Teclado do notebook com vírus. O que fazer?

O seu teclado está com as teclas invertidas ou elas simplesmente pararam de funcionar?  Cuidado essas são algumas características do vírus conhecido como keylogger.

Teclado para notebook em fundo branco

O que é keylogger?

Keylogger (ou registrador de teclas) é um programa de notebook que registra tudo que é digitado no teclado, cujo o objetivo principal é capturar senhas, números de cartão de crédito e outras informações importantes dos usuários. Ele funciona como um spyware, pois é instalado no notebook e atua sem que o usuário perceba sua existência. Os keyloggers são programas bem discretos e podem se revelar durante a digitação de textos, quando é possível perceber intervalos regulares, lentidão acompanhada de uma piscada do cursor do mouse, ou até mesmo da tela inteira. Tais situações denunciam o momento em que o programa gravou as teclas digitadas. No entanto, esses “sintomas” não são tão perceptíveis em computadores com processadores de alta velocidade

Testador de teclado USB

Como evitar

A instalação de um keylogger, na maioria das vezes, acontece quando o usuário recebe algum conteúdo que contém o programa disfarçado entre os anexos e links em e-mail ou por meio de outros conteúdos baixados. Por isso, evite clicar em um anexo ou link de destinatário não confiável.

Fui infectado, o que fazer?

Para descobrir ou prevenir a presença de um keylogger no seu notebook, instale um antispyware em conjunto com um firewall e um antivírus. O antispyware irá detectar e remover softwares espiões do seu notebook. Para baixar o programa, clique aqui. O antivírus pode ser encontrado gratuitamente na internet. Recomendamos o uso do AVG ou Avast.

Teclado USB padrão US

Dica

Caso você precise usar um notebook/computador público e necessite digitar alguma senha ou dado importante, utilize o teclado virtual do Windows.

Para ativar o teclado vá em Iniciar/ Programas /Acessórios /Acessibilidade/ Teclado Virtual. Outra dica importante é, ao chegar em casa, verifique se a sua senha continua a mesma e se houve alguma alteração na conta acessada.

banner-dicas-teclado-002

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles