ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook brilho alto

Saiba qual tela de fundo utilizar no seu notebook

Welysson

Quer uma nova tela de fundo para notebook? Elaboramos um artigo completo de como configurar as imagens e personalizar o seu equipamento para ter mais conforto visual durante longas horas de entretenimento e trabalho.

O uso constante do computador, criou uma necessidade de adequar a tela do notebook para trazer mais conforto visual, já que sem os devidos cuidados o hábito de ficar horas na frente do monitor pode gerar um quadro crônico de fadiga ocular.

A escolha da tela de fundo para notebook e o ajuste da imagem e brilho do aparelho são fundamentais para garantir que o problema seja minimizado.

tela de notebook brilho alto

Uso de monitor e o Cansaço visual.

A fadiga visual frequentemente ocorre após passar longos períodos focalizando a tela de notebook, computador ou outro dispositivo mobile.

Os sintomas mais comuns são:

  • Olhos cansados;
  • Visão dupla;
  • Espasmos nos olhos;
  • Visão turva;
  • Dores de cabeça;
  • Perda de foco;
  • Ardência nos olhos.

Se ultimamente está apresentando algum desses sintomas, você deve ficar atento, pois pode estar com um quadro de fadiga visual, que se não for cuidado pode ser tornar um problema crônico.

Iluminação adequada.

O principal vilão dos seus olhos durante o uso de dispositivos são as luzes: a luz solar e principalmente a iluminação interna do ambiente, incluindo os dispositivos eletrônicos.

Reduza as fontes de iluminação do ambiente quando for passar muitas horas na frente de um computador, use lâmpadas de menor intensidade.

Também, posicione o aparelho de maneira que fique ao lado das janelas, já que se você ficar de frente seus olhos estarão suscetíveis à luz externa e se ficar de costas a luz da janela vai refletir na tela de fundo do notebook.

Minimize o brilho.

O brilho é um fator importante que deve ser controlado de maneira a minimizar a fadiga visual, em seu ambiente de trabalho ou estudo pinte as paredes em tons mais escuros ou pastéis, procure instalar telas antirreflexo no dispositivo eletrônico, e se usar óculos, pense na possibilidade de investir em lentes antirreflexo e com filtro de luz azul.

Outra dica interessante é instalar tela de fundo no notebook em cores foscas e escuras, para evitar que se torne um incomodo visual.

Ajuste manualmente o brilho do seu dispositivo de modo que ele não seja um pondo de luz no ambiente e fique equiparado em claridade aos demais focos de iluminação.

Pisque os olhos.

O reflexo de piscar possui importância biologia para a preservação da visão, com ele seus olhos mantêm a umidificação natural evitando o ressecamento e consequentemente a irritação.

Piscar é um ato automático, mas ao passar longas horas focados em um ponto, seus olhos podem precisar de um reforço na umidificação com piscadas voluntárias.

Um exercício que pode ajudar: a cada 20 minutos, pisque entre 5 e 10 vezes lentamente, isso vai umedecer os olhos novamente.

Caso já sofra com olhos secos, solicite ao seu oftalmologista para verificar a necessidade do uso de lágrimas artificias em forma de colírio durante o dia.

Mudando a tela de fundo para notebook.

Agora que você sabe a importância de regular as configurações do seu monitor para cuidar da saúde dos seus olhos, chegou a hora de trocar a tela de fundo para notebook, preparamos um tutorial rápido para Windows e Mac.

O primeiro passo é procurar o papel de parede, observe que não pode ser imagens com qualquer dimensão, devem seguir um padrão, para adequar-se à resolução do seu monitor.

Ao decidir a imagem, você não deve escolher uma menor do que a resolução da tela do notebook, se não o sistema operacional vai esticar a imagem para preencher ou deixar pequena e centralizada em uma tela de fundo monocrática.

O menor tamanho aceito de imagens em tela de fundo para notebook é 640 por 480 pixels, ou tamanhos maiores como 1024 por 768 ou 1280 por 960, por exemplo.

Para não perder a qualidade da imagem usada na tela de fundo para notebook, escolha dimensões maiores caso o monitor tenha uma alta resolução, por exemplo, full hd ou 4K.

Após escolher a imagem que mais agrada — lembrando de ter cuidado com as questões de cores e brilho para não fadigar a sua visão — está na hora de instalar, seguindo este passo a passo:

tela de notebook

Tela de fundo para notebook com Windows.

  • Clique com o botão direito, na área de trabalho, e selecione “Personalizar”.
  • Verifique se a tela de fundo para notebook está definido como Imagem.
  • Aguarde abrir a janela que mostra os arquivos, se demorar pode clicar em “Procurar”.
  • Selecione a imagem que deseja usar como tela de fundo para notebook e cliquem em “Escolher imagem” e pronto!

Tela de fundo para notebook Mac.

  • No canto superior esquerdo clique no botão da Apple, selecione “preferências do sistema”.
  • Vá até a seção de “mesa e protetor de tela”.
  • Clique no sinal ” ” do lado esquerdo no canto inferior.
  • Selecione o arquivo de imagem e pronto!

Ativando o modo noturno do Windows.

Par ajudar a evitar a fadiga visual existe também a possibilidade de colocar o Windows em modo noturno. Está opção está disponível no sistema operacional Windows 10 e, em razão da semelhança de sentido no nome, é muito confundido com o modo Dark/Escuro.

Com esta função a tela de fundo para notebook muda para cores quentes que não agridem tanto os olhos.

Esta função é um avanço muito importante para evitar que o uso prolongado de aparelhos eletrônicos prejudique o seu sono, pois ele atua filtrando a luz azul.

Para usar esta funcionalidade é necessário estar com a última versão do Windows 10 instalado:

    • Acesse “configurações” no menu iniciar.
    • Em “Configurações do sistema” selecione “Sistema”.

Clique na opção “Configurar luz noturna”.

Você pode configurar o modo luz noturna para começar automaticamente de acordo com o fuso horário ou um horário fixo, sem a necessidade de que você lembre de ativar diariamente.

Agora você já sabe como escolher tela de fundo para notebook, como as especificações adequadas para não prejudicar sua visão e manter um visual bonito. Gostou das nossas dicas? Acesse nosso site e veja tudo que BringIT tem para oferecer!