ícone compartilhar redes sociais
cabo tipo flat

O que é cabo flat? Confira as principais características do produto

Welysson

O que é cabo flat? Você já teve este questionamento em mente quando escutou o termo “cabo flat”? Isso é normal, todos nós escutamos termos que não conhecemos e acabamos buscando nos informar sobre.

Pensando nisso, a BringIT resolveu criar um artigo para te explicar sobre isso nos mínimos detalhes possíveis, tirando suas dúvidas e tornando a informação mais democratizada.

O que é o cabo flat?

cabo tipo flat

Primeiramente, caso você não saiba, dentro dos dispositivos eletrônicos, de maneira geral, existem cabos que fazem conexões diversas, como a placa-mãe na tela, no teclado do notebook, etc. Porém, em alguns casos, esses cabos podem ser os cabos flats.

Pode ser encontrado com o nome de ribbon cable, que se trata de um cabo prensado, ou seja, que é bem achatado. O cabo é formado por diversos fios, que ficam um do lado do outro, fazendo ele ficar maior em largura, mas muito mais fino do que os cabos convencionais.

“Mas por que ele foi criado?” Ele foi pensado justamente pela sua característica principal, espaço ocupado. As empresas não suportavam mais os cabos redondos convencionais que ocupavam um grande espaço dentro de seus aparelhos, tornando-os mais pesados e, consequentemente, maiores para comportarem mais fios.

Além disso, outro problema dos cabos redondos era sua flexibilidade. por conta de serem grossos, eram pouco flexíveis, o que dificultava ainda mais o manuseamento deles. Sendo assim, o cabo flat veio como uma solução para todos esses problemas descritos, trazendo mais leveza, logística de espaço e maleabilidade.

Ele serve, como qualquer outro cabo, para fazer a comunicação entre dois dispositivos (a tela do notebook e a placa-mãe, por exemplo).

O que é cabo flat? Vantagens

Uma das principais características deste cabo que chama a atenção de seus compradores é a organização dos fios, pois, por conta de serem feitos lado a lado, fica muito mais fácil fazer a manutenção caso eles deem problema (apesar de isso ser bem raro de acontecer). Além disso, a identificação dos fios é muito mais fácil, pois, como são padronizados, eles sempre estarão na mesma ordem do começo ao fim.

Outrossim, a dissipação de calor é mais um ponto positivo para o cabo flat, pois ele apresenta uma relação maior entre seu volume e sua superfície, o tornando muito mais eficiente na hora de dissipar calor.

O que é cabo flat? Possíveis problemas

Normalmente, quando falamos de cabo flat, já logo pensamos nas telas dos notebooks, pois são esses cabos que realizam a comunicação entre a tela e a placa-mãe.

Porém, é possível que ele comece a dar problemas, como oscilação de cores, que, ao mover o notebook de um lugar para outro, ele acaba sofrendo uma variação nas cores. Sim, isso pode estar correlacionado com o cabo da sua tela.

“Mas como saber se o problema é no cabo flat?” Existe uma técnica que pode te dizer isso, porém, vale ressaltar a importância de levar seu dispositivo a um profissional caso não queria lidar com este tipo de problema.

Se deseja tentar mesmo antes de levar a algum técnico, pegue um monitor ou televisão a parte e conecte o cabo HDMI ou VGA. Se a imagem aparecer nitidamente, é possível que o problema esteja realmente no cabo flat e não na tela.

Cabo flat com problema – o que fazer?

Caso você, após levar a um técnico ou realizar a inspeção por conta e risco, constatar que o problema é mesmo no famigerado cabo, você deve trocá-lo por um novo.

Porém, não é simplesmente comprar um novo, você deve comprar o que se encaixa perfeitamente com o seu notebook. Caso contrário, ele não irá funcionar da maneira que deveria, podendo prejudicar o aparelho e fazer você gastar dinheiro desnecessariamente.

Identificação do cabo flat novo

Primeiramente, tenha em mente o modelo do seu notebook, na maioria das vezes, apenas com ele você já consegue realizar a compra de um novo cabo flat.

Porém, caso não consiga identificar, existe outro modo de comprar o cabo flat.

Part Number

O Part Number funciona como uma espécie de RG para seu dispositivo. Normalmente, você o encontra no próprio cabo flat ou na parte de trás da tela. Sim, ele é o lado não agradável desta opção, pois, para isso, você terá que desmontar seu notebook e tirar a tela da carcaça para que possa identificar o Part Number. Caso não tenha experiência nisso, leve a um técnico. Todavia, você pode se aventurar na área de informática e realizar o trabalho por conta e risco.

cabo tipo flat

Após isso, com o Part Number em mãos, você terá o número de série, o modelo e todas as informações que necessita para comprar um novo cabo de comunicação de tela.

Onde posso comprar um cabo flat novo?

Para sua sorte, a BringIT é especialista no ramo de peças de notebook, com mais de 10 anos de experiência no mercado. Claro que na hora de comprar uma nova peça para seu laptop, você vai querer comprar no melhor vendedor pelo melhor preço possível, certo?

Sendo assim, confira alguns modelos que a BringIT separou exclusivamente para você!

CABO FLAT PARA NOTEBOOK MSI

Ficha Técnica

  • Marca compatível: MSI;
  • Compatibilidade (part number): K19-3017005-V03, K19-3017001-H39, CR420, K19-3017001-V03;
  • Quantidade de Pinos 40 Pinos;
  • Garantia de 3 meses contra defeitos de fabricação;

CABO FLAT NOTEBOOK ACER ASPIRE

Ficha Técnica

  • Marca compatível: Acer;
  • Compatibilidade (part number): 3810T, AS3810, 3810TZ;
  • Quantidade de Pinos 40 Pinos;
  • Garantia de 3 meses contra defeitos de fabricação;

Cabos por marca

Não achou o cabo que queria? Já imaginei que isso iria acontecer. Existem uma infinidade desses cabos, fica difícil achar o certo dentre tantos cabos assim. Pensando nisso, caso deseje encontrar o cabo flat baseado na marca (o que facilitaria muito o seu trabalho), iremos disponibilizar uma lista com os cabos das principais marcas de notebook do país.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o que é cabo flat, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *