O que é uma pilha para notebook? Saiba a hora de substituir a sua!

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você estiver usando um desktop antigo ou um notebook, a placa-mãe de seu computador contém uma bateria integrada, também chamada de pilha para notebook. Mas, ao contrário de uma bateria padrão, a bateria da placa-mãe não alimenta seu computador enquanto você estiver usando-a.

Muito pelo contrário, na verdade, a bateria (conhecida como “CMOS”) é minúscula e só está ativa quando você não está usando seu computador.

Então, por que existe uma bateria na placa-mãe e para que ela serve? Quanto tempo dura uma bateria CMOS? Vamos descobrir.

pilha para notebook

O que é BIOS?

Para entender a importância de uma bateria CMOS, você precisa primeiro entender o que é a BIOS de seu computador.

Todo computador tem BIOS pré-programado em seu hardware. É diferente de um sistema operacional. Os sistemas operacionais podem ser instalados, desinstalados e atualizados muito tempo depois de ter comprado o computador. A BIOS é algo que é integrado ao computador enquanto ele está sendo fabricado.

Nesse sentido, BIOS significa “Basic Input/Output System” (Sistema Básico de Entrada/Saída). O que ela faz exatamente? Basicamente, ela gerencia as funções essenciais de seu computador.

Tudo o que seu computador faz pode ser resumido a uma entrada ou saída.

Sendo assim, a BIOS é encarregada de gerenciar a troca de entradas e saídas de seu computador, principalmente quando você está inicializando seu computador. A BIOS instrui seu computador sobre como inicializar o sistema operacional e também opera os periféricos (como o mouse e o teclado).

Você pressiona a tecla de alimentação para ligar seu notebook, certo? Bem, como seu notebook deve processar a tecla de energia quando o notebook é desligado? É para isso que a BIOS está lá.

Ela executa funções básicas para seu computador enquanto seu computador ainda está despertando. Pressionar a tecla de alimentação é uma entrada básica. A inicialização de seu sistema operacional é a saída básica.

O que é CMOS(a pilha para notebook)?

CMOS significa “Complementary Metal Oxide Semiconductor” (Semicondutor de Óxido de Metal Complementar). A bateria CMOS alimenta o firmware da BIOS em seu notebook.

Afinal, a BIOS precisa permanecer operacional mesmo quando seu computador não estiver conectado a uma fonte de energia. É aí que entra a bateria, ou pilha para notebook.

Quando seu computador é desconectado da tomada, a BIOS depende da bateria CMOS para alimentação.

Você encontrará baterias CMOS tanto em notebooks quanto em desktop, mas elas são usadas com mais frequência em notebooks.

Isso porque os notebooks são normalmente desconectados por um período de tempo maior do que os desktops.

A bateria CMOS é carregada sempre que seu notebook é conectado à tomada. É somente quando seu notebook está desconectado que a bateria perde carga. A maioria das baterias durará de 2 a 10 anos a partir da data de sua fabricação. Quanto mais você deixar seu notebook conectado, mais longa será a duração da bateria.

Por que sua placa-mãe precisa de uma pilha para notebook?

Então, se muitos computadores armazenam configurações de BIOS em memória não volátil, por que as placas-mãe ainda vêm com baterias? Simples: As placas-mãe ainda incluem um Relógio em Tempo Real (RTC).

Ligue ou desligue o computador – a bateria funciona o tempo todo. O relógio em tempo real é essencialmente um relógio de quartzo, como um relógio de pulso antigo.

Quando o computador está desligado, a bateria fornece energia para que o relógio em tempo real funcione. É assim que seu computador sempre sabe a hora correta quando você liga o pc.

Quando é hora de substituir a bateria de sua placa-mãe?

Como todos sabemos por experiência, as baterias não duram para sempre. Eventualmente, uma bateria CMOS deixará de funcionar, entretanto, elas normalmente duram até 10 anos.

O uso regular do seu computador significa que a bateria CMOS durará mais tempo. Por outro lado, uma bateria em um computador que é na maioria das vezes fica desligado deixará de funcionar mais cedo… Afinal de contas, está usando mais a bateria.

Se a bateria falhar em um computador mais antigo que armazena suas configurações de BIOS em CMOS, você verá mensagens de erro como:

  • Erro ACPI BIOS
  • Falha da bateria CMOS
  • Erro de leitura CMOS
  • Erro de Checksum CMOS
  • Nova CPU instalada

Esta última é particularmente confusa no início, mas a explicação é simples. Sem uma bateria alimentando a BIOS, a placa-mãe não consegue lembrar que a CPU já estava instalada anteriormente. Como tal, ela pensa que é nova toda vez que você inicializa seu computador.

Em um computador mais novo que armazena suas configurações da BIOS em memória não volátil, o computador pode inicializar normalmente, mas o computador pode parar de acompanhar o tempo quando estiver desligado.

Como sei que minha bateria CMOS falhou?

Aqui estão os sintomas de falha da bateria CMOS:

  • O notebook tem dificuldade de inicialização
  • Há um barulho constante de bipe da placa-mãe
  • A data e a hora foram redefinidos
  • Periféricos não respondem ou não respondem corretamente
  • Os drivers desapareceram
  • Você não pode se conectar à internet

Quando sua bateria CMOS falhar, seu firmware da BIOS será desligado e reverterá para suas configurações padrão.

Problemas de inicialização e bipes incessantes

Como mencionamos anteriormente, a BIOS é em grande parte responsável pela inicialização de seu computador. Sem a bateria, seu notebook pode ter muita dificuldade para dar o boot ou pode não dar o boot. Você também pode ouvir um barulho constante da placa-mãe, outra indicação de uma falha na bateria.

Hora e data errados

Se seu notebook conseguir inicializar, você poderá notar que a data e a hora foram redefinidas. O mais provável é que eles tenham reinicializado para uma data no passado. Mesmo quando seu computador é desligado, a BIOS mantém um relógio em tempo real que rastreia a data e a hora. A CMOS  é responsável por manter esse procedimento.

Portanto, se a data e a hora foram misteriosamente reiniciadas, isso é um sinal muito bom de que a bateria CMOS morreu.

pilha para notebook

Periféricos não respondem ou não respondem corretamente

É possível que seus periféricos não respondam – você não pode mover seu cursor ou clicar em qualquer ícone ou o notebook não lerá nenhuma das entradas de seu teclado.

Ou, seus periféricos não funcionam bem, por exemplo, seu cursor está impreciso e suas entradas de teclas provocam respostas estranhas do sistema operacional.

Bem como, sua configuração personalizada de teclado foi redefinida para a configuração padrão. Todos estes são sinais de falha de CMOS, uma vez que a BIOS é responsável pelo gerenciamento dos periféricos na inicialização.

Os drivers desaparecem

Se você instalou quaisquer drivers em seu computador, como os usados para sua impressora, uma falha no CMOS pode fazer com que esses drivers desapareçam (você terá que voltar a baixá-los e reinstalá-los).

Sem conexão com a Internet

A falha da bateria também pode impedi-lo de se conectar à Internet. A BIOS está encarregada de manter o hardware e os drivers de rede.

Uma coisa que você deve ficar aliviado é que a falha do CMOS normalmente não causará a perda de nenhum de seus arquivos pessoais. Nada no armazenamento é afetado. Você ainda terá todas as suas fotos, vídeos e documentos esperando por você assim que tiver substituído a bateria.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como fazer overclock no processador e aumentar a sua velocidade, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *