monitor

O que é a Resolução do Monitor Full HD, HD, Quad HD e Ultra HD

O que é um monitor Full HD? A resposta simples é um com resolução de imagem de 1080p. Mas há mais a saber do que só isso. Aqui está um simples tutorial para ajudá-lo a decidir se Full HD ou outras opções como HD simples ou QHD ou UHD é a melhor opção para seu novo monitor de computador.

Recomendamos telas com a mais alta resolução possível para garantir a reprodução da imagem mais nítida. Devido ao fato de as telas do mesmo tamanho terem uma nitidez de detalhes maior em altas resoluções, aplica-se a seguinte regra simples: quanto maior a resolução de detalhes, melhor. Isto melhora drasticamente a legibilidade, o que é particularmente importante quando se trabalha em uma tela durante todo o dia.

A resolução  é medida em ppi (pixel por polegada). Este valor descreve a distância entre os pixels individuais e, portanto, também é chamado de densidade de pixels. Voltando à regra básica: quanto maior a densidade de pixels, mais finos os detalhes que podem ser exibidos no monitor e mais nítida a imagem.

Alguns usuários se esquivam dos monitores de alta resolução porque estão preocupados que a maior resolução de detalhes também significa que a fonte ou os menus e interfaces de usuário serão menores.

Embora este fenômeno estivesse de fato associado à alta densidade de pixels nos primeiros tempos dos monitores de 4K, este problema agora é coisa do passado.

Os fabricantes de software de sistemas operacionais e programas agora oferecem funções de escala que permitem escalar fontes e menus de acordo com suas preferências, dando a você o benefício de uma visualização nítida sem ter que comprometer o tamanho habitual da fonte.

tela full hd

Monitor Full HD, HD, Quad HD e Ultra HD, qual a diferença?

Quando se trata de exibir telas, quanto mais pixels, melhor. Por quê? Porque com as mesmas configurações, uma imagem com mais pixels pode ser exibida em tamanhos maiores sem sofrer degradação da imagem.

Aqui estão os quatro tipos mais populares de definições de exibição atualmente. Todos eles têm proporções de 16:9 e se qualificam como telas de alta resolução, mas em graus variados:

  • HD: resolução de imagem de 720p (1.280 pixels de largura x 720 pixels de altura – aproximadamente 1 milhão de pixels no total);
  • Full HD (FHD): resolução de imagem de 1080p (1.920 x 1.080 – aproximadamente 2 milhões de pixels totais);
  • Quad HD (QHD): resolução de imagem de 1440p (2.560 x 1.440 – aproximadamente 4 milhões de pixels totais);
  • Ultra HD (UHD)/4K: resolução de imagem de 2160p (3.840 x 2.160 – aproximadamente 8 milhões de pixels totais).

Note que a Quad HD oferece quatro vezes a resolução como HD normal, e a Ultra HD/4K oferece quatro vezes a resolução como Full HD.

Há outro tipo de HD, chamado 4K, que é específico para salas de cinema e exibições cinematográficas e tem totais de pixels ligeiramente mais altos (usa uma proporção ainda maior, 256:135).

No entanto, muitos fabricantes a nível de consumidor usam os termos Ultra HD e 4K de forma intercambiável. Da mesma forma, o termo HD é às vezes usado para descrever ambos os monitores 720p e 1080p, mas o termo Full HD é usado apenas para descrever modelos de nível 1080p.

O que é um monitor Full HD?

Monitor com resolução de 1080p, também conhecido como monitor Full HD ou FHD (full high definition), é uma resolução de tela muito comum de 1920 x 1080 pixels. A resolução determina quantos pixels uma tela tem no formato largura x altura, e quanto mais pixels, mais nítida é a aparência da imagem.

Muitos dos atuais monitores de PC e notebooks para jogos, bem como TVs, vêm em resolução de 1080p. E para jogos ou para uma experiência de computação moderna, esta é a resolução mais baixa considerada aceitável. E embora jogos com resoluções mais altas de 1440p ou 4K ofereçam experiências mais realistas, ambos requerem uma placa gráfica bastante poderosa, portanto, jogos a 1080p ainda são muito populares entre os principais jogadores de hoje.

Não se deixe enganar quando ouvir o termo “alta definição” ou HD sem “F” ou a palavra “Full” em frente a ele. A resolução HD simples é menor (e, portanto, menos nítida) a 1280 x 720 pixels ou, no caso da maioria dos PCs, 1366 x 768.

Nem o FHD nem o HD são particularmente nítidos pelos padrões atuais com 1440p e 4K ficando cada vez mais populares, mas são considerados de alta definição porque são melhores do que a Definição Padrão (SD) antiquada, que é tipicamente 640 x 480.

tela quad full hd

Qual resolução de tela é adequada para mim?

Então, o que você deve escolher? Monitor HD ou Full HD ou Quad HD ou Ultra HD/4K? A resposta depende de como você planeja usar seu novo monitor ou notebook:

  • HD (720p): Os monitores HD representam menos participação total de mercado a cada ano. Mas ainda são uma boa escolha se um preço mais baixo for importante e a demanda por alta resolução não for tão importante. Com opções melhores por aí, evite monitores HD simples para trabalho de escritório, jogos e streaming avançado.
  • Full HD (1080p): Os monitores Full HD dominam o mercado e têm sido durante anos o padrão aceito para a maioria dos usuários. Eles são ideais para as necessidades básicas de jogos, streaming de vídeo de serviços como Netflix e GloboPlay, e assistir vídeos on-line.
  • Quad HD (1440p): As telas Quad HD estão ganhando popularidade entre os jogadores que querem mais pixels do que com Full HD, mas não querem pagar pelo Ultra HD. Eles também são ideais para editar fotos e vídeos tirados com os smartphones avançados de hoje, que normalmente capturam em resoluções superiores a 1080p.
  • Ultra HD/4K (2160p): Os displays Ultra HD/4K proporcionam uma qualidade visual impressionante para jogos avançados de computador, edição de fotos, visualização de filmes e muito mais. Entretanto, muitas placas gráficas de computador ainda não suportam totalmente o Ultra HD. Portanto, certifique-se de que a tecnologia de monitor que você compra seja suportada por seu sistema.

 Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre monitor Full HD, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles