Recuperar a bateria do notebook: descubra se é possível

Recuperar a bateria do notebook: descubra se é possível

Tempo de leitura: 6 minutos

A bateria do seu notebook vem apresentando sinais de desgaste? Ela já não funciona como antes? Está pensando em recuperar a peça?

Muita gente busca tem dúvidas se é possível transformar em nova, uma bateria velha. Na maioria das vezes, para não precisar investir um dinheiro na compra de uma nova.

Ao longo deste texto, você vai saber se isso é possível e o que você pode fazer para prolongar a vida útil da bateria do seu notebook!

Qual o ciclo da bateria do notebook?

Para quem não sabe, a vida útil de uma bateria de notebook se mede em ciclos. Em geral, cada uma tem entre 300 e 500, o que corresponde a cerca de dois ou três anos de uso. No entanto, esse tempo pode ser maior ou menor, a depender dos hábitos de uso de cada um.

Do mesmo modo, cada ciclo consiste em uma descarga e uma recarga completa da bateria. Ele pode se completar de uma vez, com o descarregamento e o recarregamento completo da bateria, ou de forma parcial, aos poucos.

Fato é que se torna possível prolongar a vida útil de uma bateria de notebook conforme o uso. Ou seja, há cuidados no dia a dia que podem ser implementados para que ela dure mais.

O que determina a autonomia da bateria

Quando se fala sobre o assunto, também é importante abordar a autonomia da bateria. O que determina quanto tempo uma pode funcionar sem o auxílio da fonte de alimentação é o número de células.

Há modelos variados, que contam com, desde três a nove células, com menor ou maior quantidade de mAh. Quanto mais, então, maior a autonomia; ou seja, as baterias de nove células são chamadas de longa duração.

As baterias de longa duração, além disso, são maiores do que as tradicionais. Do mesmo modo, elas tendem a custar mais caro, mas os benefícios que elas oferecem compensam o custo, principalmente para aqueles que precisam usar o notebook muitas horas por dia!

É possível recuperar a bateria do notebook?

Caso a vida útil de sua bateria esteja no fim ou se aproximando dela, é normal que você questione se há algo a fazer para recuperá-la. Afinal, quem não gostaria de economizar, não é mesmo?

Mas, em primeiro lugar, você deve saber qual é o momento em que a bateria do seu notebook já não serve mais. Saiba que ela envia sinais claros de que a sua vida útil está chegando ao fim.

Você, por acaso, andou percebendo que a bateria vem descarregando muito rapidamente? Pois bem, este é um sinal de que ela já não é capaz de entregar o seu melhor desempenho.

Do mesmo modo, o sistema operacional do seu notebook vem enviando alertas a respeito da incapacidade da bateria? Talvez avisando sobre a necessidade de trocá-la urgentemente ou em breve, quem sabe informando sobre o seu percentual de desempenho?

Há ainda um outro sinal, ainda mais claro, de que bateria não vem apresentando o melhor de si. Trata-se do estufamento, que ocorre por conta de reações químicas em seu interior, um verdadeiro perigo!

Infelizmente, não é possível recuperar uma bateria de notebook. Há alguns procedimentos que podem ser tentados, mas dificilmente eles implicam bons resultados e, além disso, são perigosos. Podem expor o usuários a riscos de queimaduras, por exemplo.

O único viável, por outro lado, seria a calibragem da peça. Trata-se de um procedimento que pode corrigir alguns erros e melhorar o seu desempenho. Mas nem sempre é eficaz.

É por isso que, caso perceba um declínio no desempenho da bateria do seu notebook, troque-a assim que puder. Veja esse investimento como uma solução não só para esse problema, assim como para preservar as demais peças do seu notebook!

Não é possível recuperar a bateria do notebook… Mas é possível prolongar a vida útil

Não é porque você não pode recuperar a bateria do seu notebook que não é possível prolongar a sua vida útil. Como já falamos anteriormente, alguns hábitos de uso são capazes de dar um fôlego à peça!

Em primeiro lugar, nunca use fontes de alimentação que não sejam confiáveis. Caso você não conte mais com o carregador original, só use outro que tenha as exatas especificações técnicas que a sua bateria.

Ou seja, nada de utilizar um carregador universal, por exemplo. Ainda que eles contem com regulagem de voltagem elétrica, por exemplo, pode haver uma série de erros na alimentação de energia à bateria.

Do mesmo modo, evite usar o seu notebook sobre superfícies como cama, sofá, travesseiros e almofadas. Isso porque pode haver uma obstrução nas saídas de ar, o que provoca aquecimento interno no aparelho.

Como você deve imaginar, o calor é um inimigo mortal dos aparelhos eletrônicos. No caso dos notebooks, as peças estão muito próximas umas das outras, então o aquecimento pode causar sérios danos, inclusive na bateria.

Ao invés disso, sempre use o seu notebook sobre superfícies planas e secas, longe da luz do sol!

Você também pode preservar a bateria do seu notebook por meio de um uso responsivo do aparelho. Ou seja, quando não estiver precisando que ele entregue seu máximo desempenho, por que não optar pelo modo econômico de energia? Desse modo, você o poupa de consumir mais energia da bateria.

Do mesmo modo, evite usar muitos programas ao mesmo tempo. Isso pode sobrecarregar o notebook e, ao mesmo tempo, demandar um maior consumo de energia. Saiba que, quanto mais a bateria é requisitada, maior é o seu desgaste.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre a impossibilidade de recuperar a bateria do notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *