ícone compartilhar redes sociais

Qual a função da pasta térmica na instalação do cooler?

adminblog_USR

A pasta térmica é uma das soluções simples e baratas para um dos principais problemas que pode atingir um notebook, o superaquecimento.

O superaquecimento é quando a temperatura do notebook alcança níveis muito elevados, é provocado pelo calor gerado entre as peças da máquina, o que compromete seriamente o funcionamento da máquina. Em casos mais extremos, o computador pode até queimar.


Função da pasta térmica na instalação do cooler

Líquido viscoso, geralmente branco ou prateado, ela é aplicada na superfície do processador, próximo ao cooler, atuando como um condutor do calor a ser dissipado pelo cooler.

Ao conduzir esse calor produzido pelo processador até a sua dissipação pelo cooler, a pasta térmica ajuda na preservação de temperaturas seguras no interior do computador.

Ou seja, sua função é manter a temperatura do processador nos níveis mais baixos possíveis.
Eventualmente, na compra de um notebook ou computador já montado, não precisa se preocupar em aplicar uma pasta térmica, pois é bem provável que ela já venha aplicada na máquina.

Já no caso de você montar uma máquina desde o seu início, é muito importante não esquecer da utilização da pasta térmica para otimizar o desempenho do computador.


Como instalar um cooler para notebook?

cooler para notebook

Acima de tudo tenha e m mãos uma chave Philips, no entanto o primeiro passo é colocar o notebook de cabeça para baixo e, então, você deve procurar a tampa que cobra o cooler, porém isso é muito fácil, basta se atentar à saída de ar. Logo depois, desparafuse-a com a chave Philips e remova com cuidado.

Em segundo lugar, você deve retirar quaisquer peças que possam estar sobre o cooler, como o dissipador e a placa mãe, com muito cuidado, contudo o cooler é fácil de se identificar, já que conta com uma ventoinha.

Em terceiro lugar, você irá remover o cooler antigo, soltando os parafusos, e colocará a nova peça. Lembrando que é mais recomendado que passe um pincel, levemente, no local onde fica o calor, para retirar eventuais sujeiras, como poeira que possam estar presentes.

Enfim, ao quarto e último passo, após conectar o novo cooler, recoloque o que for necessário e parafuse a tampa novamente.

Além disso, lembre-se de que um cooler interno precisa ter compatibilidade com a sua máquina, sendo assim, compre um que vá de encontro com o código part number do seu notebook.

Tipos de pasta térmica encontradas no mercado

No Brasil, só há dois tipos de pasta térmica no mercado: a pasta térmica de silicone (ou de zinco) e a pasta térmica de prata.

Pasta térmica de silicone

Esse tipo de pasta é mais acessível, é vendida em bisnagas e possui uma fácil aplicação. É indicada para aparelhos que não rodam programas ou jogos pesados, pois não possuem uma alta capacidade de resfriamento.

Pasta térmica de prata

Essa pasta térmica tem uma capacidade de resfriamento muito alta, por isso é mais cara e vendida em seringas. Assim, indicada para quem usa computadores potentes em tarefas que demandam muito desempenho.

Como aplicar a pasta térmica

No processo de aplicação, você deve desligar completamente o computador e desconectá-lo da tomada.

Na sequência, você vai abrir o gabinete e desencaixar o cooler do processador. Após isso, vai ser possível notar que entre o cooler e o chip vai haver uma camada de pasta térmica, ressecada pelo uso prolongado.

Também não há a necessidade de aplicar a pasta em toda a superfície do processador, bastando apenas em sua parte superior central.

Existe um tempo específico para que as pastas térmicas comecem a agir. Portanto, logo após a sua aplicação deve-se aguardar um período de implementação do produto, que vai variar a partir do tipo de pasta utilizado.

Manutenção

É comum que após um determinado período de uso, a pasta térmica endureça e resseque, acarretando em uma perda funcional do produto.

Casos em que o computador tenha muitos anos de uso, ou não seja submetido a manutenções frequentes, existe até a possibilidade de que a pasta térmica tenha se decomposto.

Logo, se for observado um aumento de temperatura repentino do processador, é possível que esses prejuízos funcionais da pasta térmica sejam a razão.

Se isso acontecer, indicamos que você aplique uma nova camada de pasta térmica sob o processador.

Para realizar o procedimento com segurança, recomendamos que consulte uma assistência técnica.

Como limpar a pasta térmica?

Você deve limpar a pasta velha com muito cuidado, por isso utilize um pano com álcool isopropílico.

No entanto, nos casos em que a pasta está muito ressecada você pode raspá-la suavemente com algum objeto de plástico.

Por fim, basta aplicar uma nova quantidade de pasta com a dosagem na medida certa, já que a aplicação em excesso pode aquecer mais ainda o processador ao contrário de preservar a sua temperatura.

Se a limpeza e manutenção não resolver o superaquecimento?

Se você limpou e manteve a pasta térmica da maneira indicada acima, e ainda assim o seu notebook continua a esquentar muito, ou então ele anda desligando sozinho e de maneira inesperada, logo após você ter verificado a ausência de outros problemas (vírus, etc.), isso pode ser um sinal de que seu cooler está deixando de funcionar corretamente.

Por isso o melhor a fazer nesses casos é a substituição do cooler, contudo é importante que você saiba o quanto é difícil definir um cooler como melhor ou pior para o notebook, pois depende das configurações e da estrutura do notebook.
Os aparelhos com maior poder de processamento irão exigir componentes mais potentes e que consigam retirar o calor dissipado dentro do notebook.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudarmos nesse post sobre o papel da pasta térmica na instalação do cooler, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *