Emaranhado de cabos HDMI

Meu monitor não reconhece HDMI: o que eu faço?

Está querendo projetar aquela série no monitor ou então contar uma com tela maior para o trabalho, mas o monitor não reconhece o HDMI? Saiba como resolver.


Conectar um notebook à uma tela é uma prática comum quando se deseja assistir um filme em um monitor maior ou ter uma melhor experiência na hora de jogar online. Talvez você esteja tentando fazer isso nesse exato momento, mas surgiu um problema: o monitor não reconhece HDMI e você não conseguiu fazer a conexão.

Se isso aconteceu com você, leia este artigo até o final para saber como resolver esse problema.

Por que o monitor não reconhece HDMI?

Um cabo HDMI pode não ser reconhecido pelo monitor por diversas razões. Antes de explorarmos as resoluções possíveis, vamos entender quais são os principais erros que acontecem e que podem impedir o monitor de reconhecer o HDMI.

Problema no cabo

O cabo HDMI é um transmissor de dados em alta resolução. Pode ser utilizado em televisores, computadores ou video games. Por meio dele é feita a transmissão simultânea de vídeo em alta resolução e áudio com suporte a 5.1 canais.


Quando o monitor não reconhece o HDMI, o problema pode estar justamente no cabo que, devido ao desgaste do tempo ou alguma quebra causada por dobras, está impedindo de transmitir os dados com qualidade, por muitas vezes inutilizando-os.

Problema no encaixe

Uma outra barreira que pode impedir a efetiva transmissão de dados está no encaixe do cabo junto ao monitor. Embora existam uma diversidade de cabos HDMI com uma grande variedade de velocidade ou qualidade de transmissão, todos têm um modelo de encaixe comum.


O cabo HDMI é formado por dezenove pinos que encaixam perfeitamente no monitor, televisor ou outro aparelho onde será feita a transmissão. Por serem pinos finos, o mau uso pode fazer com que, com o tempo, os mesmos entortem ou quebrem, diminuindo a qualidade da transmissão e, em alguns casos, impedindo que a mesma aconteça.


Verificar os problemas no encaixe é essencial, já que fenômenos desse tipo podem danificar inclusive o aparelho em que se pretende fazer a conexão.

Configuração do computador

Um erro comum que pode impedir a transmissão de dados através de um cabo HDMI diz respeito às configurações do computador. Isso acontece sobretudo com quem tem pouca usabilidade com computador.


Às vezes, a imagem ou o áudio não são transmitidas porque há uma configuração equivocada feita no notebook ou computador. Nesse caso, será preciso revisar as configurações para verificar se está tudo certo (mostraremos como no desenvolvimento deste artigo) .

Configuração do monitor

Uma outra possibilidade que impede o monitor de reconhecer o HDMI está nas próprias configurações do monitor. Pode ser que a entrada selecionada seja outra e, por isso, a imagem não aparece.


Isso acontece porque, geralmente, os monitores contam com várias entradas. Para selecionar a correta é preciso escolher entre as disponíveis aquela onde o cabo está conectado.

Falta ou falha de driver

Por fim, um fator que faz com que o monitor não reconheça o HDMI é a falta ou falhas de drivers. Mas, o que são os drivers?


Imagine que você está indo para um país onde a língua local lhe é desconhecida. Para se comunicar com os nativos você precisa de um intérprete, correto? A função do driver é justamente essa, fazer com que o sinal de um equipamento (mouse, impressora, teclado, HDMI e etc.) seja corretamente interpretado pelo computador.


A razão pela qual o monitor não reconhece o HDMI é justamente porque às vezes faltam os drivers que possibilitam tal reconhecimento.

Passo a passo para solucionar monitor que não reconhece HDMI

Tendo em vista todos os possíveis motivos levantados, podemos agora ir para a prática: como resolver, de forma efetiva, os problemas relacionados ao monitor que não reconhece HDMI? Confira no passo a passo a seguir:

Verifique se o cabo está em bom estado

O primeiro passo é fazer uma varredura no cabo. Observe se não há nenhuma parte rachada ou quebrada. Se tiver, é bem possível que as informações não estejam sendo transmitidas justamente por essas avarias.


Uma outra forma de verificar se o problema está no cabo é testar com um outro cabo, caso você tenha. Se ao fazer esse teste o sinal não for transmitido normalmente, é indício de que o problema está em alguma outra coisa e não no cabo.

Consulte as configurações do computador

Em segundo lugar, verifique se as configurações do computador estão corretas. Para fazer isso, pressione a tecla do Windows + P. Em seguida, será aberta uma tela onde você poderá escolher o tipo de projeção que deseja fazer. Teste as opções e observe se a imagem irá aparecer.


Caso o problema ainda não esteja resolvido, clique na barra de pesquisa do Menu Iniciar e pesquise por “projeção” e clique em “Configurações de Projeção”, revisando as opções selecionadas.

Garanta que o monitor esteja corretamente configurado

Se o problema persistir, verifique se está tudo certo no monitor. O primeiro passo é verificar as entradas HDMI. Se houver mais de uma, troque o cabo de entrada para observar se a imagem será projetada.


Em seguida, acesse o menu do monitor e revise as configurações, verificando se a resolução está de acordo com aquela selecionada no computador. Experimente, ainda, intercalar os canais (HDMI 1, HDMI 2 e etc.) através do controle do monitor ou dos botões, examinando se a entrada correta está selecionada.

Instale ou atualize os drivers do monitor no computador

Depois de seguir esses passos é bem provável que tudo esteja resolvido. Mas, se o problema persistir, verifique se os drivers do monitor estão instalados e atualizados. Para isso, utilize o programa “Driver Booster”.


Através desse programa, é possível consultar se todos os drivers necessários para fazer a transmissão de dados estão instalados e atualizados, resolvendo assim o problema do monitor não reconhecer o HDMI.

Peças e acessórios para seu notebook com ótimo preço

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema é sempre contar com equipamentos e acessórios sempre atualizados para notebooks e computadores. Para isso, acesse o site da bringIT clicando aqui para conferir cabos, acessórios, adaptadores, mouses, monitores e muito mais com qualidade e um ótimo preço garantido.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles