Homem desesperado com a mão na cabeça porque tela notebook fica piscando

Porque tela notebook fica piscando?

Lidar com a tela do seu notebook piscando pode ser mais do que um incômodo, pode atrapalhar bastante a utilização do equipamento. Com algum tempo de uso, é possível que alguns dos componentes do notebook comecem a apresentar alguns problemas. E um dos mais comuns é porque a tela do notebook fica piscando, que atrapalha a todos, mas principalmente quem utiliza o equipamento com bastante frequência, como para trabalhar, estudar ou jogar, por exemplo.

Para evitar que esse tipo de problema apareça, algumas medidas preventivas podem ser tomadas, começando com a conservação do seu notebook, o que pode prolongar a vida útil do seu equipamento. Mas em alguns casos, mesmo tomando todos os devidos cuidados, o problema aparece. Apesar de parecer um dano bastante sério, em algumas situações é bastante simples para resolver, basta identificar as causas.

Para ajudá-lo nisso, preparamos um artigo com as principais causas desse problema e algumas medidas de correção que podem ser adotadas, continue com a gente!

Possíveis causas para a tela do notebook piscando

Sujeira nas peças

Conforme o uso, é normal que os componentes do notebook comecem a acumular sujeira, como poeira, por exemplo. Esse acúmulo pode danificar algumas peças e fazer com que a tela do notebook fique piscando, ou até mesmo apresente desligamentos repentinos e o surgimento da temível tela azul.

Para evitar esse tipo de problema, o recomendado é que seja feita a limpeza dos componentes a cada seis meses pelo menos, para evitar danos e prolongar o funcionamento adequado do seu equipamento. Se não souber fazer por conta própria, você pode levar até uma assistência técnica qualificada para realizar o serviço.

Superaquecimento

A recomendação é que o notebook seja utilizado em superfícies planas e frescas, que permitam a circulação do ar por meio das ventoinhas do equipamento. Quando utilizado sobre o colo, mantas, ou almofadas, o notebook pode superaquecer causando danos nos componentes em razão das altas temperaturas. Outra causa para esse superaquecimento pode ser um defeito no cooler interno do equipamento.

As altas temperaturas podem causar lentidão, problemas na bateria, danos na fonte e até porque a porque a tela do notebook fica piscando. Observe o momento do uso em que a tela começa a piscar e verifique se a temperatura do notebook está muito alta. Se for esse o caso, pode ser necessário levar o computador até uma assistência técnica para averiguar possíveis danos causados pelo superaquecimento.

Componentes soltos

Às vezes por conta de uma queda, ou batida (ou até mesmo sem razão aparente), algum componente interno do notebook pode soltar, como a memória, por exemplo. Peças soltas podem causar problemas na placa de vídeo do seu computador, fazendo com que a tela apresente um mau funcionamento, ou até mesmo deixe de funcionar, fazendo o usuário pensar que a tela queimou.

Para ter certeza, é necessário abrir o notebook e verificar, o que pode ser feito pelo próprio usuário ou por uma assistência especializada. Para quem possui mais conhecimento técnico e segurança para realizar por conta própria, ao abrir o notebook realize o encaixe dos pentes de memória e de componentes que aparentam estar soltos.

Memória ou processador

Mais uma causa que não está relacionada diretamente com a tela, é o defeito na memória ou processador do notebook. Pode acontecer de um ou mais pentes da memória do seu notebook estarem danificados ou com baixa potência, impedindo uma exibição adequada das imagens transmitidas. Por não ser um problema efetivamente na tela, o display segue ligado, mas com um funcionamento intermitente.

Se a máquina possuir altos falantes, é possível que ela emita um aviso sonoro, notificando o usuário acerca do defeito. Nos problemas relacionados à memória, a única alternativa é realizar a troca do componente. Mas é importante lembrar que o dano pode estar localizado em apenas um pente, por exemplo, não sendo necessário realizar a troca de todos eles. Se você souber fazer esse procedimento, um bom teste é deixar apenas um pente de cada vez e ligar o notebook, até descobrir qual deles que apresenta o defeito.

No que se refere aos problemas no processador, ela diz respeito ao funcionamento do cooler, que pode estar realizando um controle precário da temperatura, causando danos nos componentes, inclusive na tela do notebook.

Problemas na frequência

Esse é o problema mais simples de resolver de todos. Uma alteração na frequência pode ser porque a tela do notebook fica piscando sem que seja um problema físico. Para identificar se essa é a causa do problema, realize a seguinte verificação:

  1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione Configurações de exibição.
  2. Selecione Configurações avançadas de tela;
  3. Dentro dessa janela, encontre a opção Exibir Propriedades do Adaptador de Vídeo do Monitor 1;
  4. Na janela que se abrirá, você pode encontrar a opção Taxa de Atualização de Tela. Realize a alteração. Se estiver em 40 Hertz, mude para 60 Hertz ou o contrário.
  5. Faça o teste, se não funcionar, o problema está em outro componente.

Driver

Se foi feita a mudança da placa de vídeo ou instalação do sistema operacional recentemente, é possível que a instalação tenha sido feita de forma incorreta, gerando problemas na tela do notebook. O driver pode ser reinstalado a partir do CD ou, dependendo da fabricante, dos drivers disponibilizados online.

Troca de tela

Se nenhuma dessas dicas funcionou para você, é bem provável que o problema esteja na tela do notebook, sendo necessária a troca desse componente. Se o seu notebook ainda estiver dentro do período de garantia, o melhor a se fazer é acionar a fabricante, lembrando que a abertura do equipamento pode ocasionar a perda da garantia. Caso não esteja, você pode levar até uma assistência técnica especializada para avaliação e execução do reparo.

Se você tiver experiência e o conhecimento necessário, a troca da tela pode ser feita em casa, com o cuidado necessário e utilizando peças confiáveis e compatíveis com o seu equipamento.

O que você achou do nosso artigo? Agora que você já sabe quais são as possíveis causas de porque a tela do notebook fica piscando, fica mais fácil de resolver, não é mesmo? Acesse o nosso blog e tenha acesso a muitos outros conteúdos para você e conheça todos os nossos produtos!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles