SSD ao lado de um multímetro

O que fazer quando o SSD está com defeito?

O SSD é o que há de melhor em tecnologia de armazenamento, em comparação com o HD, pois são mais rápidos e seguros contra falhas, porém, não é imune a defeitos.

Além de raros casos de arquivos corrompidos, existe também a limitação de ciclos de gravação, que apesar de ter uma vida muito longa ainda pode ser reduzido ou avariado por uso errado.

Por isso, preparamos este artigo com os principais defeitos de um SSD e como você pode corrigir em casa, evitando a perda dos dados.

Sinais de problemas no SSD

Muitos SSD podem apresentar falhas, por isso é importante você aprender a identificar e resolver os possíveis problemas, antes que seja irreversível.

Por não ter peças mecânicas como o HD, o reparo do SSD depende exclusivamente de uso de software, para detectar e reparar o componente.

Confira quais são os sinais de alerta principais de um SSD no fim da vida útil.

Problemas na operação de gravação e leitura

Se ao tentar acessar ou gravar um arquivo no SSD do seu computador aparecer mensagem de erro ou simplesmente não abrir, é um sinal de aviso de que há um problema. Verifique a situação da integridade do disco, com um programa específico, a maioria dos fabricantes oferecem softwares próprios para monitorar a saúde do SSD.

Sistema de arquivos corrompido

Se o Windows notificar a necessidade de reparar o sistema de arquivos, é provável que você tenha um problema sério no seu SSD, apesar da possibilidade de ser um erro simples causado por uma interrupção ou falha repentina no sistema operacional, é importante verificar.

Tente descobrir se o problema está no SSD ou no sistema operacional, você pode utilizar uma ferramenta de recuperação de dados para restaurar a SSD.

Sistema em pane

Se você está enfrentando problemas durante a inicialização do seu sistema operacional, é possível que os arquivos do sistema gravados no SSD estejam corrompidos, se após algumas tentativas ele reinicia normalmente, é sinal de que seu SSD está com defeito, neste caso, se prepare, hora de fazer backup e investir em um novo sistema de armazenamento.

Bad Blocks

Bad Blocks no SSD é a designação para o equivalente a blocos defeituosos no HD. Quando um bloco está com defeito não é possível gravar informações no espaço correspondente a ele, ou seja, um bad block é um defeito grave no seu SSD, que pode corromper dados e causar falhas graves que levam a perda permanente.

Modo leitura

Apesar de ser raro, o SSD pode começar a mudar os dados para somente modo leitura, neste caso o melhor é fazer um backup urgente, este problema indica erro no sistema de arquivos ou corrupção da unidade, o que significa perda permanente de informações, inclusive as de etapas de recuperação e backup.

O que fazer quando o SSD está com defeito?

Seu SSD realmente está com defeito e corrompeu seus dados? Veja o que é possível fazer para conseguir reparar o SSD ou recuperar seus dados.

Reparando SSD corrompido

Para reparar um SSD que ainda está inicializando é mais fácil. Então se você consegue iniciar o seu sistema operacional siga o passo a passo a seguir:

  • Pressione Win + R para abrir a caixa de diálogo executar.

  • Digite cmd e em seguida aperte Enter, para abrir o prompt de comando.

  • Selecione Executar como administrador e inicie sessão como Administrador.

  • Digite o comando: chkdsk C: /f /r /x no prompt de comando e aperte Enter.

  • Espere o fim da execução e reinicie o computador.

Observação importante: “C:” é a designação para a unidade de SSD corrompida, caso não seja esta a letra no seu computador, troque pela letra correta.

Recuperar dados do SSD

Se o SSD parou completamente e não é possível inicializar o sistema operacional, então será necessário outro computador para auxiliar no processo de recuperar os dados, siga os passos a seguir:

  • Conecte sua unidade SSD em outro equipamento.

  • Repita o processo do tópico anterior, mas lembre-se de mudar “C:” para a letra correspondente ao que aparece no computador.

  • Caso não seja possível restaurar por este caminho, faça o download de um programa de recuperação de dados para reaver suas informações, e use um HD externo ou pendrive com capacidade suficiente para o backup.

Último recurso: tentando acessar dados de um SSD morto

Após tentar de tudo sem sucesso e a única alternativa restante é descartar o SSD com todos seus dados nele, você ainda tem um último recurso, que apesar de ter menos garantia de sucesso que os anteriores, vale a tentativa.

Conhecido como truque do ciclo de energia, tem mais chances de dar certo se for feito em um computador Desktop.

Isso porque é possível conectar apenas o cabo de energia, porém se você for usar o notebook, tente usar um papel para impedir a conexão de dados, ou um adaptador USB/SATA desde que seja possível conectar apenas a alimentação de energia, após verificar a viabilidade siga o passo a passo:

  • Desconecte o cabo de dados do SSD, ele é menor que o de energia.

  • Inicie o computador com a BIOS e mantenha assim por 30 minutos.

  • Depois deste tempo, desligue o cabo de alimentação do SSD.

  • Aguarde pelo menos 30 segundos.

  • Então volte a ligar o SSD no computador e inicie novamente com a BIOS.

  • Deixe novamente o SSD conectado por 30 minutos.

  • Desconecte e aguarde novamente 30 segundos.

A partir daqui, se você foi bem-sucedido a unidade SSD vai funcionar novamente para que você faça o backup dos dados, basta conectar o cabo de dados e iniciar o equipamento.

Se for um SSD M.2 ou NVMe:

  • Use o cabo de dados para fazer o mesmo procedimento do SSD SATA.

Leia também: Como acessar a setup da BIOS do seu notebook.

A SSD que está em funcionamento usando este método provavelmente irá apresentar problemas, ou seja, assim que puder faça a recuperação dos dados e o backup.

Hora de trocar o SSD

Mesmo conseguindo recuperar seus dados, estes problemas na sua unidade de armazenamento SSD, indicam que ela está no fim da vida útil, ou seja, é hora de salvar um backup e começar a pesquisar um novo para substituir o SSD que está com defeito.

Na bringIT você encontra ótimas opções de SSD e outros equipamentos com o melhor custo-benefício e entrega para todo o Brasil. Acesse nosso site e confira!

Precisa de ajuda ou ficou com alguma dúvida? Fale com nossa equipe de especialistas.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles