Quanto custa um notebook? O que você precisa saber antes da compra!

Quanto custa um notebook? O que você precisa saber antes da compra!

Tempo de leitura: 5 minutos

Comprar um notebook é uma tarefa que precisa ser feita com atenção a algumas características para que você compre a melhor opção, tanto em capacidade, quanto em valores. Quer saber quanto custa um notebook? Veja o que você precisa saber antes de realizar a compra!

Quanto custa um notebook?

Para responder quanto custa um notebook, é preciso levar em consideração muitas coisas. A primeira delas é qual a finalidade de uso que você deseja com o aparelho. Essa é uma informação essencial, pois é dela que você vai partir em busca do modelo que pode oferecer todas as características necessárias.

Existem muitos modelos no mercado, modelos com diferentes configurações. Alguns são mais potentes e outros são mais básicos. Dentro disso, você precisa saber escolher entre as opções para que consiga encontrar o notebook que atende as suas necessidades.

O que é preciso saber antes da compra de um modelo básico?

Se você deseja ter um notebook para tarefas do dia a dia, uso básico como internet, trabalho e para assistir filmes, séries, você precisa saber as configurações básicas que um notebook ideal para você possui.

Nesse caso, a pergunta de quanto custa um notebook, pode ser respondida com valores mais baixos do que em comparação com notebooks de alta performance. Ainda assim, esses modelos podem ser considerados para usos intermediários também, pois permitem a execução de várias tarefas que não se enquadram nos modelos bem básicos, como rodar alguns jogos.

Uma das configurações que você precisa analisar em um notebook para uso básico é a memória RAM. Um notebook com memória de 4G é suficiente para o tipo de uso que você vai ter. Não é necessário encontrar um notebook com mais memória do que isso, até porque é um dos fatores que fazem com que o preço do notebook suba quando a capacidade é maior.

Além disso, o tipo de processador também é importante de ser verificado, pois o mais recomendado, nesse contexto, é o Core i3. O processador é responsável pela velocidade com que o notebook irá responder aos seus comandos.

Por isso, o processador citado acima é suficiente para que você consiga executar suas tarefas do dia a dia em uma velocidade boa e que vai suprir sua necessidade. Inclusive, esse processador consegue oferecer tarefas mesmo que requeiram um pouco mais do que uma configuração básica.

Outra coisa que você precisa saber antes de escolher o notebook é qual a capacidade de armazenamento. Em geral, se você encontrar um modelo com 500GB de HD, já vai ser mais do que o suficiente para você.

No entanto, pode ser que tenha dificuldade em encontrar essa capacidade de armazenamento, pois os notebooks atualmente estão sendo desenvolvidos com capacidade mínima de 1T.

Portanto, se encontrar apenas modelos com essa característica, não tem problema. Com certeza vai ser uma ótima escolha, pois 1T é bastante espaço para armazenar tudo que você quiser, uma vez que 1T corresponde a duas vezes a capacidade de 500GB.

Outra coisa que você precisa saber para escolher e que vai influenciar em quanto custa um notebook, é o tamanho da tela. A tela maior pode ser boa para ver filmes, vídeos e jogos. Em contrapartida, as telas menores são ótimas para levar o notebook de um lugar a outro com praticidade.

Muitas vezes, quanto maior a tela, maior é o valor do notebook. Por isso, se uma tela menor for suficiente para você, talvez consiga um preço menor com ótimo custo-benefício.

O que é preciso saber antes da compra de um modelo avançado?

Se você quer comprar um computador mais potente e que possibilite o desenvolvimento de mais atividades, como jogos mais avançados, trabalho com design gráfico e atividades que não são consideradas básicas, é preciso prestar atenção em outros critérios.

E nesse caso, a resposta de quanto custa um notebook muda, pois os modelos mais completos possuem um preço maior, já que são mais potentes e contam com configurações que os modelos básicos não possuem.

Uma das coisas que você precisa saber para comprar um bom notebook avançado é que o recomendado é escolher um processador melhor. Nesse caso, um processador Core i5 ou i7 são os suficientes para que você consiga desenvolver atividades mais completas.

Além disso, a memória RAM também é importante que seja de, no mínimo, 8G. A capacidade de armazenamento pode ser a mesma do cenário anterior, pois 1T é ótimo. Se precisar, depois você pode complementar com mais memória de armazenamento através de um SSD.

Um SSD é como se fosse um HD, só que um pouco diferente. E ele oferece muitas vantagens, pois consegue melhorar o armazenamento e o desempenho do computador com ótimo custo.

Ademais, outra coisa que você precisa saber é que se o uso do notebook não for para coisas básicas, tem uma boa placa de vídeo é essencial. Muitos programas de trabalho como de arquitetura, bem como muitos jogos, precisam de uma placa de vídeo melhor para que a qualidade da imagem, ou seja, dos gráficos, seja melhor.

Nesse caso, é bom que você encontre modelos com placas de 2GB ou 4GB de memória. Além disso, se quiser optar por um modelo 2 em 1 que permita toque na tela, como os modelos que viram tablet, também pode ser uma boa ideia para programas de desenho, por exemplo.

Com isso, o preço de um notebook pode variar conforme os requisitos que você deseja, podendo ir de uma faixa de R$2.500,00 e ultrapassar R$6.000,00. Vai depender da sua escolha e da sua intenção de uso para que a faixa de preço seja fixada.

Quanto mais básica for a configuração de sua necessidade, mais em conta vai ser o valor do notebook que você vai conseguir encontrar. Na dúvida, é sempre melhor optar por um modelo um pouco mais completo do que precisar de mais desempenho e não ter.

Assim, com essas informações principais de coisas que você precisa saber antes de comprar um notebook, vai ser mais fácil localizar os modelos adequados e saber quanto custa um notebook.

Acesse nosso site e confira nossas opções de notebooks.