Pasta térmica cinza: por que devo investir em uma?

Pasta térmica cinza: por que devo investir em uma?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar nos benefícios do uso da pasta térmica cinza no notebook? Este produto pode ajudar a solucionar problemas de superaquecimento e, assim, prolongar a vida útil do seu computador.

Quer saber mais sobre a pasta térmica cinza? Acompanhe este post!

Você já utilizou o seu computador por um longo período e sentiu que ele começou a aquecer, ao ponto de ficar realmente insuportável mantê-lo em seu colo ou até segurá-lo por alguns instantes? Saiba que este pode ser um grave alerta que precisa da sua atenção.

A verdade é que, conforme você acrescenta tarefas à sua CPU, ela pode ficar sobrecarregada e trabalhar com mais afinco, tornando-se mais quente durante este período. E, neste contexto, o dissipador entra como a peça perfeita para mitigar esta temperatura e solucionar o problema. Certo? Errado.

Muitas vezes, para conter o superaquecimento, se faz necessária a presença de outra substância: a pasta térmica cinza. E uma vez que você negligencie esta situação, sua máquina pode passar por sérios problemas e apresentar condições gravíssimas ou irreversíveis.

Quer investir na saúde do seu processador hoje mesmo? Então, acompanhe a leitura e saiba como você pode dar um passo fundamental para o bem-estar e longevidade do seu equipamento.

O conceito da pasta térmica cinza

A pasta é um composto químico termicamente condutor que é utilizado como uma interface entre o dissipador de calor e, claro, a região que é a fonte deste aquecimento, como é o caso do processador.

Assim, seu papel principal é eliminar as lacunas existentes nesta interface, a fim de maximizar a dissipação desta temperatura e transferir o calor da CPU. Logo, expulsando-o por completo do hardware e mantendo a região fria — especialmente quando ela está sobrecarregada de diferentes tarefas.

Em geral, há algumas máquinas que já vêm com este material pré-aplicado pelo fabricante. No entanto, para os casos em que isso não ocorre ou até mesmo para os entusiastas que preferem implementar a sua pasta térmica cinza favorita, há a possibilidade de realizar este procedimento por conta própria.

Além disso, aqui vai uma dica: quando decidir fazê-lo, procure pelos modelos que possuem materiais nobres na composição, como a cerâmica ou prata. Isso auxiliará bastante em ter um produto de qualidade.

A importância de investir em uma pasta térmica cinza

Muitas pessoas podem considerar que a pasta térmica cinza não é tão essencial na construção de um computador quanto outras peças, como o processador ou a fonte de alimentação. Afinal, é possível inicializar o aparelho sem este componente, não é mesmo?

No entanto, a realidade é que, por mais que ele funcione sem este equipamento, será muito complicado mantê-lo vivo enquanto você o utiliza. E isso, ainda, já foi comprovado por diferentes profissionais da área. Dúvida?

É que, sem a pasta térmica cinza, não há como realizar a transferência de calor entre a CPU e o dissipador. Logo, esta parte tenderá a ficar muito mais quente e, uma vez que esteja superaquecerá; poderá resultar em uma série de outros problemas, tais quais:

• Instabilidade;
• Diminuição de desempenho;
• Travamentos constantes;
• Desligamentos repentinos;
• Sofrer danos nos componentes;
• Redução de sua vida útil;
• A temida tela azul;
• Inutilização da máquina.

Ademais, de acordo com Houston Chronicle, alguns eletrônicos, como os laptops, podem ser seriamente danificados por superaquecimento e gerar condições irreversíveis. Sendo assim, todos os pontos citados acima já devem servir como um alerta importante para lhe fazer reconsiderar.

Por essa razão, mesmo que você considere que não há necessidade de realizar a compra urgente de uma pasta térmica cinza, tenha em mente que ela é obrigatória e que as consequências dessa economia podem ser muito mais catastróficas (e custosas) do que realizar este investimento agora.

Uma análise importante sobre a sua CPU

Como citado no item acima, a pasta térmica cinza permite que o dissipador de calor execute melhor o seu trabalho e proteja o computador contra diversos malefícios causados pelo superaquecimento.

Por isso, ao invés de se questionar sobre a importância desta substância na sua máquina, o primordial é alterar a pergunta e checar quão valiosa é a vida útil da sua CPU. Consegue pensar por este viés?

A realidade é que, uma vez que você decida por não aplicar este produto, o seu processador vai se tornar cada vez mais quente e, dependendo da empresa que o fabricou, à medida que o calor aumenta, ele pode chegar ao ponto de desligar repentinamente.

Isso vai continuar acontecendo até que um verdadeiro problema seja instaurado na máquina ou, na melhor das hipóteses, que você não tome consciência do que está ocorrendo e decida intervir de maneira imediata para evitar que novos danos se façam presentes.

Por esta razão, ao invés de considerar sobre o porquê de a pasta térmica cinza ser importante ou da necessidade de investir nesta prática, analise o valor que a sua CPU e sua máquina possuem dentro da sua rotina diária.

Em seguida, realize uma tomada de decisão assertiva pelo bem do seu equipamento e escolha uma pasta térmica cinza de boa qualidade, que seja capaz de realizar uma melhor condução deste calor e, acima de tudo, possa impactar de forma positiva da vida útil do seu processador.

Na bringIT você irá encontrar, sem dúvidas, a melhor marca para realizar este investimento. Assim, você estará fazendo algo de valor pelo seu PC (ou notebook) e prevenindo que problemas ainda maiores se instalem e sejam irreversíveis. Clique aqui e descubra!

Saiba onde encontrar a sua pasta

Agora que você já conhece a importância da pasta térmica cinza para a saúde do seu equipamento, está na hora de encontrar uma que atenda às suas necessidades e possa fazer a diferença na sua máquina.

Para isso, a bringIT pode te auxiliar! Isso porque este e-commerce de informática tem um foco especial em peças e acessórios para notebook, trazendo sempre itens de excelência por um custo-benefício que cabe no seu orçamento.

Encontre tudo o que você procura aqui no nosso site e, claro, não deixe de conferir outros itens como headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.

Estamos te esperando com inúmeras novidades e, claro, com as mais diversas informações e conteúdos no nosso blog. Aproveite para conferir outros artigos similares a este e não deixe de compartilhar com um amigo que tenha interesse neste segmento.