O que é um cooler e quais são os tipos?

Tempo de leitura: 5 minutos

Antes de mais nada, você sabe o que é um cooler? Sabe quais tipos existem e onde comprar? Neste artigo, responderemos essas perguntas e muitas outras!

Descubra sobre os dois métodos de refrigeração dos coolers, incluindo como estes dois métodos funcionam, e qual é o mais adequado para você.

Enfim, como qualquer peça poderosa de hardware de um desktop ou notebook, o processador gera calor quando está em operação e precisa ser devidamente resfriado para atingir o máximo desempenho.

Isso se dá porque durante o funcionamento normal, os transistores dentro do processador convertem energia elétrica em energia térmica (calor). Logo, este calor aumenta a temperatura do processador.

Por isso, se não existir um caminho eficiente para esse calor sair, o processador excederá sua temperatura de operação segura.

Mas qual é a melhor maneira de manter o processador operando à temperatura ideal?

Há muitas maneiras de resfriar um processador, mas a maioria dos desktops e notebooks usa um cooler a ar ou um cooler líquido.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que é um cooler, sobre cooler a ar versus os coolers de resfriamento líquido: como eles funcionam, os prós e os contras de cada um.

O que é um cooler e como ele funciona?

Ambos os coolers de ar e líquido operam com um princípio semelhante, e ambos fazem essencialmente a mesma coisa: absorvem o calor do processador e o redistribuem esse calor para longe do hardware.

O calor gerado pelo próprio processador é distribuído na tampa metálica do processador, chamada de Espalhador de Calor Integrado (IHS). O calor é então transferido para a placa de base do cooler do processador.

Este calor é então distribuído, seja por líquido ou via tubo de calor, para um ventilador, onde é soprado para longe do cooler e eventualmente para longe do PC.

Embora a mecânica subjacente seja semelhante, os dois métodos conseguem esta redistribuição de calor de formas muito diferentes. Vamos começar com um resfriador de ar.

air cooler para notebook

Air cooler

Em um cooler de ar, o calor é transferido do IHS do processador, através da pasta térmica aplicada, e para uma placa de base condutiva que normalmente é feita de cobre ou alumínio. A partir da placa de base, essa energia térmica se move para os tubos de calor acoplados.

Os tubos de calor são projetados para conduzir o calor de um local para outro. Neste caso, o calor se move para um dissipador de calor que é levado fora da placa mãe, liberando espaço para outros componentes, tais como a RAM.

Estes tubos fornecem a energia em forma de calor para as finas aletas metálicas que compõem o cooler. Estas aletas são projetadas para maximizar a exposição ao ar mais frio, que então absorve o calor do metal. Por fim, um ventilador acoplado empurra então o ar quente para longe do processador.

A eficácia de um cooler de ar pode variar, dependendo de fatores como os materiais utilizados(o cobre é mais condutor do que o alumínio, por exemplo, embora o alumínio seja mais barato) e do tamanho e quantidade de ventiladores acoplados ao dissipador de calor do processador.

Isto explica a variação no tamanho e no projeto dos cooler de ar.

Os cooler de ar maiores geralmente dissipam melhor o calor, mas nem sempre há espaço para uma solução de resfriamento grande, especialmente em um PC pequeno.

Vamos explorar ainda mais as vantagens do resfriamento a ar, mas primeiro, vamos sobre o resfriamento líquido para fins de comparação.

Water cooler

water cooler

Assim como os cooler de ar, há uma ampla seleção de opções disponíveis, mas a maioria se enquadra em duas categorias: refrigeradores All-in-One (AIO), ou circuitos de resfriamento personalizados.

Aqui nos concentraremos principalmente nos resfriadores All-in-One (AIO), embora os princípios fundamentais de como o líquido resfria o processador sejam os mesmos em ambos.

Similar ao resfriamento a ar, o processo começa com uma placa de base que é conectada ao IHS do processador com uma camada de pasta térmica. Isto permite uma melhor transferência de calor entre as duas superfícies.

A superfície metálica da placa de base faz parte do bloco de água, que é projetado para ser preenchido com líquido refrigerante.

O refrigerante absorve o calor da chapa de base à medida que se move através do bloco de água. Em seguida, ele continua a se mover através do sistema através de um dos dois tubos até um radiador.

O radiador expõe o líquido ao ar, o que o ajuda a resfriar, e os ventiladores acoplados ao radiador então afastam o calor do resfriador. O refrigerante então entra novamente no bloco de água, e o ciclo começa novamente.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Como escolher bateria para notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *