Qual a função do monitor? Use para aumentar sua produtividade!

Para responder a pergunta de qual é a função do monitor, basta você entender que esse é o dispositivo que funciona para transmitir o que está sendo realizado no computador, seja através do movimento dos olhos ou do seu corpo, para que assim você possa perceber todos os dados que estão sendo requisitados.

Em outras palavras, é através do monitor que você pode ver tudo o que acontece com seu notebook ou computador e ter controle sobre ele.

Se você quer saber mais e entender como a boa qualidade de uma tela vai aumentar a sua produtividade, fique com a gente!

duas telas no pc

Usando o monitor como função para segunda tela

Antes de mais nada, para quem trabalha sentado na frente de uma tela de computador todos os dias já deve ter passado pelo momento em que desejou muito ter duas máquinas a sua disposição para gerenciar melhor as informações, certo!?

Pois, imagina comigo, o trabalho acumulado, muitas coisas para produzir e ter que ficar minimizando tela e redimensionando janelas toda hora toda hora pra poder acessar dados importantes ou conferir o resultado de algo, é chato e trabalhoso.

Contudo já deu pra perceber que ter 2 ou 3 telas, uma complementando a outra sua produtividade pode aumentar bastante. Dentre as vantagens podemos citar:

  • comparar informações;
  • ter mais dados ao mesmo tempo para consultar;
  • realizar dois trabalhos diferentes ao mesmo tempo;
  • melhoria na visualização da tarefa;
  • aumento do campo disponível para trabalho;
  • conferir o resultado de um trabalho em tempo de execução sem ter que sair da tela principal.

Ou até mesmo você pode usar dois monitores para assistir filmes ou simplesmente jogar no seu computador, ter uma extensão de tela para tais atividades acaba deixando a experiência mais rica e tridimensional.

Como usar segunda tela no notebook

Surpreendentemente esse processo é simples e você mesmo pode fazer configurando o seu pc. Então vamos lá!

Ao comprar um monitor mais moderno ele virá com um cabo hdmi ou se você optar por um modelo mais antigo ele virá com um cabo VGA que é aquele azul, com formato de trapézio e aqueles dois pequenos parafusos para enroscar do lado.

O que modifica é que os modelos com hdmi tem uma qualidade superior de imagem do que os de VGA, mas em ambos os casos o monitor servirá como segunda tela. Então conectou o cabo? Vamos para a segunda parte.

Vá até a área de trabalho e clique com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione “Resoluções de Tela” ou “Configurações de Exibição” e na opção “Múltiplos Vídeos” você terá a opção de:

  • “Duplicar” estes videos, significa que a segunda tela irá ser uma cópia da primeira;
  • “Estender” faz com que a segunda tela receba conteúdo independente da primeira;
  • “Mostrar a área de trabalho somente em 1” (ou 2) deixar somente o monitor escolhido em atividade.

Para usuários de Windows 10, basta clicar em ⊞ Win + P, e vai aparecer uma barra de configurações de vídeo na lateral direita da tela com as mesmas informações.

Prontinho! Agora você pode configurar cada um dos monitores de acordo com a sua finalidade.

É possível usar um monitor como TV?

Sim! É possível.

Então se você achou o valor de uma TV muito caro quer investir em um monitor ou tem um monitor aí sobrando e quer usar como TV, vem com a gente que tem jeito!

E o melhor de tudo é que desde os modernos, com entrada HDMI, até aos mais antigos, que usam portas VGA dá pra fazer a TV acontecer.

Entretanto, existe apenas uma coisa do qual você precisa se atentar que é a saída de som, alguns monitores já tem essa função e vem com saídas embutidas, mas outras não. O que não é problema, pois isso é fácil de contornar, tá?

Você pode usar dois métodos: com um conversor digital usado em TVs antigas ou o próprio para computadores, que depende de um PC ou um notebook.

usar segunda tela no notebook

Como transformar monitor em TV

Primeiramente vamos te explicar como fazer com um conversor de TV digital, para isso você vai precisar de:

  • Um monitor de qualquer modelo, com ou sem som embutido;
  • Um conversor de TV digital;
  • Uma antena UHF;
  • Um cabo coaxial longo o bastante para conectar o conversor à antena.

No receptor possui, as conexões de saída uma porta HDMI, além de conexões RCA de áudio estéreo (vermelha e branca), usada em TVs em conjunto com a porta vídeo composta (amarelo), essa última é essencial caso seu monitor não venha com saída de áudio embutida. Então vamos aos passos:

  1. Ligar o monitor e o conversor no tomada.
  2. Após ligar os aparelhos, você irá conectar o adaptador, através da entrada de HDMI, no conversor e a entrada VGA no monitor.
  3. Conecte a saída P2 para sair o áudio. Portanto, o terceiro passo será adaptar a caixa de som na saída P2.
  4. Em seguida, ligue o monitor normalmente e configure o conversor conforme o que você tenha adquirido.

Segundo, se você quer assistir pelo pc ou notebook como receptor tem jeito através do conversor USB com antena interna, aqui o processo é mais simples ainda:

  1. Conecte o conversor a uma porta USB;
  2. Instale os drivers e o programa gerenciador que acompanha o dispositivo;
  3. Inicie o programa e faça a configuração dos canais.

Vantagens e desvantagens de usar a função do monitor como TV

Uma das principais vantagens é que se o espaço onde você tem é pequeno o monitor não irá cansar sua vista tanto quanto uma tv normal faria, isso porque é sua função. Isso porque os monitores foram feitos para pequenas distâncias entre a tela e os olhos.

Uma desvantagem é o preço, muitas vezes o valor do monitor vai ser mais alto comparado com alguns modelos de tv, outra desvantagem é que nos monitores a área de visualização é menor.

Hoje em dia tem telas mais modernas, maiores e mais amplas , o que acaba tornando mais fáceis de ver a imagem.

Porém, para uma sala de estar, por exemplo, não é uma boa escolha dependendo da distância entre o sofá e o monitor.

Usando um monitor como função para um notebook com a tela quebrada

A tela do seu notebook quebrou, riscou, caiu, escureceu ou trincou, mas dentro dele tem arquivos importantíssimos que não pode esperar até um conserto? Calma, que aqui temos a solução pra você!

Antes de tudo, para você conectar um monitor no seu notebook é necessário que você saiba o tipo de conexão que seu monitor portátil e laptop têm, podendo ser uma HDMI ou USB-C. Então vamos ao passo a passo:

  • Conecte o monitor externo ao laptop com o cabo apropriado (ou adaptador e cabo),
  • Conecte seu monitor a uma tomada e pressione o botão liga / desliga.
  • Pressione algumas teclas do teclado para que funcione corretamente, o que pode variar de acordo com a marca do seu laptop. De modo geral, você deseja manter pressionada a tecla Fn enquanto pressiona simultaneamente F3, F4, F5, F7, F8. F9 ou F10.

Feito isso, o Windows simplesmente espelha a tela automaticamente, então você terá a imagem do que passa no seu notebook no monitor. Esse é um ótimo jeito de testar seu laptop para ver se tudo o que você precisa é substituir a tela, né!?

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post a saber qual a função do monitor, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!
Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles