O que é um overclock no seu notebook?

Tempo de leitura: 8 minutos

Quer saber como fazer um overclock no seu notebook usando as melhores peças? Além de ser um belo de um upgrade no seu eletrônico, o overclock é uma técnica bastante procurada por gamers e por quem mantém um bom PC em casa. Por isso, nesse artigo a gente te conta um pouco sobre esse processo!

A agilidade dos notebooks é o sonho de vários, acelerar os componentes da máquina, muitas vezes resulta em um ganho significativo de desempenho.

Entretanto, esse aumento sempre será limitado por fatores como a própria arquitetura e tecnologia dos componentes utilizados.

Então é por isso que vamos apresentar aqui algumas vantagens de fazer um  overclock para seu notebook e como fazer a melhor escolha.

clock do processador

O que é um overclock?

Você já sonhou em deixar o PC mais rápido para seus jogos e aplicativos favoritos? Esse é um dos motivos que leva muita gente a fazer o overclock no computador.

Essa técnica literalmente aumenta a velocidade de operação de um determinado componente!

Em outras palavras, para que o clock traduzindo (tempo) do processador atinja mais velocidade, basta alimentá-lo de eletricidade. Com mais energia disponível, ele tende a atingir clocks mais altos.

Agora ficou mais fácil entender o termo: overclock, né?

Para tal pensamos imediatamente nos processadores, mas não são apenas eles que podem ser acelerados, embora eles sejam, normalmente, o principal alvo. É possível acelerar o funcionamento com:

  • memória da placa de vídeo
  • controlador gráfico,
  •  memória do sistema ( RAM )
  • ou barramentos do sistema (geralmente na placa – mãe).

Nesse sentido, você deve estar se perguntando: como essa velocidade é medida? Em resumo,  ela é medida em ciclos por segundo (Hertz), os fabricantes ao produzir componentes de computador como processadores e GPUs, determinam qual é a velocidade de operação padrão.

Por isso, fazer overlock é literalmente forçar uma peça a trabalhar em uma velocidade mais alta do que a determinada pelo fabricante.

Contudo, como sabemos que toda ação tem uma reação, qualquer procedimento que interfira em pontos indispensáveis do computador, apresenta riscos e vantagens.

Como por exemplo, se você tem um computador mais antigo, as probabilidades negativas que podem afetar o aparelho são maiores. Porém, em sistemas mais atuais, um overclock bem administrado pode chegar a resultar em um desempenho muito eficiente, permitindo rodar games pesados com maior tranquilidade.

Agora você deve estar se perguntando se vale a pena arriscar, né? Pois, muita calma nessa hora que aqui tiraremos todas as suas dúvidas e o melhor lhe daremos as melhores opções de processadores.

Como saber que é seguro um overclock para meu notebook?

Eventualmente, existem algumas questões que precisam e serão mencionadas como o aumento no consumo de energia (calor), causando ruído do ventilador (resfriamento) e vida útil mais curta para os componentes desejados.

Pois como já falamos, existe uma velocidade X que o fabricante garante que a peça funcionará de acordo com os parâmetros de qualidade especificados, entregando:

  • estabilidade
  • e segurança ao consumidor final.

Ou seja, sair  muito fora desses parâmetros é ruim, porém para que comprar uma máquina nova sendo que a sua ainda está boa? Qualquer possibilidade de melhorar já é um bom negócio, não acha!?

Mesmo que esse aumento seja limitado por fatores como a própria arquitetura e tecnologia dos componentes utilizados, é um bom negócio um overclock e iremos te mostrar!

A primeira consequência disso é que o overclock geralmente causa um aumento de temperatura das peças, na medida em que você sobe a velocidade de operação (Clock), em outras palavras, ao aumentar a velocidade do sistema, os componentes do computador irão trabalhar de forma mais feroz.

No geral, um processador pode funcionar com segurança, sem danos, com temperaturas externas de no máximo 60 ou 70ºC, com temperatura ideal 50ºC. Acima da temperatura estipulada, o processador pode apresentar alguns travamentos. Não esqueça que, quanto maior for o aquecimento do processador irá diminuir a confiabilidade do equipamento como também a sua vida útil.

No entanto, quem ficou preocupado com a situação, saiba que, pequenos Overclocks não oferecem grandes riscos, e assim, são considerados seguros praticamente na sua totalidade, no entanto, quanto maior estímulo ao aumento da velocidade, maior risco está correndo de danificar o processador.

E como eu resolvo esse problema?

Aqui nossa dica é ter um cooler bom e eficiente, no nosso site temos várias opções, clica aqui para já escolher o seu.

Além disso, nossa outra dica é esteja completamente ciente dos limites de overclock que seu equipamento suporta, como por exemplo, parâmetros que podem ser alterados no processo envolvem taxas de transferência de dados, multiplicadores de CPU e a velocidade do FSB (Front Side Bus) da placa mãe, entre outros.

Pois, um usuário que não tem um bom conhecimento a respeito de seu hardware pode acabar danificando gravemente seu equipamento.

Em conclusão, assim como existem sistemas de refrigeração projetados para suportar altas temperaturas criadas pelos computadores submetidos a overclock como coolers, existem peças desenvolvidas para a prática.

clock do processador

Overclock é possível somente com processadores?

A resposta é: não!

Como já falamos anteriormente, tem como acelerar sua máquina com outros recursos além do processador e correr todo o risco aqui já citado. Por mais que essa seja a manobra mais comum, existe também a possibilidade de atribuir aceleração à memória RAM do sistema.

Pensando nisso agora te daremos ótimas opções de memórias que tem no nosso site para dar aquele upgrade na sua máquina com um overclock.

MEMÓRIA KINGSTON FURY HYPERX 8GB 

Começamos com esse ótimo custo-benefício para melhorar o desempenho do seu notebook, seja para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como navegar na internet, jogar, criar apresentações gráficas ou editar vídeos. Podemos te garantir que essa peça é ideal!

Além disso, o seu alto desempenho HyperX FURY DDR4 é a escolha perfeita para os system builders. Conta com overclock automático, perfis de overclock pré-definidos Intel Extreme destinados a maximizar o desempenho.

Agora, lembra da velocidade do overclock como é medida? Pois bem, com essa peça é possível alcançar velocidades de até 2666MHz.

Incrível, né? Então não perca tempo e clica aqui que você será redirecionado automaticamente para o nosso site.

MEMÓRIA KINGSTON FURY HYPERX 16GB 

Separamos agora pra você essa peça que dispõe de um pouco mais de espaço, com 16G ela é ideal para aquele upgrade de memória RAM, é a opção mais rápida e eficiente para melhorar o desempenho da sua máquina.

Da mesma forma, adquirindo essa peça e aprimorando seu notebook você conseguirá fazer várias tarefas ao mesmo tempo, sem aquele problema de travamento ou lentidão. Um ótimo custo-benefício, né? Para otimizar o seu tempo.

Além disso, o seu alto desempenho HyperX FURY DDR4 é a escolha perfeita para os system builders. Conta com overclock automático, perfis de overclock pré-definidos Intel Extreme destinados a maximizar o desempenho.

Aqui a diferença está na velocidade do overclock, com essa peça é possível alcançar velocidades de até 2400MHz, um ótimo custo-benefício, né?

Então clica aqui agora e aproveite para ver com mais detalhes essa peça em nosso site.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Como fazer um overclock processador para notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *