Part number do teclado de notebook: como encontrar

Part number do teclado de notebook: como encontrar

Tempo de leitura: 5 minutos

Está com dificuldades em como  encontrar o Part Number do seu teclado? Acesse esse conteúdo e saiba tudo sobre o tema!


Se você está em busca de um teclado para o seu notebook, precisa saber o que é part number, para que serve, onde está e como encontrar.

O Part Number é uma parte essencial na hora de repor uma peça no seu notebook, seja ela o teclado, tela ou bateria. Por isso, fique de olho nesse conteúdo e aprenda como identificar o part number, como trocar o teclado e onde comprar o teclado mais adequado para cada notebook!

O que é o Part Number do teclado?

O Part Number é o conjunto de números e letras que identificam uma peça, ou seja, constituem o nome ou número do produto. O part number também é conhecido como: Model Number, Product-Number, Código da peça, P/N, Model Code, Replace Part, FRU e ProductID.


O Part Number, indicado por P/N no teclado e em outras peças, indica de qual marca elas pertencem, modelo e layout. Este código possui formatos diferentes, de acordo com o fabricante do teclado. Exemplos de fabricantes são: Dell, HP, Acer, Lenovo, dentre outros.


Ele permite que fornecedores diferentes produzam peças para um mesmo equipamento, mantendo as especificações originais. Então, saber o onde localizar o part number do teclado vai te ajudar a não cometer enganos na hora de trocar o componente, evitando problemas de compatibilidade.

Para que serve o Part Number?

Quando você precisa trocar o teclado do seu aparelho existem alguns detalhes que devem ser levados em conta, para evitar incompatibilidade ou mau funcionamento.


Aspectos como a linguagem, layout e a comparação visual do teclado que deseja comprar com o antigo são pontos de atenção.

Além disso, em alguns casos, o mesmo modelo de notebook pode possuir modelos diferentes de teclados. E, é para estes casos que você precisará saber qual é o part number do teclado.


Com este código, você evitará problemas de mau funcionamento e a compra de um teclado incompatível para seu notebook.

Onde encontrar o Part Number?

Normalmente o part number do teclado do notebook está impresso em etiquetas coladas atrás do componente, por isso, será necessário retirar a peça do notebook.


Como dito acima, mesmo equipamentos de modelos iguais podem ter peças diferentes. Isso acontece porque o teclado pode variar de acordo com a região, utilizando a linguagem US ou ABNT.


Cada fabricante tem o seu padrão de identificação do P/N e cada modelo de notebook pode possuir formas diferentes de abertura para a remoção dos componentes.


Se você se sentir confortável em abrir o seu equipamento, siga os passos abaixo, caso contrário, busque o apoio de um profissional:


  1. Desligue o seu notebook;

  2. Remova a bateria;

  3. Retire o teclado, desparafusando a parte inferior;

  4. Busque pelo Part Number (P/N);

  5. Compre a peça de reposição.


Caso tenha dificuldades em identificar o modelo do seu notebook ou o Part Number do seu teclado envie uma mensagem pra gente, teremos o maior prazer em lhe ajudar a encontrar o teclado correto para o seu equipamento.

Compatibilidade importa?

É fundamental respeitar a compatibilidade que o part number traz no momento de alguma troca. É a garantia de que o investimento feito na peça de reposição terá sucesso e você vai ficar sem dores de cabeça geradas pelos problemas de funcionamento.


É importante que você verifique essa compatibilidade em qualquer peça do seu notebook. Você vai evitar problemas e a perda do investimento, se estiver atento ao verificar essas informações.

Como trocar o teclado do notebook em 7 passos

Agora que você já descobriu onde encontrar o Part Number e a importância da sua compatibilidade com o modelo do seu equipamento, aprenda nesse passo a passo como trocar o teclado do seu notebook.


Antes de iniciar, reflita sobre a sua segurança sobre manusear o seu aparelho e caso não esteja seguro sobre fazer a troca, busque um prestador de serviços profissional para te apoiar nessa demanda.


Mas se está seguro das sua aptidões, vamos ao passo a passo:


  1. Desligue o notebook, retire a bateria e desconecte-o da tomada;

  2. Desparafuse o teclado. A maioria dos notebooks tem os teclados na parte de baixo;

  3. Desencaixe o teclado com cuidado;

  4. Desconecte o cabo do teclado antigo da placa-mãe;

  5. Remova a poeira e sujeira acumulada no local onde estava o teclado;

  6. Encaixe o cabo do novo teclado no conector da placa-mãe;

  7. Coloque bateria e feche o notebook de volta.


Agora que você já sabe como fazer a troca do teclado, confira a seguir onde você pode encontrar o teclado de notebook ideal para a sua necessidade.

Onde encontrar teclados de notebook compatíveis?

Agora que você já aprendeu como encontrar o part number e como trocar o teclado do seu notebook, você já está preparado para adquirir o teclado novo e fazer a troca no seu notebook.


Lembre-se, é de extrema importância fazer a compra de um componente compatível com o modelo do seu notebook. Se você ainda está com dúvidas, leia o conteúdo mais uma vez para não ter nenhuma complicação.


Na bringIT você encontra o teclado ideal para o seu notebook. Acesse a nossa loja e pesquise pelo Part Number, modelo ou fabricante do seu teclado e faça a aquisição do teclado correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *