tela de fundo notebook

O que saber antes de escolher a tela de um notebook?

A tela de um notebook é uma das principais preocupações para quem está comprando esse dispositivo. Afinal, essa é a principal forma como você consome os conteúdos que estarão no aparelho, seja para jogar, trabalhar ou simplesmente navegar na internet. Mas, você conhece tudo que precisa saber antes de escolher a tela do notebook?

Se você está pensando em comprar um novo aparelho, continue lendo este post. Entenda o que você precisa saber antes de escolher a tela de um notebook.

tela de notebook acer

Qual é o tamanho da tela de um notebook?

Essa é a sua principal preocupação. O tamanho da tela de um notebook pode variar bastante, desde as menores até as maiores, afetando muito a sua experiência com o aparelho. Além disso, costuma ser um bom indicador da potência do notebook, além do seu tamanho como um todo. Cada uma delas tem as suas vantagens e o seu uso mais adequado.

Telas entre 11 e 13 polegadas

As telas de um notebook menores costumam ter entre 11 e 13 polegadas. É um tamanho pequeno, mas recomendado para quem usa o notebook na mochila ou em uma bolsa. Ou seja, se você quer usar na faculdade ou trabalhar fora de casa, é uma opção que vale muito a pena pela mobilidade.

Por outro lado, para quem vai passar muito tempo na frente do notebook, o tamanho pequeno da tela pode atrapalhar. Nesse caso, pode valer a pena usar um monitor como segunda tela ou como a principal, para você ter mais conforto.

Telas de 14 ou 15 polegadas

As telas médias estão entre as mais populares, pois elas trazem um ótimo equilíbrio entre conforto e custo. Por exemplo, as vantagens e desvantagens da tela de 14 polegadas podem resultar em uma melhor opção para você.

Telas acima de 16 polegadas

Já as telas acima de 16 polegadas são consideradas grandes. Por conta disso, são as que mais trazem conforto. Se você quer jogar ou ver um filme, esse modelo é widescreen, ajudando a tornar a imersão e a experiência ainda melhores. Para quem trabalha, é uma tela melhor que permite ver mais detalhes.

Sua maior desvantagem é o tamanho e o peso, fazendo com que esse seja o notebook ideal para quem trabalha no home office.

Qual é a resolução da tela ideal?

Essa é outra característica bem importante, especialmente para quem quer o notebook para um uso mais sofisticado. Para quem trabalha com vídeos ou imagens, ou para quem quer jogar ou ver filmes em alta resolução, essa característica é crucial.

De maneira mais simples, a resolução é o nível de detalhe das imagens, normalmente medida de acordo com os pixels da tela. Se você costuma jogar, especialmente jogos mais antigos, provavelmente já viu uma espécie de serrilhado que é bem característico da baixa resolução.

O problema é que a alta resolução demanda mais performance, o que significa que os notebooks podem ser mais caros. Uma ótima opção, pode ser um notebook com tela full HD, como um bom lugar para começar. Se você já tem um notebook que te atende, pode verificar a resolução da tela do notebook para comprar um semelhante.

A tela é IPS?

A verificar a tela IPS é o modelo de tela mais avançado, trazendo uma maior qualidade de cores, níveis de contraste e brilho e otimizando o ângulo de visão, de modo que você consiga ver bem a tela de qualquer ângulo. É mais uma preocupação importante para quem vai usá-lo com uma segunda tela, pois você tem mais liberdade para organizar seu espaço.

tela de notebook

Qual é a taxa de atualização?

Essa é uma preocupação maior para quem joga, pois a taxa de atualização reflete o famoso FPS, ou frames per second. Isso ajuda a definir a velocidade como os quadros aparecem, o que forma as imagens em movimento e permite uma experiência mais suave. Para quem joga, especialmente jogos competitivos, isso é uma grande diferença.

De maneira bem direta, o FPS está associado à taxa de quadros do monitor. Então, se você quer jogar a 60 fps no notebook, precisa ter uma taxa de pelo menos 60Hz na tela.

O tempo de resposta é bom?

Mais um grande problema especialmente para quem vai jogar. O tempo de resposta é o intervalo em que a placa de vídeo processa as imagens e elas aparecem na tela. Quando o intervalo é alto, os objetos parecem deixar um rastro, o que é péssimo para a imersão dentro do jogo.

Vale a pena comprar um notebook com tela diferenciada?

Além de todas as características acima, os notebooks estão mudando e trazendo telas diferenciadas. Por exemplo, a Dell já começa a trabalhar com aparelhos com telas dobráveis. No lugar do teclado, o notebook tem uma segunda tela permitindo uma experiência ainda melhor. Esse modelo ainda é um protótipo e ninguém sabe realmente se vai vingar. Contudo, existem outros tipos de tela que fazem muito sucesso.

Por exemplo, a tela touchscreen. Ela tem vantagens como a praticidade e possibilidade de dispensar o mouse, mas também tem desvantagens. Seu preço é mais caro, apesar de estar caindo, além de ter uma manutenção maior, pois o preço de tela de monitor touch é um pouco mais alto.

Outro modelo que faz muito sucesso é o notebook 2 em 1. Além de ter a tela touch, esse é um notebook que vira tablet, seja destacando a tela ou dobrando. As vantagens são as mesmas de ter um ambos os dispositivos o que significa que você tem dúvida entre notebook ou tablet, não precisa escolher. Além disso, não precisa pagar ambos os aparelhos.

Como ficou claro, existem diversos modelos de tela de um notebook. Então, além de pensar nas características técnicas, é preciso avaliar os detalhes de uso. Por exemplo, se você quer uma opção com touch ou 2 em 1. Nesse sentido, não existe uma escolha melhor que a outra, tudo depende da sua ideia de uso.

Por fim, é claro que a tela de um notebook afeta o preço. Como vimos acima, certas telas demandam mais poder de processamento, enquanto apenas o tamanho influencia o tamanho e peso do monitor. Por isso, esse é mais um fator na sua compra. Dificilmente você vai conseguir uma tela sofisticada por um preço muito barato.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles