Emaranhado de cabos

O que é um cabo tripolar e porque se tornou padrão no Brasil?

Entenda porque o Brasil adotou o cabo tripolar como modelo.


O cabo tripolar se tornou padrão no Brasil, trazendo mais segurança e simplificando o dia a dia. Até alguns anos atrás, no Brasil, não existia um modelo de tomada padrão – circulavam no mercado nacional mais de 12 modelos distintos, fazendo com que precisássemos de vários modelos de adaptadores em casa para conseguir plugar os equipamentos na tomada, afinal, cada eletrodoméstico seguia um modelo diferente. 


Além dos vários modelos de tomadas e de adaptadores, era comum precisar conectar muitos adaptadores em uma só tomada para ligar dois 2 eletrodomésticos na mesma tomada, aumentando o risco de superaquecimento nas residências. 


Por outra via, nem sempre esses adaptadores ficavam bem conectados, o que levava muitas das vezes a choques, derretimentos e pequenas explosões.


Depois de alguns estudos, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) estipulou o cabo tripolar, ou, popularmente conhecido como tomada de 3 pinos como padrão no país. 


Foram anos de debate, inclusive com consulta popular, o que de fato fundamentou a decisão foi a necessidade de se aumentar a segurança das instalações elétricas nas residências brasileiras.


A obrigatoriedade do cabo tripolar se iniciou em 2011, e mais de 10 anos depois os brasileiros já se acostumaram. Se antes, vários modelos de adaptadores eram necessários e até se fazia um esforço para alguma tomada caber em algum adaptador, agora a quantidade de adaptadores foi reduzida e há quem tenha preferido simplesmente trocar a tomada. 


Não há dúvidas que essa simplificação para 1 modelo de tomada facilitou a vida, afinal, já não é mais necessário colecionar modelos distintos de adaptadores, por outro lado, as questões relacionadas à segurança que foram triviais na escolha do novo padrão trazem mais segurança para as nossas residências.


Neste texto vamos entender o que é um cabo tripolar e as vantagens de se ter padronizado uma tomada no Brasil.

O que é?

O cabo tripolar contém 3 pinos, que formam um desenho parecido com um triângulo – sendo facilmente identificado e garantindo a segurança ao se conectar um equipamento elétrico. 


Ao comprar um cabo, tomada ou adaptador de 3 pinos, é importante escolher um fornecedor de confiança para se evitar falsificações e garantir que se está comprando um item certificado pelo INMETRO, afinal como veremos a seguir, esse modelo se tornou padrão no Brasil para aumentar a segurança das instalações elétricas domésticas.


No caso do cabo tripolar, em duas de suas pontas ele contém correntes elétricas em fases opostas e na terceira tem-se o cabo de aterramento, o que reduz significamente o risco de explosões e superaquecimentos das ligações elétricas, pois o aterramento conduz a energia para o solo.

Por que se tornou padrão?

Colecionar os adaptadores e até mesmo forçar um pouco para uma tomada encaixar em um adaptador era rotina das casas dos brasileiros, o que infelizmente, aumentava e muito o risco de acidentes. 


Quando se utiliza muitos adaptadores, principalmente se estão mal encaixados, aumenta-se o risco de superaquecimento e de se derreter a camada de proteção dos fios, aumentando a probabilidade de se ter choques, curto circuitos, queda da energia, danos na rede elétrica e até mesmo pequenas explosões. 


O INMETRO fez um estudo levando em consideração a quantidade de acidentes domésticos e até mesmo de óbitos ocasionados por problemas elétricos domésticos, sugerindo, por isso, a mudança. As ocorrências de queimaduras e óbitos por acidentes elétricos domésticos eram muito mais frequentes antes da mudança do padrão.


Além de reduzir a quantidade de adaptadores, o novo padrão conta com um fio de aterramento, que conduz a corrente elétrica para a terra, aumentando a segurança e reduzindo os riscos de um curto circuito ou de sobrecarga da rede.


Outro ponto é que esse modelo conta com um plugue, e evita que as tomadas fiquem mal ou superficialmente encaixadas – o que acontecia com frequência com os modelos anteriores e também aumentava o risco de pequenos curtos circuitos ou explosões.


Desde então, o INMETRO emite certificações de tomadas e de plugues, outro avanço para se aumentar a segurança das instalações elétricas domésticas. Por isso, ao comprar um cabo tripolar ou mesmo um adaptador verifique a certificação do INMETRO.

Cabo tripolar e cabo de força

Um cabo de força permite que a energia seja distribuída, ou seja, ele leva a energia elétrica aos equipamentos, permitindo que eles funcionem corretamente. Existem diferentes modelos de cabo de força: tripolar 10 amperes, tripolar  20 amperes, IEC C14, IEC C15, IEC C19, IEC C20, Tipo 8, cabos de força tripolar para notebook.


É importante escolher o cabo conforme a sua aplicação, no entanto, o modelo tripolar é mais versátil, dado que o Brasil optou pelo modelo tripolar de tomadas.


Hoje, o cabo tripolar se tornou o modelo mais utilizado no Brasil, e é bastante utilizado para computadores de mesa e para impressoras.


Na hora de escolher seu cabo de força ou cabo tripolar é importante verificar as especificações técnicas dos aparelhos que pretende conectar e as especificações do cabo:

  • Comprimento do cabo – um cabo de maior comprimento pode ser melhor dependendo do seu uso, para notebooks, por exemplo, um comprimento possibilita mais liberdade;

  • Garantia do produto – verifique se o cabo tem alguma garantia

  • Plugue – confira se o plugue do cabo é o que você precisa

  • Tipo de conector – existem cabos com conectores 90 graus, isto é, um tipo de conector que pode ser rotacionado, o que evita desgaste do fio ao ser forçado, aumenta a sua durabilidade e também permite mais flexibilidade na utilização.


Por fim, tome cuidado ao aproveitar cabos – como já explicamos, cabos e tomadas são itens importantes para se manter a segurança das instalações domésticas, na dúvida, não vale a pena aproveitar cabos, por isso, sempre compre cabos novos e evite de comprar usados.


Para comprar cabos de força com segurança acesse o site da Bring IT agora mesmo.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles