O que é pasta térmica do processador? Descubra aqui!

pasta térmica

Todo computador precisa de uma pasta térmica para o equilíbrio da temperatura. Ela fica entre o processador e o dissipador de calor do cooler, essa posição garante que o processador seja resfriado efetivamente.

Em casos onde não há pasta térmica o computador chega até temperaturas altíssimas o que prejudica no desempenho do computador e pode até queimá-lo.

Dessa forma, essas pastas podem ser encontradas em lojas onlines ou de materiais elétricos/eletrônicos. Há também uma grande variedade de modelos e marcas.

Pasta térmica: O que é e pra que serve?

Essa é uma peça fundamental para o funcionamento adequado do seu computador.

Entretanto, muitas pessoas desconhecem sua importância e não sabem nem mesmo o que é. Esse é um item que não pode ser esquecido.

Ao considerar as superfícies tanto do processador quanto do cooler é notável que são superfícies com micro depressões que fazem espaços entre esses componentes.

É ai que a pasta térmica entra, ela preenche esses espaços e impede que fique ar, o qual é um mal condutor de calor, ocupe o espaço.

Em outras palavras, a pasta serve para refrigerar de maneira mais eficiente o processador, o que é muito importante para a máquina.

E para realizar essa função, a pasta é composta em geral de um líquido viscoso, podendo ser branco ou prateado.
Há alguns tipos de pastas térmicas disponíveis no mercado.

Pasta térmica de silicone

A pasta de silicone é o modelo mais simples.

Ela pode ser encontrada no mercado com preços mais baixos. Porém tem durabilidade menor, sendo necessário troca a cada 3 anos, esse tempo pode variar de acordo com o uso.

Em geral sua coloração é branca e com muita viscosidade. Seu componente trabalha entre 40ºC – 200ºC e tem condutividade térmica de 2 w/mk

Pasta térmica de zinco

A pasta térmica de óxido de zinco possui baixa viscosidade fácil de ser aplicada. Ela tem coloração acinzentada.

Devido a sua baixa viscosidade ela é capaz de preencher facilmente orifícios e canais microscópicos no dissipador de calor.

Ela pode durar muitos anos sem secar ou ter sua consistência alterada. Por não ter compostos voláteis ela é considerada relativamente segura para o seu PC.

Pasta térmica de prata

Esse modelo de pasta conta com prata em sua composição, sendo recoberta por uma camada de silicone.

Assim, é criada uma camada isolante que não deixa conduzir eletricidade. Há ainda pó de prata dissolvido que também contribui para que não tenha condução.

Essa pasta é considerada de alta eficiência e apesar de contar com um preço um pouco mais caro que as outras, ela tem boa duração.

Pastas térmicas caseiras

Pode ser que você já tenha ouvido falar em pastas térmicas caseiras, mas talvez nunca tenha chegado a testas nenhuma delas.

O que acontece é que muitos produtos começaram a ser testados e divulgados como pastas térmicas eficientes.

Mas isso pode ser mais perigoso do que parece!

A pasta de dente apesar de ser um produto usualmente de higiene bucal, tem sido usada por algumas pessoas como pasta térmica de notebook.

Geralmente, a pasta de dente é associada a grafite e é usada para evitar o superaquecimento. Entretanto, pode até ser que essa receita funcione por alguns dias ou até semanas, mas as chances de causar grandes danos ao seu PC são muito grandes.

É preciso ressaltar, que isso acontece porque para que seja uma pasta térmica efetiva é necessário isolar a condução de energia, e pastas caseiras não garantem nenhuma segurança e eficiência.

Sendo assim, o ideal é que você procure por uma pasta térmica que realmente funcione e já esteja no mercado com índice de qualidade.

Qual a melhor pasta térmica?

Se você está buscando uma pasta térmica precisa estar atento, e prezar pela segurança do seu computador.

Logo, as pastas caseiras não devem ser uma opção.
Caso você não esteja disposto a desembolsar um pouco mais, a pasta de zinco pode ser indicada.

Entretanto, o ideal é investir em uma pasta de prata para que assim garanta que seu computador está protegido e seguro.

Pessoa colocando pasta térmica em um componente do notebook

É fácil trocar a pasta térmica?

Fazer a troca desse material pode não ser tão difícil como algumas pessoas imaginam.

Para começar o procedimento é preciso retirar o Cooler do processador, e começar então a remoção do restante da pasta antiga.

Você precisa se atentar aos detalhes, afinal é uma área de alta sensibilidade e também delicada.

O álcool também pode ser um aliado na hora de remover os vestígios de pasta. É importante evitar que a pasta velha e a nova se misturem, pois assim a função da nova pode ficar prejudicada.

Depois disso, é hora de fazer a aplicação. Ao contrário do que muitos pensam o excesso só irá prejudicar, então não exagere!

Você pode escolher aplicar em cima do processador ou abaixo do dissipador. Em qualquer um tanto faz, o importante é ficar entre os dois componentes.

Além disso, na hora de aplicar não se esqueça que o ideal é colocar uma gota mais ou menos do tamanho de um grão de feijão.

Quando o dissipador for encaixado fará com que ela se espalhe e o ideal é não deixar vazar para outros componentes como por exemplo a placa mãe.

Pronto, após trocar sua pasta o correto é aguardar.

Em nenhuma hipótese deve-se ignorar a troca da pasta térmica, pois essa é essencial para que seu computador funcione e não estrague por superaquecimento.

Conheça os produtos da BringIt!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o que é pasta térmica do processador, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles