Por que memória RAM é volátil?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe por que a memória RAM é volátil? Conhece essa classificação? Para quem quer se aprofundar no mundo da tecnologia, é importante conhecer esses conceitos básicos, que podem auxiliar na hora da compra de um novo pente para melhorar o seu PC.

Os nomes podem deixar alguns leitores confusos, porém, garantimos que o entendimento é simples, sendo possível entender de forma prática como as memórias voláteis funcionam, e porque a RAM é classificada como sendo uma.

Além disso, conhecer os tipos de memórias voláteis disponíveis, todas com origem na RAM, é outra maneira de ficar por dentro do assunto e também fazer a escolha certa no momento de promover melhorias em seu notebook.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos!

O que são as memórias voláteis?

Para entender porque a memória RAM é volátil, primeiro, é necessário entender o que são as memórias voláteis. São aquelas memórias em que os dados são apagados assim que o computador é desligado. As informações são reiniciadas com frequência.

Por isso, elas não servem para serem usadas como memória de programa. Contudo, contam com algumas vantagens em relação ao outro tipo de memória disponível, como o preço mais baixo, por exemplo. Além disso, outros pontos podem ser citados aqui.

Um deles é a alta performance desses acessórios, que conseguem agilizar o desempenho do computador. Por conta disso, são excelentes meios para se realizar trabalhos ou outras atividades que necessitam de um alto fluxo de dados ao mesmo tempo.

Os dados temporários podem ser acessados de maneira mais rápida do que os que ficam gravados de maneira “fixa” em um computador. Por conta disso, a velocidade para acessar informações presentes na RAM é muito maior do que em outros componentes.

Um exemplo disso é que os dados enviados da CPU para um periférico (mouse, teclado, entre outros), é feito pela RAM, que faz com que os comandos sejam transmitidos de maneira instantânea, garantindo a velocidade no processo.

Prova disso é que, enquanto você digita um texto no seu teclado, as letras correspondentes aparecem, no mesmo instante, na tela do seu computador. Isso também pode ser notado durante o clique de um mouse, ou na saída de som do notebook.

Quais são os tipos de memórias voláteis?

Como vimos, a memória RAM é um tipo de memória volátil, além de conhecermos algumas características dessa ferramenta. Contudo, é necessário também conhecer os tipos de RAM disponíveis hoje no mercado: SRAM e DRAM.

Cada uma delas funciona de maneira diferente, tem seus pontos fortes e fracos, e podem ser importantes para que consiga alcançar os seus objetivos com o seu computador. Por isso é necessário conhecer um pouco mais sobre o tema.

Confira abaixo algumas características de cada uma delas, para procurar pela melhor opção de acessório para o seu notebook.

O que é a memória SRAM?

A sigla significa Static Random Acess Memory, e conta com o mesmo tipo de funcionamento da RAM. A SRAM é um tipo de memória onde é possível coletar os dados de forma aleatória, não sendo necessário ler as informações, como os HDs fazem.

Isso acelera consideravelmente no funcionamento do computador, o que faz com que os dados sejam transmitidos de forma muito mais rápida. Isso acontece por conta da quantidade de transistores presentes em seu circuito.

Além disso, não precisa de atualização de dados (também chamado de “refresh”) para se manter ativa. Por conta disso, é mais econômica do que os outros tipos de memórias, além de também ser mais rápida do que a sua “concorrente”.

Porém, conta com algumas desvantagens. A primeira delas é em relação ao preço: justamente por serem muito potentes, já é possível imaginar o gasto necessário para criar uma peça do tipo. Os valores podem ser muito mais altos do que o imaginado.

Outro ponto negativo aqui é que a SRAM, por conta com muitos transistores, ocupa muito espaço físico no PC, o que faz com que sobre pouco espaço para outras memórias. Acelera o funcionamento, entretanto, pode fazer faltar espaço para outras coisas.

O que é a memória DRAM?

A memória DRAM é a evolução da SRAM, porém, não apresenta melhor performance. Esse tipo de memória conta com um menor número de transistores, o que faz com que o problema relacionado à ocupação física da SRAM fosse superado.

Contudo, por conta dessa diminuição, isso faz com que a DRAM seja menos potente, apresentando uma performance menos rápida. No entanto, ainda assim, é bem rápida, e pode ser o suficiente para muitos usuários de notebooks.

Além disso, outra diferença marcante entre os dois tipos de memória é que a DRAM precisa de atualizações frequentes de dados, do contrário, pode ficar mais lenta durante sua execução. Por isso acaba sendo mais lenta do que a SRAM.

Por ocupar menos espaço físico, acaba sendo indicado para quem preza mais pelo espaço do que pela velocidade em um computador. Por conta disso, também são utilizadas como memória principal em vários PCs, afinal, a capacidade é maior.

Além disso, outro ponto que faz com que ela seja muito utilizada como memória principal é o seu preço. Por contar com menos transistores, e ser mais lenta do que a outra opção, acaba sendo mais barata, o que a torna a favorita de muita gente.

Memória volátil traz mais velocidade

No geral, após descobrirmos o porquê da memória RAM ser volátil, é necessário destacar que as memórias voláteis trazem mais velocidade para o computador, e por isso são extremamente importantes no momento de realizar diferentes tarefas.

Apesar de não gravarem alguns dados importantes, papel este, das memórias não voláteis, ainda assim, contam com a importante função de trazer mais agilidade para que as tarefas sejam realizadas. Sem elas, tudo fica muito mais lento.

Por isso, é importante contar com uma memória RAM de grande capacidade em seu notebook, afinal, ninguém gosta de utilizar uma máquina onde os travamentos são frequentes. Se possível, invista em uma melhora do seu computador.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Quer conferir mais conteúdo de qualidade voltado para o mundo da tecnologia? Então acesse o nosso blog e não deixe de conferir os produtos da nossa loja. Agradecemos pelo seu tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *