ícone compartilhar redes sociais
mulher loira utilizando stand up desk

Stand Up Desk: o que é e como funciona?

adminblog_USR

Stand up desk é um modelo de mesa alta que permite manter a coluna ereta durante o uso do computador. Ideal para algumas funções e recomendável para outras, ela fornece uma nova ergonomia para trabalhadores entregarem um bom desempenho.

Por essas razões, hoje o stand up desk é um dos acessórios fundamentais para computador. Além disso, você pode encontrar diversos modelos de stand up desk no mercado. Existem modelos manuais, ajustáveis e até adaptadores de mesa. Vamos falar sobre tudo isso nesse artigo.

O problema das mesas comuns

No estilo de trabalho moderno, ficar sentado o dia todo é natural. Com os computadores de mesa, grande parte dos trabalhadores – sobretudo os mais jovens – precisam se sentar o dia inteiro. Os malefícios de práticas assim ao longo da vida podem ser inúmeros e irreversíveis.

Por causa de doenças que impactam a saúde nos tempos modernos, vemos atualmente mudanças nos ambientes de trabalho. Cadeiras ergométricas, bolas de exercícios e até “mesas esteiras” já foram inventadas.

Apesar de existirem muitos produtos, é preciso também ficar atento aos riscos. Antes de aceitar uma mesa como algo benéfico, é preciso pesquisar a melhor solução. A stand up desk já foi comprovada como uma solução eficiente para quem não pode ficar o tempo inteiro sentado.

Stand up desk: o que é?

Você provavelmente já viu uma pessoa trabalhando com uma mesa stand up. É possível que vocês mesmo já tenha usado. Elas são mesas que permitem o trabalho em pé, o que acarreta diversos benefícios para a saúde. Como mencionamos, trabalhar sentado durante muito tempo tem seu ônus. A criação da stand up desk, então, foi uma solução para esse problema.

A ideia de uma mesa vertical não é nova. Alguns afirmam que Leonardo da Vinci teria usado uma mesa de apoio parecida com a stand up desk para pintar a Mona Lisa. Se é verdade ou não, o fato é que as stand up desks certamente já foram utilizadas no passado. Porém, foi no fim do século 20 que elas começaram a se popularizar.

Atualmente, existem diversas stand up desks e muitas maneiras eficientes de você conseguir trabalhar em pé. Você pode encontrar modelos diversos, de acordo com o seu orçamento. Mais à frente iremos falar sobre os tipos de stand up desks mais comuns.

Como funcionam as stand up desks

As mesas em pé oferecem inúmeros benefícios por manterem a tela do computador na altura dos olhos. Contudo, é preciso também configurar a stand up desk para que ela funcione da maneira mais adequada.

A mesa precisa ficar bem posicionada em frente ao corpo para que o computador esteja de frente aos olhos, na altura certa. O pescoço precisa estar ereto, e os cotovelos precisam descansar em um ângulo de 90 graus para usar o teclado.

Os pulsos e mãos, entretanto, devem estar estendidos em linha reta a partir de seus braços. O objetivo é que eles não tenham que ser curvar para cima ou para baixo para alcançar o teclado.

De acordo com a função que será desempenhada, é preciso utilizar também um monitor alto. Com base no tamanho da tela é possível adequar a altura. Por exemplo, se o monitor for menor a borda superior da tela precisa estar no nível dos olhos, Se for maior, o nível dos olhos deve se alinhar com o terço superior da tela. O monitor também pode ser inclinado para facilitar a visualização.

Dessa forma a stand up desk leva mais conforto e evita a fadiga durante o tempo de trabalho. É ideal para quem deseja montar uma estação de trabalho em casa.

Como escolher uma stand up desk

Primeiro passo para escolher uma mesa: certifique-se de que tem a altura certa. Esteja você sentado ou em pé, ao digitar, seus antebraços devem estar paralelos ao solo, os cotovelos em um ângulo de 90 graus e os pés apoiados no chão. Quando você está sentado, seus quadris e joelhos também devem estar em um ângulo ideal de 90 graus.

Os especialistas afirmam que, se você for um pouco mais alto ou mais baixo que a média das pessoas, precisa ter consciência de que a maioria das mesas precisa de ajustes para você. Fazer uma medição é simples. Com uma fita métrica, meça a partir do chão até a parte inferior de seu cotovelo dobrado enquanto estiver de pé e sentado. Essa é a altura em que o teclado deve estar, tanto em suas posições levantadas quanto abaixadas.

Também meça o nível dos olhos quando sentado e em pé. O monitor deve ser colado nesta altura, para que você possa olhar para a tela, não para cima ou para baixo. Em geral, quanto maior a faixa de ajuste da stand up desk, melhor.

Então agora vamos falar dos tipos mais comuns de mesa para você atender as suas necessidades.

Tipos de mesa

Existem diversos tipos de stand up desks hoje em dia, e novos modelos surgem para suprir uma demanda que cresce bastante. Vamos descrever três modelos comuns e que se adequam a públicos diferentes. O primeiro é o manual, o segundo o automático e o terceiro conversor, que não se trata de uma mesa em si mas um add-on que pode transformar sua mesa em uma stand up desk.

Um dos modelos mais comuns entre as mesas manuais funciona com manivelas, que permitem um ajuste manual na altura que desejamos. Como existem outras mesas automáticas, que precisam ser conectadas a tomadas, a mesa de alavanca pode ser uma excelente alternativa.

Mesas elétricas também estão entre as mais populares e completas, pois permitem que você passe da posição sentada para em pé com o toque de um botão. Normalmente em apenas 10 a 20 segundos ela sobe e se torna uma stand up desk. Evidentemente, eles podem ser mais caros, já que permitem um ajuste completo e automático.

E hoje é possível encontrar uma nova possibilidade que são os suportes e conversores. Eles permitem trabalhar com uma mesa ajustável instalando um add-on. Esses dispositivos são acoplados à sua mesa e permitem que você suba ou desça seu computador ao longo da jornada de trabalho. Por isso, pode ser ideal para quem precisa trabalhar e variar a posição.

Você pode encontrar suportes de vidro fumê, cromados e de metal ajustáveis.

Aproveite para conferir mais produtos para seu computador.