ícone compartilhar redes sociais
tirando bateria de notebook

Por que usar SSD em meu notebook?

adminblog_USR

Qual é a diferença entre o SSD e o HD? Os dois são semelhantes em suas especificações físicas, mas armazenam os dados de forma muito diferente. Há vantagens e desvantagens para cada tipo de unidade e a decisão sobre qual tipo é o mais adequado para você se resume a como você usa seu computador. Por isso, você precisa saber por que usar SSD em vez de usar HD em seu novo notebook.

O SSD é uma nova geração de dispositivo de armazenamento usado em computadores. Os SSDs substituem os discos rígidos mecânicos(HD) tradicionais usando memória flash, que é muito mais rápida do que a usada pelos HDs.

As tecnologias de armazenamento de discos rígidos mais antigas funcionam mais lentamente, o que muitas vezes faz com que seu computador funcione mais devagar do que deveria. Jà os SSDs aceleram significativamente os computadores devido a seus baixos tempos de leitura e rendimento rápido.

ssd sata

O que é um HD?

Durante décadas, os dados foram armazenados principalmente em discos rígidos mecânicos. Estes discos rígidos tradicionais (HDs) são baseados principalmente em partes móveis, como uma cabeça de leitura/gravação que vai e vem para reunir dados. Isto faz dos HDs o componente de hardware com maior chance de falhar e apresentar problemas.

Cada vez que você pede a seu computador para recuperar ou atualizar dados, o controlador  informa ao braço atuador onde esses dados estão localizados, e a cabeça de leitura/escrita reúne os dados lendo a presença ou ausência de uma carga em cada endereço.

Se a solicitação for para atualizar os dados, o cabeçote de leitura/gravação muda a carga na pista. O tempo que leva para que o prato gire e o braço atuador encontre a pista e o setor corretos é conhecido como latência.

O que é um SSD?

SSD significa Solid State Drive (unidade de estado sólido). É a tecnologia atual que começou a substituir as unidades de disco rígido (HD). O HD ou SDD é o componente de hardware em um computador responsável pelo armazenamento de dados.

O sistema operacional é instalado na unidade. Ele permite que o computador inicialize em uma interface que o usuário pode navegar. Quando você cria um documento e o salva, ele é salvo em sua unidade de armazenamento. 

Você também pode salvar arquivos em dispositivos externos, tais como um pen drive ou disco rígido externo. Sem um drive de armazenamento, você não seria capaz de salvar nenhum arquivo ou mesmo inicializar no sistema operacional.

Qual a diferença entre um HD e um SSD?

Uma das principais diferenças é que um SDD não tem partes móveis dentro dele. A unidade é inteiramente digital e salva informações em microchips, como as unidades flash. Um HD gira, com um braço mecânico escrevendo e reescrevendo informações no prato da unidade em diferentes setores.

Como as SSDs não possuem peças móveis, é muito menos provável que falhem ou sofram danos devido ao movimento e ao desgaste. Eles não são infalíveis, mas tendem a ser mais confiáveis do que os discos rígidos e têm uma vida útil mais longa. 

Entretanto, ambos os tipos de unidades são suscetíveis a perda repentina de energia, surtos elétricos e altos níveis de magnetismo.

Os SSDs funcionam em velocidades mais altas do que os HDs porque podem acessar dados aleatoriamente a qualquer momento, enquanto o braço de leitura/gravação do HD deve alcançar o setor correto do prato rotativo. Isto faz dos SSDs a melhor escolha para o usuário preocupado com uma inicialização rápida e um desempenho rápido.

Especialmente se você estiver lidando com edição e renderização de fotos e vídeos ou outras tarefas de alto processamento. Entretanto, esses tipos de projetos tendem a ser grandes arquivos que rapidamente consumiriam espaço de disco.

Por que usar SSD em meu computador?

Usar um SSD em seu computador ou notebook vai depender principalmente de seu orçamento. Embora os preços dos SSDs estejam caindo lentamente, você ainda pode conseguir mais gigabytes de armazenamento em um HD do que um SSD.

O tamanho mais comum de armazenamento em HDs em desktops e notebooks varia de 500 GBs até mesmo 1 TB de armazenamento. Os SSDs continuam sendo mais caros, mesmo para tamanhos menores, como a unidade mais comum de 256 GB de armazenamento.

Para desktops ou notebooks que podem suportar vários discos rígidos, os usuários podem considerar a instalação do sistema operacional e dos programas em um SDD para maior velocidade na inicialização e operação do programa, e utilizar um segundo HD com maior capacidade de armazenamento para seus arquivos.

Não há dúvida de que os SSDs substituirão os HDs à medida que eles se tornarem mais amplamente produzidos e mais baratos. 

Por enquanto, se você precisa de muito espaço de armazenamento e pode operar em velocidades ligeiramente mais lentas, um HD ainda pode fazer sentido para você, especialmente se você estiver com um orçamento reduzido.

Para os usuários preocupados com a velocidade do sistema e das aplicações que podem fazer com uma capacidade de armazenamento menor, um SSD é a melhor opção a seguir.

sistema operacional windows

Qual é o usuário ideal para usar um SSD?

Pessoas que transportam seus notebooks: As pessoas que enfiam seus notebooks em suas malas ou mochilas vão querer a segurança extra de um SSD. As batidas que o notebook recebe ao ser transportado pode acabar afetando o funcionamento do HD, por isso um SSD seria uma opção melhor

Quem busca velocidade: Se você precisa de coisas feitas agora e de agilidade, gaste o seu dinheiro com um SSD para ter acesso rápido aos aplicativos.

Profissionais de artes gráficas e engenharia: Sim, nós sabemos que eles precisam de discos rígidos, mas a velocidade de um SSD pode fazer a diferença entre completar duas propostas para seu cliente e completar cinco. Estes usuários são os principais candidatos para sistemas de duplo disco.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre porque usar SSD, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *