro.

O que é e como funciona o medidor de internet?

Basicamente, o medidor de internet tem exatamente a função que está no nome: medir a velocidade da internet. A forma mais comum de fazer isso é através de plataformas online, que buscam o seu IP e descobrem o servidor mais próximo. Existem muitas, e um pequeno passeio pelo Google mostra inúmeros resultados. No celular, é possível baixar aplicativos que cumprem a mesma função.

O medidor funciona, geralmente, testando a velocidade média da internet. Essa leva em consideração três itens diferentes, que são os seguintes:

Velocidade de download

É a velocidade com que o seu computador recebe os dados enviados pela web. Ou seja, é a velocidade com que você carrega páginas da internet, acessar os seus streamings e baixar arquivos. Ao comprar um pacote de internet em uma operadora, geralmente é essa a velocidade por eles oferecida. Porém, não é a única a ser considerada quando queremos testar a conexão.

Velocidade de upload

Essa é a velocidade que se refere à capacidade de enviar dados do seu computador para a internet. Em outras palavras, é a velocidade a que você tem acesso quando coloca um vídeo no YouTube, um arquivo no Drive ou manda uma foto por WhatsApp Web, por exemplo. Para saber qual deveria ser a sua velocidade de upload padrão, você precisa consultar a sua operadora. Porém, geralmente ela é bem menor do que a velocidade de download, cerca de 15%.

Ping

Essa é uma sigla para Packet Internet Newtork Grouper. Pode parecer algo super complicado, mas não é. Basicamente, ele indica o tempo de espera de conectividade entre dois equipamentos. Ou seja, ele não se trata de uma velocidade em si, mas de um diagnóstico que ajuda a determinar a velocidade média.

Os medidores de internet encontrados online, portanto, levam em consideração esses três índices. Com isso, você tem uma noção mais correta de como sua internet está operando.

Para que serve essa ferramenta?

Pode ser que agora você esteja pensando qual é, afinal de contas, a função de utilizar um medidor de internet. Bem, pode haver vários motivos para buscar essa informação. A principal é diagnosticar algum problema na sua conexão de internet, e assim poder entrar em contato com a sua operadora para resolver.

Outro ponto importante é descobrir se você está recebendo o tanto de internet pelo qual está pagando. Afinal, as operadoras têm muitos pacotes, e maior velocidade costuma significar um preço maior também. Portanto, se você perceber que a sua velocidade não está de acordo com o contratado, é muito importante entrar em contato com a operadora e verificar o que está acontecendo.

Porém, mantenha em mente que dificilmente você terá acesso à velocidade total 100% do tempo, pois há uma série de fatores que influenciam nesse sentido. Esses vão desde a idade do seu equipamento até a presença de malwares e até mesmo a região onde você mora.

Fazer um teste de velocidade também pode ser útil para que você possa buscar otimizar a sua conexão. Sabendo quais as limitações de velocidade, você pode trabalhar em programas e atitudes que melhorem isso. É possível mudar os seus navegadores, ou então atualizar seus equipamentos, por exemplo. Com o diagnóstico correto, fica mais fácil tomar as atitudes corretas.

Como utilizar o medidor de internet corretamente?

Se você pretende utilizar o medidor de internet por qualquer um dos motivos mencionados acima, ótimo. Mas é preciso utilizar o medidor da forma correta, para assim não ter problemas com diagnósticos incorretos. Por isso, temos algumas dicas para te ajudar. Confira com a gente a seguir:

1 – Antes de tudo, busque um medidor de internet que seja confiável. As opções na internet são muito variadas, e você consegue encontrar muitos sites que oferecem esse serviço com apenas uma pequena busca pelo Google. Porém, nem todos são realmente confiáveis, e podem passar a velocidade errada. Busque por medidores que sejam homologados pela Anatel, assim você terá mais certeza da procedência.

2 – Agora que você já achou um medidor de confiança, você precisa garantir um resultado mais preciso. Para fazer isso, é importante que você feche todos os navegadores e serviços que utilizem a internet no dispositivo em que você deseja fazer a medição. Se possível, busque se conectar através de um cabo, e não apenas do Wi-Fi, pois assim você consegue a velocidade máxima à qual o seu dispositivo tem acesso.

3 – O uso da ferramenta em si é bastante intuitivo. Basta você acessar uma ferramenta confiável, como as que são até mesmo oferecidas pelos provedores de internet. Então, é só seguir as instruções que são colocadas no site e esperar por um tempinho. Caso você utilize um aplicativo, não há muita diferença, é a mesma ideia.

4 – Com as informações em mãos, é preciso que você saiba interpretá-las. Primeiro é preciso entender que há uma diferença entre bits e bytes, e geralmente a internet é vendida tendo os bits como base de medida. Portanto, se o site oferecer o resultado em bytes, pode haver uma discrepância. Fique atento a esse detalhe, e lembre-se que um byte corresponde a 8 bits.

Esperamos que as nossas dicas sobre medidor de internet tenham sido úteis para você. Não se esqueça de ficar de olho no nosso blog , pois sempre temos dicas boas sobre informática e assuntos do tipo. Aproveite as nossas matérias e fique por dentro desse universo da tecnologia.

Não deixe também de conferir o site da bringIT . As melhores ofertas do mundo da informática e computadores estão aqui.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles