O que é Hardware?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos termos Hardware e Software, certo?  E é bem provável também que você não saiba a diferença entre ambos. Por isso, apresentamos as definições e características dos termos, que são utilizados para definir peças e funções nos computadores. 

O que é Hardware?

É a parte física do computador, ou seja, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. O termo também se refere ao conjunto de equipamentos acoplados em produtos que necessitam de gerenciamento computacional. Um dos hardwares mais populares são os processadores.

O que mais vai influenciar na agilidade do computador é a capacidade de armazenamento de dados do hardware e sua eficácia para trocar informações entre os componentes. O Hardware pode ser divido em duas categorias: os internos e os externos.

Hardwares Internos

  • Processador: o processador é responsável por todas as escolhas lógicas e pelo processamento dos dados enviados pelo usuário;
  • HD: Armazena dados de forma permanente (não são apagados ao desligar o computador);
  • Memória RAM: é uma unidade de armazenamento rápido, responsável pela leitura de códigos quando requeridos. Assim, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho;
  • Placa-mãe: A placa mãe  é responsável por conectar e dar suporte a todos os componentes do computador;
  • Placa de Vídeo: é  o componente responsável pela interação entre o usuário e computador. Sua função é gerar imagens a partir de códigos enviados pelo processador.

Hardwares Externos

  • Monitor: responsável por gerar a imagem transmitida pela placa de vídeo;
  • Pendrive: dispositivo de armazenamento de dados portátil, pode ser plugado em qualquer computador com porta USB;
  • Teclado: serve para o usuário digitar as informações;
  • Periféricos: mouse, impressora, scanner, webcam, microfone, entre outros.

O que é Software?

Enquanto o Hardware compreende a parte física, o software é a parte lógica do computador. Sua função é manipular, instruir e executar as atividades lógicas da máquina.

Os softwares também podem ser classificados em duas categorias:

Softwares de Sistemas: permitem a interação entre o usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica.

Ex:  memória, impressora, teclado e outros.

Softwares Aplicativos: permitem que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário pra gente!

Conheça a loja virtual da bringIT, o melhor e mais completo e-commerce de peças e acessórios para notebook!

bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles