ícone compartilhar redes sociais
Mulher mexendo no touchpad de um notebook em sua frente

O que é touchpad e como utilizar corretamente?

adminblog_USR

O mouse é um item essencial quando o assunto são computadores, principalmente os de mesa. Mas, e se houvesse um meio de desconectá-lo do aparelho, transferindo-o para um pequeno espaço dos notebooks? Na verdade, isso já existe e é muito provável que você tenha até mesmo utilizado essa tecnologia, chamada de touchpad.

Se você já conhece esse componente e quer saber mais detalhes sobre o assunto, ou se não faz ideia do que estamos falando e quer descobrir o que é touchpad exatamente, continue com a gente até o final deste artigo.

Entenda o que é touchpad

O touchpad é um dispositivo de entrada que utiliza, basicamente, um sensor tátil (que reage ao ser tocado) para transformar o toque em comandos no notebook. No geral, esses componentes acabam eliminando a necessidade de um mouse ligado ao aparelho, já que permitem que o usuário mova o cursor apenas com o deslizar dos dedos sobre a superfície em questão.

Foto de um notebook com o touchpad em foco

A maioria dos touchpads também reage aos cliques do mouse, tanto do botão direito como do esquerdo. Em sua anatomia, tais botões costumam ficar na parte superior ou inferior do dispositivo, ligeiramente ligados à superfície lisa de controle. Assim como nos mouses, é necessário apenas mover o cursor até um ícone, por exemplo, e clicar utilizar tais funções, como de costume.

Os touchpads, ou trackpads, como também são chamados, são capazes de assumir tantas funções em um espaço tão pequeno graças à sua tecnologia ímpar, a mesma utilizada na fabricação de telas sensíveis ao toque.

Geralmente, encontramos esse componente com dois tipos diferentes de sensores:

  • Touchpad capacitivo: funciona medindo a capacitância, ou seja, a capacidade de armazenamento de energia na região. Quando uma pessoa desliza os dedos sobre esse touchpad, sua capacidade aumenta instantaneamente. O resultado é um cursor que responde com o movimento na tela;
  • Touchpad resistivo: nesse caso, a capacitância não é medida, necessitando de pressão para levar o cursor até a área desejada.

Viu como é fácil entender o que é touchpad?

Aprendendo a utilizar corretamente

Se você já está familiarizado com o assunto, talvez essa seja uma tarefa bastante simples. Entretanto, quem acabou de descobrir o que é touchpad pode precisar de um pouco de treino até se acostumar com o componente. Mas, não se preocupe! Essa não é uma tarefa impossível, certo?

Então, que tal algumas dicas para aproveitar todo o potencial de um touchpad, da maneira certa?

Antes de mais nada, procure relaxar as mãos. Além de dificultar a utilização, deixar os dedos rígidos pode causar uma enorme dor na região após algumas horas. O mais indicado é usar três dedos nesse processo: indicador, médio e polegar.

Nesse caso, cada um possui uma função específica:

  • Indicador: deslizar;
  • Médio: arrastar, aumentar e diminuir (junto com o indicador);
  • Polegar: clicar nos botões.

Claro, essa é apenas uma sugestão e pode variar de acordo com os hábitos ou preferências do usuário. No entanto, é um excelente começo para quem ainda está se acostumando com o touchpad.

Agora é o momento de aprender como realizar algumas funções básicas, do modo correto e sem complicações. Portanto, presta atenção aos “macetes” a seguir:

  • Botão esquerdo: serve para ativar, pressionar botões na tela, selecionar, entre outras funções;
  • Botão direito: costuma abrir um menu de opções referente ao item da tela onde o cursor estiver;
  • Área de rolagem: levará seu cursor para cima e para baixo, além das laterais;
  • Selecionar objeto: toque uma única vez na superfície do touchpad, assim que o cursor estiver apontado para o item em questão;
  • Selecionar e arrastar: posicione o cursor no objeto desejado e toque no touchpad duas vezes seguidas, rapidamente. Após o segundo toque, basta repousar o dedo na superfície e arrastar o item até o local desejado.

Se você seguir as instruções de utilização acima e notar que o componente não está respondendo como deveria, é preciso ficar de olho. Lembre-se o que um touchpad é um dispositivo extremamente sensível à pressão, logo, pode ser danificado caso não receba os cuidados necessários.

Por isso, fique atento às indicações de uso abaixo:

  • Evite comer perto do notebook, para que a região não tenha contato com farelos ou líquidos;
  • Proteja a superfície da poeira, mantendo-a limpa constantemente;
  • Não se apoie ou coloque objetos sobre o touchpad;
  • Se você costuma suar na região das mãos, mantenha uma toalha ao lado do notebook, para tirar a umidade do local.

Agora que você já sabe o que é touchpad e como utilizá-lo corretamente, que tal descobrir o que fazer quando o componente simplesmente para de funcionar? Para isso, é só acessar nosso post especial sobre o assunto.

Todos são iguais? Conheça as principais variações do dispositivo

Os touchpads costumam apresentar diferentes versões, dependendo da marca e do modelo do notebook. Duas delas estão descritas abaixo, para que você possa reconhecê-las com maior facilidade.

Touchpad tradicional

Se você está se questionando sobre o que é touchpad “tradicional”, ou seja, o padrão entre esses componentes, saiba que ele geralmente possui a superfície sensível ao toque centralizada na região de apoio das mãos, abaixo do teclado do notebook.

Na sequência, encontramos também os botões esquerdo e direito e, em casos mais raros, um botão de clique central.

Embora esse modelo já tenha sido extremamente popular, ele vem caindo em desuso nos últimos anos, dando espaço para touchpads mais modernos.

Entre suas principais vantagens estão:

  • Uso facilitado e sem complicações;
  • Precisão;
  • Confiabilidade dos movimentos e cliques.

Touchpad sem botões

Atualmente, esse é o modelo mais utilizado de touchpad, sendo conhecido também como clickpad. Sua fama surgiu no início do século, por volta dos anos 2000, quando a linha MacBook, da norte-americana Apple, popularizou o modelo.

A ideia é bastante simples: uma superfície inteira de contato, sem divisões. Para clicar em algo, basta pressionar qualquer ponto do componente, ou seja, todo o touchpad é um grande botão.

Algumas de suas vantagens são:

  • Maior facilidade com jogos;
  • Maior superfície de clique, não exigindo que o usuário olhe para o touchpad para encontrar os botões;
  • A força do clique é a mesma, independentemente da região tocada.

No final das contas, não é nenhum mistério entender como funciona e o que é touchpad, não é mesmo?

Pronto para ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, conheça agora mesmo nosso blog! E se você estiver procurando produtos de qualidade e com o melhor preço e atendimento do mercado, aproveite também para visitar nosso site!