Usar tela de notebook como monitor é possível?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já pensou se usar tela de notebook como monitor é possível? É claro que comprar um monitor é a opção mais segura, mas se você quer reaproveitar uma tela que você já tem ou não quer gastar dinheiro de novo para ter uma segunda tela, essa opção pode ser bem interessante.

Então, continue lendo este post e entenda tudo sobre a tela do notebook e se é possível usar como monitor. Essa solução pode ajudar muito caso você tenha algum problema com seu monitor ou tela original e precise usar o PC.

usando notebook como segunda tela

Como usar a tela de notebook como monitor?

Se você quer usar o notebook como segunda tela para o PC, esse processo é possível e relativamente simples. Se você quiser, também pode reaproveitar um notebook que já não é mais top e evitar assim comprar um segundo monitor.

O problema é que em grande parte dos casos as entradas de vídeo no notebook são somente para que a informação saia. Ou seja, eles não aceitam informação de áudio e vídeo de uma fonte externa para ser reproduzido no note. Então, como fazer para usar o notebook como segundo monitor se ele não recebe informações pelas entradas de áudio e vídeo?

Para isso, você precisa usar a função de projeção do Windows 10, o que significa que os dois aparelhos precisam ter essa versão do sistema operacional. Primeiro, você precisa configurar o notebook para receber a projeção. Basta clicar no campo de pesquisa e marcar a opção procurando o termo “configurações de projeção” e ative a opção que diz que este PC pode receber projeção.

O próximo passo é conectar o seu notebook ou desktop principal. Você pode fazer isso apertando windows p, escolhendo a opção como quer que a imagem seja projetada. Pode ser algo como estender, para aparecer em ambos, apenas o segundo ou apenas o primeiro. Após escolher, o nome do seu laptop deve aparecer.

A vantagem dessa opção é que não é preciso de nenhum cabo extra e de nenhum equipamento. Basta ter os dois dispositivos na versão mais atual do Windows 10 e estar logado como administrador. Contudo, existem alguns problemas que você pode encontrar.

Primeiro, se você tem uma placa de vídeo dedicada pode encontrar alguns problemas de compatibilidade. Além disso, também precisa de uma conexão wireless para ambos os computadores. Caso use um cabo de rede, pode precisar de um adaptador para wireless.

Quais são as configurações de projeção?

Mencionamos acima que existem diferentes configurações de como você pode projetar as telas no Windows 10. É importante conhecer essas configurações e saber como usá-las, especialmente de acordo com o nível de segurança da rede. As opções são:

  • Permitir que PCs e smartphones projetem nesse PC quando você desejar. Você pode escolher sempre ligado, sempre desligado e ligado apenas em rede seguras;
  • Perguntar para projetar nesse PC. Você pode escolher apenas na primeira vez ou sempre que for usar o notebook como monitor. Se só for você que for usar, em casa, apenas na primeira vez vai dar menos trabalho;
  • Permitir PIN para parear: mais uma configuração de segurança, em que é preciso dar uma senha para parear os dispositivos. É uma configuração interessante de ter, mas que não é necessária se só você usa;
  • Esse computador só pode ser descoberto se estiver conectado: uma ótima configuração, que vai garantir que você não fique sem bateria, já que ele só pode ser usado se estiver no cabo;
  • Outra opção interessante é permitir input. Com ela, você pode usar todas as vantagens do seu monitor, caso ele seja touch, tenha uma caneta ou queira usar o teclado. Se achar que isso for atrapalhar o uso, pode desmarcar essa opção.

configurando notebook em segunda tela

Outras formas de ter um monitor externo

No Windows 7 e 8 esse processo não é tão simples. É possível que você consiga usá-la, mas pode ser que essa opção não esteja habilitada. Outra solução é usar um IPad como segundo monitor ou monitor externo. É claro que comprar um monitor dedicado é sua melhor opção. Além de dar muito menos trabalho, você tem uma garantia maior de que ele funcionará.

Uma forma de resolver todos esses problemas é usar um programa independente. O Space Desk é uma ótima opção, em que você instala uma versão no computador original e outra no de destino para que seja feita a comunicação.

Como reaproveitar tela de um notebook quebrado como segundo monitor?

Se você tem um notebook que não funciona mais ou comprou uma tela de notebook, pode reaproveitá-la e transformá-la em um monitor. Esse é um processo bem delicado e mais difícil, o que significa que é recomendado para usuários ou técnicos com bastante experiência.

O primeiro passo é tirar a LCD do notebook, retirando todos os parafusos e não usando muita força, para garantir que nada será quebrado. O segundo passo é encontrar uma placa controladora para a sua tela, pois ela não possui. Tirar do notebook não é uma opção, sendo que o ideal é comprar uma nova.

A dica para encontrar o controlador é olhar na parte de trás da tela para saber o modelo e pesquisar nas lojas por controladores que se encaixem perfeitamente. Uma vez que tenha a tela, basta conectar a placa ao LCD, plugando o conector com os pinos no socket, virados para cima.

Em seguida, você precisa de uma case para o novo monitor, podendo ser de acrílico ou qualquer outro material. O maior cuidado é garantir que a placa controladora fique na parte de baixo do LCD e que você marque todos os conectores importantes para que eles sejam cortados na borda.

Por fim, você usa cola quente e solda para firmar todos os materiais. Não é um processo complexo, mas também não é tão simples. O ideal é deixar para um técnico ou procurar um vídeo tutorial online.

Dependendo do caso, usar tela de notebook como monitor é possível e pode ser bem interessante. Porém, como vimos acima, você tem diversas opções de como substituir sua tela primária ou mesmo de como conseguir uma segunda tela. O último ponto, é decidir o que deixa você mais confortável do ponto de vista do esforço e do investimento.